Homem e mulher se cumprimentando com as mãos.

Terceirização de mão de obra

Prática adotada por diversas empresas, de tamanhos e segmentos diferentes, a terceirização de funcionários é aplicada naqueles momentos em que tarefas secundárias estão ficando maiores que o esperado, assim, tomando o tempo dos colaboradores.

E a maneira que ela pode ser feita é por meio da contratação de prestadores de serviços para realizar tanto as atividades-meio, quanto às atividades-fim do próprio negócio. 

Sabendo da responsabilidade, muitas empresas terceirizam mão de obra, mas várias não sabem como lidar com as burocracias.

Neste post, você vai conhecer mais sobre a terceirização de colaboradores, suas regras e como isso pode afetar o custo da contratação de funcionários. 

Quer saber mais sobre terceirização? Basta continuar a leitura!

O que é a terceirização de mão de obra e como ela funciona?

De maneira resumida, a terceirização da mão de obra é o processo de contratar um colaborador individual ou uma empresa para a realização de uma atividade dentro de uma companhia.

funcionário trabalhando feliz

Desta forma, uma empresa pode contratar uma mão de obra a mais sem a necessidade de firmar um vínculo empregatício oficial. 

Essas contratações são feitas para empresas que queiram poupar custos financeiros e, sem perder tempo, aproveitar a mão de obra especializada logo no início. O compromisso das empresas contratantes com os profissionais ou empresas terceirizadas dura somente pelo tempo frisado no contrato entre ambas as partes. 

Como funciona a terceirização da mão de obra?

Geralmente, a dinâmica de funcionamento da terceirização de colaboradores é simples e não conta com dores de cabeça envolvidas: uma contratante delega a função desejada ao terceirizado, que a cumpre.

Homem calculando a ajuda de custo para colaborador.

Importante ressaltar que esse contrato terceirizado tem caráter temporário, que pode ser de três meses a até três anos de duração. Isso é uma forma de poupar um gasto financeiro maior, no fim das contas.

Imagine o cenário: uma empresa precisa contratar alguns zeladores para cuidar de um determinado espaço por um período. Em vez de ter que contratar um novo colaborador para essa função, ela pode optar por terceirizar o serviço. Assim, ela prontamente goza dos serviços, enquanto não precisa lidar com as burocracias de contratação.

Lembrando que a terceirização conta com sua própria legislação, conhecida como a Lei da Terceirização ou Lei 13.429/17.

Leia também: Como os encargos sociais e trabalhistas impactam na sua empresa?

Por que terceirizar: Veja os principais benefícios da terceirização

Prática cada vez mais adotada pelas empresas, a terceirização pode proporcionar diversos benefícios, como a redução de custos e mais oportunidades de focar no negócio principal de uma companhia. Conheça os principais benefícios a seguir:

  • Redução de custos operacionais: Atividades operacionais de uma empresa, como segurança, limpeza, contabilidade, dentre outras, podem sair mais caras quando não há terceirização de mão de obra. A contratação de funcionários gera custos, assim, com a terceirização, a companhia fica livre de despesas trabalhistas;
  • Ausência de vínculo empregatício: Ao firmar um contrato de terceirização com uma prestadora, sua companhia não realiza nenhum vínculo empregatício. Com isso, a substituição de um profissional, por qualquer motivo que seja, é mais rápida e fácil;
  • Cumprimento de normas: Atividades que exigem o cumprimento de certas leis, como a segurança, por exemplo, são mais indicadas para serem terceirizadas. Isso é fundamental para que um serviço seja feito dentro dos padrões;
  • Mais qualidade: Quando se terceiriza serviços como o de limpeza ou de segurança, que geralmente contam com uma empresa terceirizada por trás, é possível ter mais qualidade nessas áreas;
  • Mais foco: Terceirizar algumas áreas da empresa representa a possibilidade de focar nas atividades principais do core business. Desta forma, gestores e diretores não terão de desviar sua atenção para solucionar problemas ou questões não relacionadas ao negócio;
  • Produtividade: Terceirizar significa contar com funcionários qualificados no primeiro momento. Assim, se evita perder tempo com treinamento e capacitação e aproveitar os benefícios de suas funções a partir do momento que os colaboradores iniciem as atividades. Além disso, os terceirizados terão foco total nas atividades do cargo.

Leia também: Quais são os impostos que incidem sobre a folha de pagamento?

A importância de reduzir custos

Todas as empresas, não importando o seu setor ou porte, contam com custos fixos e variáveis. Por isso, é preciso saber administrá-los para que sua rentabilidade total não diminua, considerando que o lucro obtido vai depender do quanto se gasta por um determinado período. 

homem assinando mudança na reforma trabalhista

Sem contar que, em muitos casos, o custo operacional afeta o preço do produto final. E se ele não for viável para o seu mercado, é possível que a companhia perca em termos de competitividade. 

Uma forma de controlar o custo operacional do negócio, mas sem afetar sua qualidade, é optar pela terceirização. 

Leia também: O que é o Descanso Semanal Remunerado CLT?

Entendeu como a terceirização pode ser uma ótima oportunidade na hora de poupar custos no fim de um período? Com esta modalidade de contrato, é possível focar em outras áreas da empresa com uma equipe ou profissional com foco total na tarefa.

Gostou deste post? O blog da StrategyBox conta com diversos outros conteúdos sobre o mercado de trabalho, leis trabalhistas, incentivo de funcionários e mais. Clique aqui e veja!

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!