Como melhorar o relacionamento entre o RH e os funcionários?

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Garantir que exista harmonia e comunicação eficiente dentro de sua empresa é essencial para construir um ambiente de trabalho saudável e agradável. Para orquestrar essa dinâmica, está o RH, um departamento que é uma das bases capazes de proporcionar o sucesso, o crescimento e a qualidade de relações dentro da sua organização.

Para que tudo funcione perfeitamente, é fundamental que o RH se torne uma espécie de Hub dentro da companhia, uma área acolhedora, provedora de soluções e um porto seguro para todos os colaboradores. É importante detectar, portanto, qual é a relação que está sendo estabelecida entre a área de RH e os funcionários da sua empresa.

O que é RH e qual sua importância para a empresa?

A Administração de Recursos Humanos, ou simplesmente RH, é o setor responsável por tarefas tanto burocráticas quanto estratégicas de uma empresa, possuindo diferentes profissionais que visam articular ações que vão desde a contratação de pessoas até a organização de eventos.

Por ser um setor que visa auxiliar em uma longa lista de atividades, muitos deles baseados na comunicação entre equipes, colaboradores e diferentes setores de uma mesma organização, o RH acaba sendo uma das áreas mais importantes dentro da companhia.

possuindo diferentes profissionais que visam articular ações que vão desde a contratação de pessoas até a organização de eventos
O RH visa articular ações que vão desde a contratação de pessoas até a organização de eventos

Por meio da atuação eficiente do RH, a companhia consegue treinar e capacitar seus colaboradores de modo que cada um consiga transmitir a visão, a missão e os valores da empresa, fazendo com que todos os integrantes da companhia se mantenham constantemente engajados, motivados e fiéis à cultura organizacional da mesma.

Dentre os diversos atividades do RH estão o desenvolvimento de estratégias para captar e reter talentos, desenvolver treinamentos dos já contratados, remanejar profissionais quando necessário, realizar avaliações de desempenho, direcionar talentos e criar estratégias que resultem nos resultados desejados.

São os profissionais desse setor que podem muitas vezes também desempenhar funções burocráticas, como folha de pagamento, organização e produção de documentos, dúvidas quanto a benefícios, horários, além de também ser o local onde são feitas e analisadas as reclamações.

Por que é importante que o RH e os funcionários tenham uma boa relação?

Os profissionais que trabalham no setor do RH como acabam se tornando os responsáveis por preservar a qualidade do ambiente de trabalho, o que faz com que seu desempenho e qualidade de suas funções possam influenciar toda a empresa.

Estar em uma organização onde exista uma boa comunicação, visão e relacionamento entre os colaboradores e a área de RH aumenta exponencialmente as chances de que a qualidade da convivência no ambiente de trabalho seja saudável e produtiva.

preservar a qualidade do ambiente de trabalho
RH auxilia na preservação da qualidade do ambiente de trabalho

Além disso, um bom entrosamento entre as duas partes facilita para que as atividades estratégicas feitas pelo setor sejam baseadas em informações reais e mais detalhadas sobre os funcionários da companhia, o que aumenta a qualidade não só das ações, mas também dos resultados.

É necessário e ideal que os funcionários do RH possuam uma visão sistêmica e humana das atividades que ficam sob sua responsabilidade cotidianamente, desenvolvendo suas funções com base neste cenário e também na visão, missão e valores da empresa.

Como consequência, será muito mais fácil manter seus colaboradores motivados e engajados de forma constante, o que aumenta o envolvimento deles com as metas e expectativas da empresa.

Crie um ambiente de interação entre os setores

O número de atividades que ficam sob responsabilidade dos profissionais de RH, assim como a complexidade e a necessidade delas, podem variar de acordo com o tamanho, área de atuação e necessidades de cada empresa.

Mas, em geral, essa é uma área que acaba se vendo sempre ocupada com o desenvolvimento de diferentes estratégias e análise de informações, o que pode fazer com que fiquem inteiramente focados em suas atividades dentro de suas salas e pouco transitem pelo restante dos setores.

inteiramente focados em seus afazeres
Importância de transitar entre todos os setores

Incentivar que seus colaboradores visitem diferentes áreas e interajam entre si é essencial para que exista um relacionamento entre os indivíduos de uma maneira mais pessoal e profunda. É preciso investir tempo para que cada colaborador seja mais do que nomes ou números em documentos e planilhas.

Seja através de espaços comuns onde possam compartilhar algum tempo de descanso ao ter refeições ou tomar café, ou mesmo ao criar o costume de incentivar os profissionais a visitar outros setores para se informar sobre os projetos, possíveis reclamações ou mesmo apenas para conhecer os colaboradores da companhia de maneira mais direta, é importante que exista um ambiente de interação dentro de sua empresa.

Invista em mecanismos que valorizem e desenvolvam a comunicação interna

Em geral, os colaboradores acabam buscando pelo setor de RH apenas quando possuem dúvidas sobre questões burocráticas, como horários, benefícios, férias e pagamento.

Para que exista um relacionamento mais próximo entre o restante da empresa e os profissionais dessa área é importante que exista um vínculo de confiança dos funcionários para com o setor.

Por isso, criar meios e canais para tirar dúvidas, receber sugestões e reclamações pode ser a maneira ideal para demonstrar interesse em ouvir a opinião que os colaboradores possuem e, assim, contribuir para o aumento da motivação e engajamento.

Através de um vínculo de confiança e valorização, os funcionários passam a sentir que seus pontos de vista são valorizados, o que melhora o ambiente de trabalho como um todo.

Rh: área é importante que exista um vínculo de confiança
RH tem o desafio de criar um vínculo de confiança

Além disso, através do recebimento de informações, e das respostas dadas, o RH acaba tendo em mãos informações valiosas para analisar e trabalhar suas estratégias.

Entre os canais que podem ser desenvolvidos existem aqueles tradicionais, como mural de recados, reuniões coletivas, eventos e convenções e caixa de sugestões.

Há ainda os mecanismos tecnológicos que são tão necessários e práticos para o RH, como por exemplo: um sistema de intranet, blog corporativo interno, rede social corporativa, e-mail institucional, listas de e-mail, newsletter, reuniões online e videoconferência e serviços de comunicação instantânea como Slack, Skype ou WhatsApp.

Promova eventos de interação

Em muitas empresas, especialmente as de grande porte, é comum que fique sob a responsabilidade dos profissionais do RH o desenvolvimento de eventos, sejam de comemoração, como aniversários e datas especiais do ano, ou então de eventos de ações bem-estar, datas temáticas e de lançamento de produtos e serviços.

Durante essas comemorações, é importante que os indivíduos que estiveram presentes no planejamento também participem e tenham a chance de interagir com os demais colaboradores da empresa, criando um ambiente descontraído e agradável para que funcionários de diferentes áreas possam se aproximar e desenvolver um vínculo amigável.

Além de melhorar o relacionamento entre o RH e demais integrantes da empresa, a participação dos primeiros citados também permite que consigam medir a receptividade da ação, quais seus pontos positivos e negativos e como melhorar os eventos futuros.

Faça a integração de novos funcionários

Um dos melhores métodos para se desenvolver uma boa relação entre os integrantes do RH e demais funcionários desde o início é incentivar que os profissionais desse setor ajudem na integração dos recém-contratados.

Isso irá facilitar que um vínculo seja criado desde o momento de entrada do colaborador na empresa, além de garantir que o suporte dado possa ajudar a dar base para uma relação de confiança entre ambas as partes.

RH: Isso irá facilitar para que um vínculo seja criado desde o momento inicial de entrada na empresa
RH: auxílio na integração do recém-contratado

Incentivar que a área de RH da sua empresa tenha uma boa relação com os todos os funcionários irá permitir que a área possa avaliar de forma contínua como está sendo desenvolvido os processos de comunicação da organização, se a troca de informações está acontecendo como foi planejada, se os resultados estão como o esperado e de quais formas é possível solucionar problemas de maneira mais segura e eficiente.

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Luciana Andre
Luciana André atua há 25 anos como executiva de empresas. Formada em Administração, possui pós-graduação em Finanças e MBA em Varejo e Mercado de Consumo pela USP. Profissional com experiência no Brasil e no exterior, atuou por 19 anos como executiva da multinacional de varejo C&A em áreas como Compras, Produtos, Planejamento e Projetos. Na área de Projetos, foi uma das líderes da equipe que comandou a implantação do ERP Oracle no Brasil e no México. Com grande habilidade estratégica e negocial, Luciana se juntou ao time da StrategyBox com o desafio de estruturar os sistemas de controle e vendas da empresa e dirigir a área Comercial. Sua capacidade em gerar resultados consistentes vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.