controle de gastos em empresas

Controle de Gastos: Como um cartão pré-pago pode te ajudar a economizar

Realizar o controle de gastos é um dos maiores desafios de empresas de todos os portes e setores. O fluxo de caixa, a prestação de contas, as entradas e saídas e tantas outras situações deixam esse processo cada vez mais complexo. Para resolver isso, muitos apostam em planilhas de Excel e até apps gratuitos. Ainda que úteis, essas ferramentas são mais indicadas para a vida pessoal. No mundo corporativo, o mais interessante é contar com soluções próprias.

Com isso em mente, abaixo você descobrirá como um cartão pré-pago pode te auxiliar no controle de gastos. Após adotar a estratégia, você ficará se perguntando por que não havia pensado nisso antes.

Importância do controle de gastos no ambiente empresarial

Diversas são as situações que podem deixar o gestor de uma grande corporação preocupado. Entre todas elas, porém, o fluxo financeiro é um dos que mais impacta o presente e o futuro da empresa. Dessa forma, a principal meta de grande parte dos executivos é buscar formas de realizar o correto controle de gastos.

importancia do cofre no controle de gastos corporativo

Há diversos pontos que interferem nessa estratégia e eles podem surgir de qualquer lugar e a qualquer momento. Com isso, o mais indicado é contar com ferramentas que te auxiliem durante esse processo. Ao adquirir uma solução com este fim, ficará clara a necessidade de uma ajuda externa para controlar as despesas da companhia. E, depois disso, se perder com planilhas e aplicativos ficará no passado.

Como um cartão pré-pago pode te ajudar

Uma dessas soluções é o cartão pré-pago, uma ferramenta extremamente versátil para realizar o controle de gastos. A explicação para isso é simples, visto que ela pode ser utilizada em ocasiões diversas. Com isso, de uma só vez, se faz possível solucionar inúmeros problemas no processo financeiro da empresa. Dessa forma, mais do que apenas controlar as despesas, a companhia também consegue economizar.

Obviamente, nem todas as organizações apresentam as mesmas necessidades, pois cada uma conta com um cenário específico. Ainda assim, pode-se dizer que ao menos uma das funcionalidades do cartão poderá te auxiliar. Para entender melhor sobre elas, confira alguns desses casos abaixo.

Pagamento de benefícios

A grande maioria das corporações oferece diversos tipos de benefício, como o auxílio-combustível, a seus colaboradores. Parte disso se deve a concorrência por atrair bons candidatos, por exemplo. De qualquer forma, há uma certa dificuldade em gerir essas ofertas concedidas aos colaboradores. Em especial, há sempre uma dúvida sobre como deve ser pago esse valor.

benefício de vale-combustível abastacendo

Algumas empresas apostam em depósito na conta, enquanto outras garantem o dinheiro em espécie. Nenhuma dessas opções, entretanto, auxiliará em seu controle de gastos. A chance de erros no processo, afinal, acaba por tornar essas práticas extremamente arriscadas. O uso de um cartão pré-pago para o acerto de premiações, vales, diárias de viagem, ajuda de custo, adiantamentos, entre outros, se apresenta, então, como a solução ideal.

Análise de saldo

Quando se trabalha com equipes externas, a dúvida de como arcar com as despesas fora da empresa é outro questionamento. É preciso garantir a quitação de despesas como hospedagem, alimentação e transporte desses profissionais. Para isso, porém, diversas companhias acabam se atrapalhando e, quase que literalmente, perdendo dinheiro. Os casos de perda desse valor são comuns e assustam os gestores.

analise de saldo para controle de gastos

Nessas ocasiões, o cartão pré-pago aparece como uma interessante forma de garantir as atividades desses trabalhadores. Por meio de uma ferramenta simples e eficiente, a organização poderá disponibilizar um saldo pré-determinado. Os colaboradores, então, utilizarão o cartão para pagar todas suas despesas. Melhor: torna-se possível analisar esse saldo constantemente, bem como onde, quando e em que o dinheiro foi gasto.

Prestação de contas

A lógica do item anterior pode também ser utilizada quando o assunto é a prestação de contas entre os colaboradores e a empresa. Essa é uma realidade contínua em qualquer companhia, principalmente quando há um evento ou uma necessidade pontual. Nesses casos, caberá a algum colaborador pagar os fornecedores, nem sempre sendo possível incluir o departamento financeiro no processo.

funcionario fazendo prestação de contas com empresa

Para isso, o mais indicado é contar com os cartões pré-pagos. Por meio deste, qualquer despesa computada poderá ser verificada no próprio sistema do cartão. Esqueça o manuseio de dinheiro em espécie ou adiantamentos em conta corrente de pessoas físicas para pagamento das despesas e posterior prestação de contas.  Através do cartão pré-pago, tudo estará a seu alcance a alguns cliques de distância, facilitando e agilizando essa atividade.

Tarifas bancárias

Em muitos casos, as empresas percebem o problema com o controle de gastos, mas escolhem a solução errada. É bastante comum que estas busquem pelas tradicionais instituições bancárias para encontrar uma boa alternativa. De fato, elas disponibilizarão cartões para a companhia, que os distribuirá para seus funcionários. Os benefícios podem ser similares aos do modelo pré-pago, mas há algo nas entrelinhas dos contratos.

banco tradicional com tarifas altas

As tarifas desse tipo de transação são bem maiores dos que a apresentadas no cartão pré-pago. Taxas de utilização, anuidade, juros e tantos outros valores podem ser cobrados sem aviso prévio. Ao fugir dos bancos, porém, o que se vê é muito menos burocracia e despesas desse tipo. Com a versão pré-paga, somente é preciso se preocupar com a aquisição do cartão, a recarga do saldo e uma taxa competitiva de administração.

Campanhas de premiação

Com o objetivo de aumentar seu faturamento e melhorar seus resultados, é comum que as empresas invistam em campanhas de premiação. Também conhecidas como campanhas de incentivo, essas são estratégias que visam motivar e engajar os profissionais. Em geral, são muito utilizadas no departamento comercial, tanto com funcionários quanto com terceiros.

campanha de incentivo visando o controle de gastos

A composição desses projetos, porém, não é simples, em especial quando se discute o prêmio que será dado àqueles que atingirem as metas da campanha.  Ao apostar no cartão pré-pago, a companhia dá, além do valor, a liberdade de escolha. Todos ganham, já que o profissional poderá gastar o seu prêmio como quiser. A empresa, por sua vez, terá mais controle de gastos e não precisará se preocupar com a compra e a logística do processo tradicional de premiação.

O cartão pré-pago como forma de controle de gastos

Ao ouvir o termo cartão, é natural que se pense logo em mais gastos para a companhia. A realidade do modelo pré-pago, entretanto, é exatamente o oposto, visto que ele auxilia no controle de gastos da empresa. Ainda assim, o mais indicado é contar com bons e idôneos parceiros nesse momento, que apresentem as melhores soluções e te auxiliem durante todo esse processo.

A StrategyBox é uma empresa sinônimo de soluções inteligentes e personalizadas, com atendimento e suporte de qualidade. Com anos de tradição no mercado, possibilita uma correta análise e entendimento de seu negócio, formatando uma proposta que entregue tudo o que você necessita. São soluções de meios de pagamento, cartões pré-pagos e crédito direto.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre suas demandas. Ficaremos felizes em poder te ajudar!

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!