10 ideias de prêmios para Campanha de Incentivo

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10 Ideias de Brindes para Campanha de Incentivo
10 Ideias de Brindes para Campanha de Incentivo

Os prêmios para campanhas de incentivo têm se tornado parte da cultura organizacional de diversas empresas. Adotados por gestores experientes, mostrou-se uma excelente ferramenta para obter melhores desempenhos e motivação de colaboradores.

A oferta de prêmios tem o objetivo de engajar o colaborador ou um time inteiro para com os objetivos da empresa, através de recompensas pelo bom desempenho. Mas é preciso tomar alguns cuidados na escolha dos brindes.

Cuidados como conhecer o seu público-alvo, objetivos da campanha e custos são primordiais para o sucesso de uma campanha de incentivo. Além disso, premiações como viagens, cursos ou até mesmo vale-presentes podem ter um efeito tão eficiente como o bônus em dinheiro no final do mês.

Prêmios para Campanha de Incentivo

Os prêmios têm um efeito emocional grande, gerando lembranças cotidianas, reconhecimento na organização e satisfação pessoal. Já o dinheiro pode ser gasto conforme o gosto e necessidade do colaborador – para a realização de um sonho de consumo ou até mesmo para quitar alguma pendência.

E para auxiliar você na escolha dos prêmios para campanha de incentivo, a StrategyBox, especializada em campanhas de incentivo separou algumas dicas muito legais, confira.

1. Prêmios físicos

Os prêmios físicos são os mais comuns, escolhidos normalmente de acordo com o padrão da empresa, perfil de colaboradores e utilidade. Estes mimos podem ser quase qualquer coisa: canecas, fones de ouvido, eletrodomésticos, computadores, celulares e etc.

Exemplo de Brinde para campanha de incentivo
Exemplo de Brinde para campanha de incentivo

Além disso, você pode personalizar os prêmios da campanha de incentivo, colocando o logotipo e cores da organização, trabalhando a imagem da sua empresa e representatividade.

Veja alguns exemplos de prêmios físicos:

  • Canecas;
  • Perfumes;
  • Relógios;
  • Semijoias ou (joias);
  • Garrafas de champanhe;
  • Eletrodomésticos (ex.: geladeira, micro-ondas, cafeteira);
  • Eletrônicos (ex.: notebooks, smartphones, tablets).

Lembre-se que o mais importante é adaptar as possibilidades da sua empresa, desde o orçamento às necessidades reais dos seus colaboradores.

2. Viagens

Quase todo mundo ama viajar. Agora, imagine ganhar como premiação uma viagem com as despesas pagas! Isso certamente será uma motivação muito grande para o seu time.

Esse tipo de incentivo é muito cobiçado, mas precisa existir regras e definir bem quem serão os participantes.

Premiação com Viagens
Premiação com Viagens

Essa modalidade de campanha de incentivo funciona muito bem com equipes de vendas e normalmente são realizadas quando o grupo atinge metas muito benéficas para a empresa.

Vale ressaltar que o destino da viagem deve ser definido com a ajuda do colaborador ou do time de vendas, uma vez que o colaborador não se sentir atraído pela oferta, dificilmente se esforçará para conquistar a premiação.

3. Aprimoramento profissional

Como citamos acima, é preciso avaliar o perfil dos seus colaboradores, conhecer o que os motiva e como atender com eficiência essas necessidades. Algumas pessoas estão em momentos diferentes em suas vidas profissionais e, certamente, poderão valorizar mais o investimento em qualificação do que brindes ou viagens.

Aprimoramento profissional
Aprimoramento profissional

Diante deste cenário, a organização pode premiar o colaborador com cursos, certificações e treinamentos, contribuindo para a melhor qualificação do profissional, garantindo melhor desempenho. Além de sentir-se mais valorizado, pessoas mais qualificadas dentro da empresa trarão diversos outros benefícios.

Sugestões de prêmios para aprimoramento profissional: 

  • Treinamentos exclusivos;
  • Coaching;
  • Certificações;
  • Participação em convenções, seminários e eventos;
  • Bolsa de estudos para cursos na área.

4. Vale-presentes

O vale-presente, é uma ótima opção nos casos onde o gestor não possui tempo para elaborar uma estratégia de campanha de incentivo, mas quer fazer algo eficiente e que realmente obtenha engajamento de colaboradores.

Você pode adquirir os vale-presentes em lojas físicas ou online, podendo escolher o valor que deseja disponibilizar como prêmio. Com este vale, o colaborador pode fazer compras online ou nas lojas da região.

Cartões de Premiação em Pronta Entrega

Uma opção bem legal são os cartões pré-pagos, onde a empresa faz o depósito da quantia que deseja e pode ser reutilizado, além disso, é possível personalizar com a identidade visual da empresa.

5. Novas experiências

As experiências que temos em nossas vidas costumam ser muito marcantes e de grande valor, podendo se tornar um grande estímulo. Como citamos no começo deste texto, as vivências podem ser muito mais satisfatórias, assim como o bônus em dinheiro.

Ofertar experiências ao seu colaborador é uma forma de engajar. E estas experiências podem ser radicais ou passivas.

Novas Experiências como brinde para campanha de incentivo
Novas Experiências

Como exemplo podemos ter o mergulho, escalada, saltos de paraquedas, bungee jumping, rapel ou algumas opções mais tranquilas como uma seção de massagem, um jantar em um restaurante, um voo panorâmico de helicóptero, entre outras centenas de opções.

Sugestões de premiações em formato de experiências:

  • Salto de paraquedas;
  • Passeios de helicóptero ou de lancha pela cidade;
  • Bungee jumping;
  • Rapel;
  • Um mês de cinema grátis;
  • Convites para uma pré-estreia;
  • Dirigir um carro de luxo;
  • Visitar uma vinícola;
  • Conhecer uma fábrica de cerveja artesanal;
  • Um dia no Spa;
  • Tratamentos de beleza.

6. Sistemas de pontos

A elaboração de um sistema de pontos, é uma forma de “gamificar” as metas da empresa e as metas individuais do colaborador. Deve ser cuidadosamente elaborado, tornando justo e possível de ser alcançado.

Sistema de pontos
Sistema de pontos

Trata-se basicamente de um sistema de pontos, que podem ser convertidos e trocados por prêmios físicos ou financeiros quando acumulados.

A forma de adquirir os pontos pode ser através do alcance de metas, produtividade e vendas ou cumprimento de prazos e disciplina no trabalho.

7. Investimento no ambiente de trabalho

Investir em brindes para colaboradores vai além dos presentes ou bônus em dinheiro. Ofertar uma sala exclusiva, uma promoção de trabalho, dias de folga ou até mesmo uma festa podem ser uma excelente premiação passível de quem atinge metas.

Investimento no Ambiente de Trabalho
Investimento no Ambiente de Trabalho

Indo um pouco além, você oferecer um horário de trabalho mais flexível se possível, fazer um reconhecimento público como o funcionário do mês ou vendedor do mês. Tudo isso pode ser sempre somado ao incentivo financeiro.

8. Prêmios com eletrônicos da moda

Ter objetos da moda ou de última geração é um desejo comum entre as pessoas. O smartphone que foi lançado no mês, a televisão de última geração são desejos que podem ser muito motivadores.

Brindes com eletrônicos da moda
Brindes com eletrônicos da moda

Ofertar presentes que são lançamentos ou que sejam uma febre popular certamente contribuirá para o bom desempenho do colaborador e para a sua produtividade.

Além disso, o colaborador pode utilizar o item no trabalho ou publicar nas redes sociais, o que contribui para a imagem positiva da organização.

9. Premiações de cunho voluntário

É da natureza humana ajudar seus semelhantes, e nada pode ser mais satisfatório do que saber que é possível fazer a diferença na vida de alguém. Ao criar programas de premiação para sua equipe, idealizar um objetivo nobre pode ser uma ótima opção.

Premiações de cunho voluntário Como brinde para campanha de incentivo
Premiações de cunho voluntário

Criar campanhas com o objetivo de realizar doações a instituições carentes e sem fins lucrativos pode fazer com que sua equipe reúna forças para a realização deste objetivo.
Faça parceria com instituições que conversem com a missão da sua empresa.

Um exemplo: se o time de vendas bater a meta, poderão definir uma instituição para receber uma ajuda financeira de um determinado valor.

10. Flexibilidade no trabalho

Nem toda empresa pode investir muito dinheiro em uma campanha de incentivo, mas quase toda empresa pode criar política de flexibilização de trabalho.

Imagine o seguinte cenário: um colaborador que possui filhos e estes precisam de assistência. Quão benéfico poderia ser se ele entrasse 1h mais tarde no trabalho para levar o filho à escola ou ao médico?

Flexibilidade no trabalho
Flexibilidade no trabalho

Proporcionar adaptabilidade às necessidades do colaborador nem sempre vai exigir investimento financeiro, mas certamente vai fazer toda diferença na vida desta pessoa.

O que se reflete no empenho, realização profissional e felicidade do colaborador, logo gera bons frutos à organização.

Conclusão

Os prêmios para campanhas de incentivo são uma forma muito eficiente de manter colaboradores motivados e, independente do setor, todas as esferas de uma empresa precisam estar empenhadas no mesmo objetivo.

Com um pouco de criatividade é possível adaptar a realidade da sua empresa. Existem diversas possibilidade de tornar os prêmios ainda mais significativos na vida de quem os recebe.

Campanhas e políticas de incentivo devem ser realizadas sempre com empresas especializadas como a StrategyBox, garantindo eficiência e segurança diante da legislação.

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Luciana André atua há 25 anos como executiva de empresas. Formada em Administração, possui pós-graduação em Finanças e MBA em Varejo e Mercado de Consumo pela USP. Profissional com experiência no Brasil e no exterior, atuou por 19 anos como executiva da multinacional de varejo C&A em áreas como Compras, Produtos, Planejamento e Projetos. Na área de Projetos, foi uma das líderes da equipe que comandou a implantação do ERP Oracle no Brasil e no México. Com grande habilidade estratégica e negocial, Luciana se juntou ao time da StrategyBox com o desafio de estruturar os sistemas de controle e vendas da empresa e dirigir a área Comercial. Sua capacidade em gerar resultados consistentes vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.