Entendendo o “E” do termo ESG

O termo ESG se originou em 2004, em decorrência de uma carta das Nações Unidas encaminhada para as principais instituições financeiras do mundo, na qual, o objetivo principal era convidá-las a assumir uma iniciativa que visava a criação de mercados financeiros mais resilientes por intermédio da sustentabilidade.

Em se tratando do pilar Environmental, sinaliza-se que está associado a práticas e políticas destinadas a preservação do meio ambiente, incluindo ações de combate à poluição, desmatamento e de escassez de recursos.

Seguem alguns exemplos práticos de ações:

  • Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE): Definição de metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa, adoção de tecnologias e práticas de diminuição de carbono e monitoramento das emissões;
  •  Eficiência energética e uso de energias renováveis: Investimento em tecnologias e processos para redução do consumo de energias “sujas”, e priorização da utilização de fontes de energia renovável, como solar, eólica ou hidrelétrica;
  •  Gestão de Resíduos: Implementação de práticas de reciclagem, reutilização de materiais, redução do desperdício e busca por soluções de descarte responsável;
  •  Conservação da Água: Adoção de tecnologias de redução do consumo de água e criação de estratégias de gestão sustentável de recursos hídricos;
  •  Preservação da Biodiversidade: Criação de práticas que protejam ecossistemas naturais;
  •  Inovação Sustentável: Investimento em pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas que promovam a sustentabilidade.

O Case Itaú

Cortar pela metade todas as emissões de CO2 da sua carteira de crédito até 2030. Essa é uma espécie de meta matriz, em torno da qual se enfeixam todas as ações ESG do Itaú Unibanco, um colar de iniciativas cuja exposição levou o banco ao segundo lugar no ranking do Anuário Integridade ESG no setor financeiro.

Em 2022, a instituição fechou uma parceria com a Enel Brasil para o desenvolvimento e construção de 46 usinas fotovoltaicas de geração distribuída. Com capacidade instalada de 54,7 megawatts pico (MWp), as plantas serão responsáveis por gerar energia limpa para mais de 1,5 mil unidades do banco.

O acordo passa também pela compra de energia no mercado livre para suprir outras 564 agências do Itaú. Por meio do Itaú Social, o banco lançou um programa especial para apoiar ações voltadas a garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, com a liberação de até R$ 250 mil por iniciativa. Outra ação de destaque da Fundação em 2022 foi o lançamento do podcast “Leia com uma criança”, com o objetivo de estimular a leitura desde a primeira infância.

A visão de se tornar uma empresa mais sustentável tem se tornado um desafio para as empresas, gerando um engajamento cada vez maior para o cumprimento deste objetivo.

Com base nos dados de 2023 do Instituto de Pesquisas Ambientas (INPA), a análise da aderência das empresas brasileiras à sustentabilidade revela que 82% das empresas de médio e grande porte no Brasil estão integrando estratégias sustentáveis em suas operações, um aumento significativo em relação aos anos anteriores. Além disso, a adoção de práticas como de redução de emissões de carbono, investimentos em energia renovável e implementação de processos sustentáveis cresceu em média 25%.

(Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Ambientais – INPA, 2023)

Outra prática que vem aumentando o engajamento pilar Environmental nas empresas, são os ratings ESG, que são classificações desenvolvidas por empresas que buscam analisar a aderência do ESG em âmbito global ou nacional. Esse posicionamento em ratings ESG tem sido um dos critérios mais relevantes de avaliação de investidores na tomada de decisão para aplicar financeiramente em negócios.

E esta visão tem alcançado as empresas do Brasil, segundo o anuário de integridade ESG 2023, idealizado pela Insight Comunicação apresenta o resultado do cenário nacional onde, às 12 maiores empresas do Brasil em valor de mercado, 7 encabeçam o ranking de aderência do ESG no país.

Isso demonstra que além do objetivo principal do termo ESG, que reúne práticas e políticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, a aderência de práticas sustentáveis se tornaram critérios de atenção de investidores, que visam alinhar seus investimentos com seus valores e princípios, e isto acaba se tornando uma oportunidade para companhias que adotarem práticas em ESG.

Com pequenas iniciativas a StrategyBox vem incorporando as práticas do “E” do termo ESG nas operações e estratégias, promovendo mais responsabilidades ambientais como, por exemplo, o descarte correto de pilhas e lacres de latinhas, conscientização na hora de imprimir, desligando equipamentos não utilizados, reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis incentivando o uso de uma “caneca reutilizável”, priorizando fornecedores que também adotem práticas sustentáveis.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!