Como melhorar a gestão da campanha de incentivo?

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Como melhorar a gestão da companha de incentivo
Como melhorar a gestão da companha de incentivo

As campanhas de incentivo tornaram-se ferramentas muito úteis nas mãos de gestores, líderes e coordenadores de times, visto que o foco é multiplicar e alavancar a capacidade produtiva de um profissional ou equipes inteiras. Dito isso, o próximo passo é aprender como melhorar a gestão da campanha de incentivo.

Segundo um estudo global realizado pela empresa Gallup (empresa especializada em pesquisas de opinião), empresas com funcionários engajados, realizados profissionalmente e gratificados, têm rentabilidade 20% maior. Outra vantagem de toda essa atmosfera positiva e de prosperidade é a retenção significativa de clientes.

E, diante de um mercado cada vez mais exigente e concorrido, saber exatamente como melhorar a gestão da campanha de incentivo é fundamental, uma vez que o desenvolvimento multidisciplinar com foco na individualidade dos profissionais nos propõe desafios cada vez maiores.

A implementação de uma campanha de incentivo passa por diversas etapas, como: diagnóstico, definição de objetivos, planejamento, aplicação e mensuração. Durante todos esses processos é comum não considerarmos alguns pontos muito importantes.

Pontos esses que podem ser cruciais para o sucesso da campanha em andamento e que servem também como aprendizado para correções de futuras ações de incentivo destinadas a colaboradores ou até mesmo distribuidores.

Para auxiliar você, nós da StrategyBox, separamos algumas dicas fundamentais para otimizar a gestão da campanha de incentivo, obtendo os melhores resultados de desenvolvimento de capital intelectual e produtivo dos seus colaboradores.

Melhorando a gestão da campanha de incentivo

O gerenciamento de uma campanha de incentivo jamais poderá ser padronizado, pois se considerarmos a diversidade de perfis de colaboradores e desafios, torna-se inviável conduzir planos a partir de regras.

No entanto, alguns conceitos básicos têm ajudado gestores a superar desafios e dificuldades de implementação, que normalmente aparecem durante a execução de uma campanha.

Confira então, algumas dicas de como melhorar a gestão da sua campanha de incentivo e obter resultados cada vez mais satisfatórios de lucratividade e produtividade.

Leia também: Erros comuns ao criar uma campanha de incentivo

Defina as métricas de avaliação

A avaliação do desempenho de uma campanha de premiação só é possível através do estabelecimento de métricas justas e fiéis aos objetivos que se deseja alcançar.

Com a definição dessas métricas, será possível avaliar para qual caminho a campanha está indo, mesmo durante a execução do processo. Além disso, é possível fazer comparativos com ações anteriores e saber se houve ou não avanços.

Defina as métricas da campanha de incentivo
Defina as métricas da campanha de incentivo

Normalmente, as métricas adotadas são de aumento de vendas, produtividade de um determinado produto ou serviço, expansão de mercado ou o aumento do valor de vendas na totalidade. Mas você pode e deve adaptar as métricas para o cenário que faça mais sentido para o seu negócio.

O mais importante é definir as métricas de acordo com o objetivo final da campanha para, então, fazer uma avaliação justa, realista e sucinta.

Monitore os indicativos

Uma gestão eficiente de uma campanha de incentivo é baseada em análises e adaptações durante o processo de execução. E todo esse processo é realizado por meio dos indicativos pautados nas métricas de desempenho estabelecidas anteriormente.

É comum que uma campanha de incentivo dure semanas ou até meses, sendo assim, algumas metas e objetivos que faziam sentido no início, com o passar do tempo, podem não ser tão benéficas assim.

Monitore os indicativos
Monitore os indicativos

Isso normalmente é ocasionado por mudanças no mercado, na empresa e no produto ou serviço em si. E, se não houver uma avaliação preventiva e constante, poderá acarretar no insucesso da ação e na desmotivação por parte de colaboradores.

A análise estratégica dos indicadores que envolvem a campanha permite desenvolver uma previsibilidade maior dos resultados, evidenciando pontos a serem melhorados e ações que precisem ser modificadas.

Além disso, a avaliação constante garante que a premiação continue relevante para os colaboradores, bem como os objetivos da campanha continuem fazendo sentido para a organização.

Engaje periodicamente sua equipe

Com o desejo de entender como melhorar a gestão da campanha de incentivo, é preciso desenvolver um olhar humanizado para a força de trabalho da organização.

É muito comum que, no início, os profissionais envolvidos na campanha estejam motivados e engajados. Com o passar dos dias, também é completamente normal que esse “gás” vá diminuindo, e é papel do gestor manter sua equipe empenhada em alcançar as metas.  

Engajamento periódico da equipe
Realize ações de engajamento de forma periódica com sua equipe

A cultura de dar feedbacks constantes pode ser uma solução muito eficiente, além disso, garantir uma comunicação clara e direta é uma forma de manter ativo o desejo de alcançar os objetivos propostos.

Outra dica eficiente é realizar reuniões semanais com o objetivo de incentivar, ouvir seus colaboradores e permitir adaptações para a conquista dos prêmios.

Crie objetivos menores

A sensação de estar muito longe de conquistar a meta proposta pode fazer com que o colaborador sinta-se desmotivado ou pense que é impossível realizar tal feito.

A dica aqui é dividir o objetivo central da campanha de incentivo em etapas, podendo ser desenvolvido múltiplas campanhas menores, das quais facilitem a campanha central.

Dividindo a campanha em etapas
Divida a campanha em etapas

Outras opções de adequação em etapas, é o desenvolvimento de ações com tempos de duração menores: uma semana, um mês, etc.

A ideia é promover um sentimento de progresso revitaliza, constantemente, a motivação e o sentimento de propósito ao estar realizando uma tarefa.  

A melhor parte dessa estratégia é que a mesma torna mais fácil o gerenciamento da campanha, evitando erros ou prejuízos.

Tenha auxílio de um profissional

A primeira vista, criar uma campanha de incentivo parece algo simples e bastante intuitivo, mas não é bem assim. As ações de premiações atuam diretamente com um dos maiores ativos de uma organização, as pessoas. Logo, considerar a individualidade e a inconstância é fundamental.

Obtenha ajuda profissional
Contrate agências especializadas em Incentivo

Mesmo que o seu departamento de Marketing seja muito competente, as campanhas de incentivo exigem expertises muito específicas, sendo necessária uma gestão, análise e resolução de imprevistos por parte de um profissional altamente qualificado.

Além disso, o profissional deve contar com uma agência especializada como a StrategyBox, capaz de desenhar toda a estratégia de definição de prêmio e soluções, além de realizar sua operação.

Dispor de uma agência ou de uma equipe especializada permitirá que você desfrute ao máximo os benefícios de uma campanha de incentivo, visto que, a gestão é parte fundamental para o sucesso das ações.

Entender como melhorar a gestão da campanha de incentivo é de extrema importância, mas permitir que alguém experiente conduza ou treine sua equipe para exercê-la é de grande valor.

Conclusão

Conduzir uma gestão equilibrada e realmente eficiente é totalmente possível, mas é necessário que o responsável pelo projeto tenha atenção as métricas estipuladas, avalie seus indicadores, promova a motivação e se possível contrate um serviço especializado.

Buscar exemplos de campanhas de sucesso para se inspirar é uma excelente ideia, mas lembre-se que nem sempre o que deu certo em uma determinada organização, vai surtir o mesmo resultado na sua.

Considerar sempre a individualidade e o momento profissional de cada envolvido é extremamente importante. atente-se também para não estipular metas muito difíceis e causar a desistência por parte dos seus colaboradores.

Landing Strategybox
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Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.