cartão tradicional e cartão pré-pago

Cartão Tradicional e Cartão Pré-Pago: Quais as diferenças e como escolher entre eles?

As dúvidas ao escolher entre um cartão tradicional e um cartão pré-pago são bastante comuns, especialmente no ambiente corporativo. Diversas são as empresas, afinal, que apostam na primeira e mais comum alternativa. Outras, por sua vez, modernizam seus processos e já percebem os benefícios de optar pelos cartões pré-pagos Mas, para ter certeza de sua definição, é imprescindível entender como funciona cada uma das ferramentas.

De fato, inúmeras são as semelhanças entre essas soluções, que vão de sua utilização internacional às compras em lojas físicas e online. Ainda assim, se faz preciso focar a atenção a outros fatores para definir o ideal. E é aqui que se encontram as distinções entre elas, que podem ser o detalhe final para te ajudar nesse processo. Sabendo disso, nada mais interessante do que se informar mais a respeito do tema.

Para entender melhor sobre as diferenças do cartão tradicional e do cartão pré-pago, continue lendo este texto. Abaixo, você encontrará também os passos para escolher o mais indicado para sua situação, tornando toda essa decisão mais fácil e assertiva.

O que é um cartão tradicional?

Quando se discute sobre cartão tradicional ou cartão pré-pago, é normal que grande parte das pessoas conheça apenas o primeiro. Este é, justamente, aquele que praticamente todos têm, com funcionalidades já conhecidas. Assim, são os cartões que se utiliza diariamente para realizar compras, tanto no ambiente físico quanto no digital.

cartão de crédito american express dourado

Eles podem ser emitidos tanto por bancos tradicionais quanto por bancos digitais, as chamadas fintechs. Ainda assim, seguem a lógica padrão das últimas décadas, com altas tarifas de anuidade, altas taxas e burocracia. Quanto às funcionalidades, podem ser de débito ou crédito, além de terem a liberação internacional ou apenas em território nacional.

O que é um cartão pré-pago?

Ainda hoje é comum que muitas pessoas tenham dúvidas em relação aos cartões pré-pagos, suas funcionalidades e vantagens. Há, ainda, aqueles que sequer conseguem entender sua lógica ou seu funcionamento na prática. Para isso, o ideal é utilizar a analogia do celular.

catão pré pago sendo utilizado para pagar compras por aproximação

Até hoje, as operadoras telefônicas apresentam duas modalidades principais de planos a seus clientes. A primeira é o chamado plano pré, em que se coloca um saldo no aparelho e, quando este acaba, é preciso recarregar. No segundo, o plano pós, o consumidor pode consumir o quanto quiser e, ao fim do mês, recebe a conta de tudo o que foi gasto. Pois bem, a lógica dos cartões é basicamente a mesma.

Diferenças entre o cartão tradicional e o cartão pré-pago

Definidos os conceitos de cada uma das alternativas, se faz possível focar nas diferenças entre elas. Com este fim, o mais interessante é se concentrar em suas principais funções, em especial no ambiente corporativo. Ainda que possam ser utilizados em outros setores, é aqui que apresentam a maior rivalidade. Dessa forma, abaixo você poderá conferir quatro das principais distinções entre as soluções.

Conta

A primeira diferença entre o cartão tradicional e o cartão pré-pago está na operação da conta. Para os cartões tradicionais, o mais comum é se dirigir a uma instituição bancária convencional, abrir sua conta e operar por meio dela. Mesmo nos modelos mais novos, das fintechs, a lógica é basicamente a mesma, ainda que mais eficiente e sem a necessidade de comparecimento presencial para finalizar os trâmites.

sala de espera de banco vazia

Já na opção pré-paga, há a possibilidade de realizar as transações independentemente de um banco. Isso significa que a solução pode atender democraticamente os desbancarizados. Em geral, o serviço pode ser oferecido por empresas especializadas ou até mesmo pelas próprias bandeiras dos cartões. Dessa forma, é simples compreender que haverá menos burocracia e mais agilidade no processo.

Saldo

A palavra saldo, por si só, já é uma boa diferença entre os dois conceitos. A vertente tradicional está associada à conta mencionada acima. Logo, se o cartão for de débito, ele debitará o valor dessa conta. Já se você optar pela funcionalidade de crédito, deverá esperar a fatura fechar para liquidar o quanto gastou no período.

pessoa analisando saldo em cartão tradicional e cartão pré-pago

No caso da versão pré-paga, você sempre trabalhará com um saldo, o qual é o valor disponibilizado para ser gasto. Se este acabar, não será possível fazer mais transações, sendo necessário realizar uma recarga. Essa é uma forma inteligente de controlar a ferramenta, principalmente em empresas com inúmeros funcionários.

Controle

Um bom ponto que separa o cartão tradicional do cartão pré-pago é o controle que se pode ter sobre seus gastos. Aqui, o foco está não somente na forma como os usuários utilizarão o dinheiro, mas também na prestação de contas. Quando se foca no primeiro quesito, é simples perceber a maneira descontrolada que pode ser utilizada na versão convencional.

analista fazendo o controle de gastos da empresa

No pré-pago, entretanto, há todo um sistema pelo qual se faz possível analisar, em tempo real, como é desembolsado o valor. Além disso, a prestação de contass desse montante com os profissionais fica muito mais fácil. Tudo estará detalhado no sistema. Desta forma,, não haverá mais necessidade de adiantamentos em dinheiro para esses profissionais, evitando a ida ao banco para saque dos valores e, principalmente, os riscos envolvidos no transporte de valores.

Funcionalidades

Por fim, se faz necessário destacar que ambas as opções podem atuar tanto na modalidade crédito quanto débito. Ainda assim, o cartão pré-pago apresenta um grande diferencial frente ao cartão tradicional. E este se encontra, justamente, em suas aplicações nas mais diversas situações de uma organização.

cartão tradicional e cartão pré-pago para campanha de incentivo

Exemplos para isso são diversos, os quais podem ser entendidos de maneira mais completa no texto Cartão Premiação ou Cartão Pré-Pago: Qual escolher para cada situação?. Dentre suas aplicações mais populares, podemos citar seu uso em campanhas de incentivo, bem como no auxílio de equipes externas para fins de ajuda de custo, adiantamentos de viagens e outras despesas.

Como escolher entre cartão tradicional e cartão pré-pago?

Agora que compreendeu as diferenças entre essas duas alternativas, chega o momento de, enfim, definir a melhor opção para você e sua empresa. Para cumprir esse objetivo, porém, se faz preciso analisar diversos fatores antes de tomar uma decisão. Entre eles, estão pontos importantes, os quais farão total diferença no momento da escolha do mais adequado. Acompanhe a seguir:

Cenário

O primeiro ponto a se verificar antes de iniciar essa análise é o cenário atual em que sua empresa se encontra. Aqui, o foco está na sua habilidade de gerir os dados, controlar os gastos e na quantidade de colaboradores. Também é preciso compreender, a fundo, a real necessidade de qualquer uma dessas soluções.

corredor de empresa vazio

Os cartões podem suprir diversas necessidades por seu um meio de pagamento muito versátil. Em geral, atende a empresas dos mais diversos portes e setores, mesmo em demandas específicas.

Demandas

Em relação às demandas, é bom verificar também quais são suas necessidades para definir entre um cartão tradicional e um cartão pré-pago. Como explicado acima, ainda que parecidos, eles possuem funcionalidades distintas. Logo, adaptar suas necessidades às possibilidades que cada alternativa oferece é o ideal.

reunião de empresa para discutir entre cartão tradicional e cartão pré-pago

Se você precisa de um cartão apenas para o dono da empresa ou tem um objetivo bem específico, pode apostar no tradicional. Já se sua situação envolve outras pessoas, funcionários ou terceiros, ou ainda uma premiação, então o pré-pago é, sem dúvidas, a melhor alternativa.

Tarifas

Não se pode esquecer, também, de todos os custos envolvidos na aquisição de qualquer uma das soluções. Em geral, os modelos tradicionais apresentam um valor mais alto, principalmente de tarifas, juros e anuidade. Há a possibilidade, da mesma forma, de haver uma taxação sobre o montante gasto.

caneta e papel realizando contas de tarifas

Na versão pré-paga, entretanto, seus custos são menores, já que não há algumas dessas cobranças. Assim, essa é uma solução mais barata e econômica, perfeita para companhias que preferem — ou precisam — gastar menos.   

Atendimento

Finalizando essa lista de fatores para escolher entre o cartão tradicional e o cartão pré-pago, não seria possível deixar de fora o atendimento. Este é um ponto importante a se analisar, especialmente para as empresas que não podem perder horas ao telefone para resolver problemas simples.

homem irritado com o atendimento de cartão tradicional e cartão pré-pago

Como se sabe, esse é um processo demorado nos bancos convencionais, havendo muita espera e trocas de ligação. Para os cartões pré-pagos corporativos, entretanto, as empresas especializadas tendem a apresentar canais de atendimento mais rápidos e eficientes. Assim, além de solucionar as situações agilmente, ainda evitam burocracia e estresse desnecessários.

Escolhendo entre cartão tradicional e cartão pré-pago

Como você pôde perceber, há sim inúmeras diferenças entre um cartão tradicional e um cartão pré-pago. Mais do que isso, existem formas bastante coerentes de analisar cada situação e definir o melhor para você. O mais indicado, entretanto, é contar com bons parceiros nesse momento, que apresentem as melhores soluções, sejam idôneos e te auxiliem durante todo esse processo.

A StrategyBox é uma empresa sinônimo de soluções inteligentes e personalizadas, com atendimento e suporte de qualidade. Com anos de tradição no mercado, possibilita uma correta análise e entendimento de seu negócio, formatando uma proposta que entregue tudo o que você necessita. São soluções de meios de pagamento, cartões pré-pagos e crédito direto.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre suas demandas. Ficaremos felizes em poder te ajudar!

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!