Motivação

Motivação: 5 dicas para envolver seus funcionários

Colaboradores com motivação tendem a entregar resultados muito melhores. Um ambiente onde a pessoa se sinta à vontade e tenha seu esforço reconhecido é um ambiente propício à pró-atividade, à iniciativa e à efetividade. Mas como criar este ambiente?

É muito difícil um funcionário manter-se motivado por si só no dia a dia do trabalho. Por esse motivo, passa a ser função da empresa criar ações e estratégias que promovam o esperado engajamento no ambiente de trabalho.

Funcionários motivados produzem mais
Funcionários motivados produzem mais

Motivação é o gatilho da produtividade

A motivação é aquilo que move uma pessoa a realizar tarefa, de acordo com fatores individuais e do ambiente.

A motivação no trabalho é importante para cada membro da equipe e para a saúde da empresa como um todo. Em situações em que os funcionários não estão motivados, cria-se ambientes hostis, os colaboradores tendem a procrastinar suas tarefas e executar tudo com pouca atenção, potencializando os prejuízos.

Pensando nisso, selecionamos, a seguir, algumas dicas que podem ser seguidas para aumentar o nível de motivação de seus colaboradores. Confira:

1. Objetividade

Motivar não é tarefa das mais fáceis
Motivar não é tarefa das mais fáceis

Quando estiver recrutando, apresente de imediato seu programa de reconhecimento e premiação. Desta forma, os candidatos saberão o quanto sua empresa se preocupa com a motivação dos colaboradores.

2. Adaptabilidade

É muito importante adequar a ferramenta de reconhecimento ao púbico que está participando da campanha. O que funciona para o nível executivo pode não funcionar para demais departamentos, por exemplo. Vale entender o tipo de motivação de cada um.

3. Propósito x Motivação

Nunca se esqueça de acrescentar propósito ao programa! A nova geração é movida muito mais por causas que façam sentido, e uma boa motivação para superar metas pessoais pode agradar muito mais do que remunerações financeiras.

4. Clareza

Deixe muito clara a mecânica, isto é, o que o colaborador deve fazer para merecer o prêmio. Isso certamente irá mantê-lo com motivação. Aproveite para reforçar os comportamentos desejados pela organização e o quanto eles serão reconhecidos.

5. Integração gera motivação

A empresa tem papel fundamental na integração de todos seus colaboradores
A empresa tem papel fundamental da motivação e integração de todos seus colaboradores

Faça com que os colaboradores possam reconhecer seus pares. Crie oportunidades para que este momento ocorra de forma que todo o departamento, setor, ou, quem sabe, a empresa inteira possa participar. Isso se converterá numa excelente experiência social e tornará o prêmio, independentemente do valor, algo inesquecível.

Valorizar e reconhecer seus colaboradores é investir em um retorno promissor para sua empresa.

Precisando de apoio para fechar esta equação? Conte com a gente!

A StrategyBox é uma empresa provedora de soluções de premiação e reconhecimento e estará ao seu lado para oferecer as melhores estratégias e ferramentas do mercado!

 

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!