planta com dinheiro

Como reduzir gastos corporativos?

Conheça formas de reduzir gastos corporativos para evitar que sua empresa passar por maus momentos em um mercado financeiro cada vez mais instável. O blog da StrategyBox tem as informações necessárias para te ajudar. Clique aqui e saiba mais!

Você já deve estar muito ciente em relação ao conceito de redução de custos, não é mesmo? Seja no prédio, em casa ou, sobretudo, no trabalho.

Basicamente, trata-se de um conjunto de estratégias voltadas para os custos e despesas de uma empresa, visando garantir a sustentabilidade financeira de um negócio – e se for o seu na linha, a atenção deve estar redobrada!

Para evitar prejuízos à empresa, é fundamental assegurar que essas estratégias sejam implementadas de maneira eficaz e sem complicação. Isso, claro, para que todos os funcionários estejam cientes sobre o porquê e como agir.

Geralmente, as ações de redução de custos nas companhias visam evitar desperdícios ou diminuir dívidas. Elas, no entanto, visam isso sem comprometer a capacidade operacional da empresa como um todo. Aliás, é justamente o contrário: elas visam diminuir as despesas, mas manter a empresa rodando normalmente – e dependendo do caso, rodando com ainda maior força!

É crucial garantir que a redução de custos não afete a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Isso possibilita aproveitar as várias vantagens que uma gestão financeira eficiente pode proporcionar.

A redução de custos pode ter um impacto significativo na saúde financeira de uma empresa. Continue lendo para entender quais são esses custos, sua relevância e como implementar eficazmente a redução de custos em empresas.

Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

Por que reduzir gastos corporativos?

Ora, por quê? É praticamente autoexplicativo!

economia de custos
A implementação de políticas voltadas para a motivação da equipe e investimentos em desenvolvimento e capacitação também se revelam estratégias de grande relevância. 

Reduzir gastos corporativos é simplesmente o maior – e o melhor – sonho de todo e qualquer tipo de empreendedor. Pense assim: imagine conseguir cumprir com todas as suas metas semanais e ainda sobrar dinheiro extra no caixa. É basicamente para isso que gestores tentam extrair o máximo de suas equipes. Porém, o fazendo com um valor menor. Não é incrível?

E esse é apenas um dos mil exemplos da prática de reduzir gastos corporativos. Existem vários outros que você deve conhecer. Conheça alguns: 

Sustentabilidade

A longo prazo, a falta de gestão dos riscos pode colocar em perigo a sustentabilidade da empresa. Isso, por sua vez, pode abarcar riscos financeiros, operacionais, regulatórios e de reputação, com o potencial de resultar em perdas substanciais, e até mesmo no colapso do empreendimento – quando negligenciados, claro.

Minimizar os riscos

Minimizar os riscos em uma empresa é uma medida crucial para preservar o capital substancial que os proprietários e investidores têm alocado nela, tornando-a mais resiliente e atrativo parente o público e o mercado.

Cumprir com os regulamentos e leis

As empresas estão geralmente sujeitas a regulamentos e leis que exigem a gestão de certos riscos, como, por exemplo, regulamentos ambientais, trabalhistas e de segurança. Portanto, o não cumprimento dessas regras e leis é capaz de gerar multas significativas e litígios – e prisões em alguns casos.

Quer saber mais sobre leis trabalhistas? Clique aqui!

Garantir que seu negócio siga de pé

Planejar e gerenciar riscos inclui a elaboração de planos de continuidade de negócios. Eles funcionam para assegurar que a empresa consiga se manter de pé mesmo diante de desafios substanciais, como desastres naturais ou crises econômicas – quer um exemplo maior? Observe como muitos negócio colapsaram durante a pandemia da Covid-19!

Leia também: Benefícios do cartão premiação para pequenas e médias empresas

Como reduzir gastos corporativos? Entenda de uma vez só como frear determinados custos operacionais da sua empresa!

Diminuir as despesas de um negócio representa a melhor medida estratégica para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou setor de atuação.

planta com dinheiro
Optar pelo fornecedor mais barato nem sempre é a escolha mais vantajosa, pois pode resultar em problemas como produtos de baixa qualidade e atrasos nas entregas.

Sem sobra de dúvidas, esta é uma atividade de gestão crucial que requer avaliação regular. Afinal de contas, os custos podem aumentar – e o pior, sem que sejam notados. Assim, é essencial mantê-los sob controle para garantir uma saúde financeira mais sólida.

Entretanto, como podemos enfrentar o desafio de reduzir os custos operacionais sem comprometer a qualidade dos produtos, serviços e a satisfação dos clientes? Pode parecer uma charada, mas não se preocupe. É bastante fácil!

Confira as nossas dicas a seguir:

8. Realize uma análise do estado atual da situação

Para início de conversa, a primeira coisa a ser feita envolve uma avaliação minuciosa de todas as despesas da empresa, para compreender o que é desnecessário e, consequentemente, ser eliminado sem impactar a produtividade – e o que também pode ser objeto de renegociação.

Mesmo pequenos cortes, por exemplo, podem resultar em diferenças significativas para o seu negócio.

Para minimizar custos, é recomendável que a empresa estabeleça contato com a instituição financeira e busque a renegociação das condições de pagamento, para tentar obter termos mais favoráveis para a quitação do débito completo.

Por exemplo, reduzir custos pode culminar na liberação de recursos adicionais que podem ser reinvestidos na aquisição de novas máquinas. Ou na adoção de novas tecnologias, para impulsionar o desempenho e os lucros da empresa. Os cenários são infinitos e bastante agradáveis.

7. Estimule a Utilização Responsável de Recursos.

Contas de energia elétrica, água ou telefone são o tipo de despesas que podem ser otimizadas pelos funcionários por meio de raciocinação ou uso consciente.

Portanto, em colaboração com os departamentos, sobretudo o de Recursos Humanos, procure desenvolver campanhas de conscientização para encorajar os colaborador a adotarem copos próprios, desligarem as luzes ao saírem de um recinto e assim por diante.

6. Conte com a tecnologia

Transição de documentos impressos para formatos digitais ou outras pequenas alterações, podem ter um impacto significativo – embora não pareça. Além disso, a integração de tecnologias de manutenção possibilita, por exemplo, a realização de inspeções preditivas para evitar quedas no desempenho.

mulher no computador
Atrasos nos pagamentos de despesas podem gerar encargos financeiros adicionais, como multas e juros, impactando o orçamento da empresa. Portanto, é crucial efetuar os pagamentos de todas as dívidas com antecedência.

Os dados gerados por sistemas também conseguem desempenhar um papel fundamental na tomada de decisões acertadas, tornando-se uma ferramenta essencial na busca por reduzir os custos corporativos. Em outras palavras, a tecnologia pode ser seu melhor amigo para reduzir os gastos empresariais.

5. Pague as contas antes do vencimento

Outra dica que parece boba, mas pagar as contas antes do vencimento é uma ótima forma de driblar os custos operacionais. Afinal de contas, ninguém quer pagar dívidas com valores a mais graças aos juros atribuídos.

Aqueles meros atrasos no pagamento de despesas podem não afetar a prestação de serviços, nem o funcionamento eficaz da empresa. No entanto, eles resultam em encargos financeiros maiores, como multas, acréscimos ou juros.

E eles têm impacto no orçamento. Sendo assim, é primordial realizar os pagamentos de todas as dívidas da empresa com antecedência.

Se for complicado, tento fazê-lo, no máximo, até a data de vencimento. Embora isso exija um controle financeiro mais disciplinado e atenção por parte do departamento financeiro, o esforço vai valer a pena, já que vai representar uma estratégia para reduzir os custos.

4. Faça uma boa gestão dos funcionários

A folha de pagamento assume uma grande importância no contexto do orçamento corporativo. Por isso, a empresa deve conduzir o processo de contratação de funcionários com a cautela máxima, visando evitar demissões incomuns e surpreendentes que frequentemente resultam em despesas elevadas e prejuízos consideráveis.

Colaboradores motivados e felizes.
Reduzir os riscos em uma empresa é fundamental para proteger o capital dos proprietários e investidores, tornando-a mais robusta e atraente para o mercado e o público.

Além disso, é fundamental acatar a viabilidade de adotar o trabalho híbrido ou remoto, especialmente atualmente, após a pandemia ter nos mostrado que essa possibilidade é viável. Essa medida, aliás, pode proporcionar economias substanciais e até mesmo incrementar a produtividade.

A implementação de políticas voltadas para a motivação da equipe e investimentos em desenvolvimento e capacitação também se revelam estratégias de grande relevância.  Além de reconhecer o valor dos colaboradores, tais ações possibilitam à empresa a retenção de talentos e, consequentemente, a obtenção de retornos financeiros mais substanciais. 

Cartões de benefícios podem ser ótimos motivadores. Saiba mais aqui!

3. Terceirize equipamentos da T.I

A terceirização de equipamentos – e até mesmo funcionários – de TI resulta em economia para a empresa, como também contribui para o aumento da eficiência e produtividade das operações.

funcionarias realizando uma triagem
Na terceirização, a manutenção dos equipamentos fica a cargo da empresa terceirizada, o que significa que você não precisa se preocupar com isso. Quando ocorrem problemas nas máquinas, a substituição dos equipamentos pode ser feita de maneira eficiente e sem causar transtornos.

Por exemplo, empresas especializadas em terceirização de computadores fornecem equipamentos modernos, perfeitamente alinhados com as especificações e necessidades individuais de cada empresa. Como consequência, isso vai reduzir consideravelmente as chances de erros nas aquisições, evitando impactos negativos no orçamento, por exemplo.

Sem contar que, a manutenção dos equipamentos torna-se responsabilidade das próprias empresa terceirizada – ou seja, você limpa suas mãos em relação a isso. Em outras palavras, quando surgirem problemas nas máquinas, a substituição dos equipamentos pode ser realizada de forma ágil e rápida – e o melhor, sem demandar a sua dor de cabeça. Olha só!

Como se não bastasse, a terceirização de TI também desempenha um papel significativo no crescimento corporativo.

2. Negocie com os fornecedores

Sim, pode ser uma saída um pouco complicada – ou até mesmo constrangedora. Mas vale a pena!

Já ouviu falar no barato que sai caro? Às vezes, optar pelo fornecedor mais barato nem sempre representa a escolha mais vantajosa. E pelo contrário, pode trazer muitas dores de cabeça. Essa decisão pode acarretar uma série de consequências negativas para o negócio, tais como uma queda na qualidade dos produtos ou atrasos nas entregas.

Por isso, é essencial estabelecer parcerias com fornecedores de qualidade e confiança, e, simultaneamente, revisitar os contratos para negociar condições mais favoráveis em termos de valores e prazos.

Embora possam parecer simples, essas medidas têm o potencial de proporcionar à empresa a flexibilidade necessária para economizar recursos – e não é isso que estamos procurando?

1. Renegociação de dívidas

Por fim, a inadimplência geralmente resulta na imposição de juros e multas, que podem ser significativamente elevados. Lembra da seção que falamos sobre o pagamento das dívidas em dia? Pois é!

É fundamental realizar uma análise detalhada das despesas da empresa, identificando o que pode ser eliminado sem afetar a produtividade e o que pode ser renegociado. Mesmo pequenas reduções podem ter um impacto significativo nos resultados financeiros do negócio.

Para minimizar esses custos, é recomendável que a empresa estabeleça contato com a instituição financeira e busque a renegociação das condições de pagamento, para tentar obter termos mais favoráveis para a quitação do débito completo.

É importante, no entanto, destacar que, a inadimplência pode parecer decorrente de uma falha na gestão. Contudo, é uma situação comum – e entre vários brasileiros, aliás. Em 2023, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou que 78,5% das famílias no país estão com dívidas a vencer.

Leia também: Como funcionam as Férias Trabalhistas e como se organizar internamente?

Conclusão

Por meio da implementação destas estratégias, reduzir os gastos corporativos da sua companhia deixa de ser um bicho de sete cabeça e se torna em uma tarefa fácil, não concordam?

Por sua vez, o resultado vai se traduzir na disponibilidade de recursos extras no caixa, abrindo portas para investimentos cruciais em tecnologia, contratação de talentos, infraestrutura, matéria-prima e o que mais for do interesse dos gestores.

Também vale destacar que esses componentes desempenham um papel essencial no ciclo geral de produção, capaz de ter um impacto substancial na satisfação do cliente ao final do processo. Basicamente, todos ganham!

Se deseja explorar mais publicações semelhantes a esta e se manter informado sobre como beneficiar e até mesmo motivar seus colaboradores, convidamos você a conferir o nosso blog!

Conheça mais sobre o cartão de despesas corporativas da StrategyBox. Segurança e controle que sua empresa busca para uma gestão mais estratégica de suas despesas.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!