Motivação: 5 dicas para envolver seus funcionários

0
184
Motivação

Colaboradores com motivação tendem a entregar resultados muito melhores. Um ambiente onde a pessoa se sinta à vontade e tenha seu esforço reconhecido é um ambiente propício à pró-atividade, à iniciativa e à efetividade. Mas como criar este ambiente?

É muito difícil um funcionário manter-se motivado por si só no dia a dia do trabalho. Por esse motivo, passa a ser função da empresa criar ações e estratégias que promovam o esperado engajamento no ambiente de trabalho.

Funcionários motivados produzem mais
Funcionários motivados produzem mais

Motivação é o gatilho da produtividade

A motivação é aquilo que move uma pessoa a realizar tarefa, de acordo com fatores individuais e do ambiente.

A motivação no trabalho é importante para cada membro da equipe e para a saúde da empresa como um todo. Em situações em que os funcionários não estão motivados, cria-se ambientes hostis, os colaboradores tendem a procrastinar suas tarefas e executar tudo com pouca atenção, potencializando os prejuízos.

Pensando nisso, selecionamos, a seguir, algumas dicas que podem ser seguidas para aumentar o nível de motivação de seus colaboradores. Confira:

1. Objetividade

Motivar não é tarefa das mais fáceis
Motivar não é tarefa das mais fáceis

Quando estiver recrutando, apresente de imediato seu programa de reconhecimento e premiação. Desta forma, os candidatos saberão o quanto sua empresa se preocupa com a motivação dos colaboradores.

2. Adaptabilidade

É muito importante adequar a ferramenta de reconhecimento ao púbico que está participando da campanha. O que funciona para o nível executivo pode não funcionar para demais departamentos, por exemplo. Vale entender o tipo de motivação de cada um.

3. Propósito x Motivação

Nunca se esqueça de acrescentar propósito ao programa! A nova geração é movida muito mais por causas que façam sentido, e uma boa motivação para superar metas pessoais pode agradar muito mais do que remunerações financeiras.

4. Clareza

Deixe muito clara a mecânica, isto é, o que o colaborador deve fazer para merecer o prêmio. Isso certamente irá mantê-lo com motivação. Aproveite para reforçar os comportamentos desejados pela organização e o quanto eles serão reconhecidos.

5. Integração gera motivação

A empresa tem papel fundamental na integração de todos seus colaboradores
A empresa tem papel fundamental da motivação e integração de todos seus colaboradores

Faça com que os colaboradores possam reconhecer seus pares. Crie oportunidades para que este momento ocorra de forma que todo o departamento, setor, ou, quem sabe, a empresa inteira possa participar. Isso se converterá numa excelente experiência social e tornará o prêmio, independentemente do valor, algo inesquecível.

Valorizar e reconhecer seus colaboradores é investir em um retorno promissor para sua empresa.

Precisando de apoio para fechar esta equação? Conte com a gente!

A StrategyBox é uma empresa provedora de soluções de premiação e reconhecimento e estará ao seu lado para oferecer as melhores estratégias e ferramentas do mercado!

 

Landing Strategybox
Artigo anteriorColaboradores felizes ajudam as empresas a prosperar
Próximo artigoSaiba sobre a incidência de IR em prêmios por desempenho
Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.