10 Exemplos de campanhas de incentivo de sucesso

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Exemplos de companhas de incentivo
Exemplos de companhas de incentivo

Existem muitos exemplos de campanhas de incentivo que obtiveram sucesso, munindo gestores e líderes de organizações com ferramentas eficientes e práticas para motivar e  reconhecer bons colaboradores.

A “ferramenta” campanha de incentivo é um conjunto de práticas do endomarketing, uma estratégia de marketing corporativo focada em ações internas na empresa, com o objetivo de melhorar a imagem da organização entre seus colaboradores, proporcionando times mais focados, motivados e realizados profissionalmente.

O investimento na estratégia de marketing de incentivo, se justifica, se considerarmos a influência e importância dos colaboradores para os lucros e perenidade de uma empresa.

Por que investir em marketing de incentivo?

Imagine a sua organização como uma máquina. Seus colaboradores são – e sempre serão -as peças fundamentais. Se uma peça ou um conjunto delas apresentarem mau funcionamento, toda a estrutura será abalada. Deste modo, ter colaboradores motivados, realizados e comprometidos é sinônimo de maior produtividade, vendas e retorno financeiro.

Além disso, colaboradores felizes e confortáveis em seus postos de trabalho costumam falar bem da empresa para amigos, parentes e vizinhos. Resultado: a comunidade passa a ter uma percepção humanizada da organização, com a construção de uma imagem carismática e um desejo de pertencimento.

E pensando nisso, a StrategyBox, que é especializada em campanhas de incentivo, separou 10 exemplos de campanhas de incentivo bem-sucedidas nos mais diversos setores de atuação, comprovando que grandes empresas tem seu sucesso pautado no bom desenvolvimento de seus colaboradores.

Você pode se inspirar nos exemplos de campanhas de incentivo abaixo apresentadas e, desde já, vale ressaltar que para todos os tipos de campanha, o mecanismo de premiação da StrategyBox funciona de forma muito eficiente. Temos soluções para todo tipo de necessidade e objetivo.

Conheça exemplos de campanhas de incentivo

Não importa o tamanho da sua empresa e nem o setor em que atua. Com criatividade e um pouco de inspiração, sempre é possível implementar ideias práticas e fáceis no seu negócio.

Nós separamos 10 exemplos de campanhas de incentivo para que você se inspire e, com criatividade, adapte a realidade e as possibilidades da sua empresa.

1. Carro cor de rosa da Mary Kay

Em nosso primeiro exemplo de campanha de incentivo, temos a empresa Mary Kay de origem americana. Trata-se de uma rede de marketing multinível, que comercializa cosméticos, eleita em 2018 a sexta maior empresa de marketing de rede do mundo.

É difícil fazer uma lista de ações de marketing de incentivo, sem citar este exemplo tão emblemático e bem-sucedido.

A empresa multinacional, parabeniza suas melhores “diretoras independentes” com um carro cor de rosa.

Com um prêmio tão icônico, representantes da marca se empenham para bater metas e, de acordo com a diretora de marketing da empresa, Shana Peixoto, mais de mil carros já foram entregues às vendedoras no Brasil.

2. Imagine – O Boticário

O Boticário é uma empresa de varejo muito famosa na América Latina pelas suas diversas linhas de perfumaria. Também se tornou uma empresa referência, quando o assunto é dar apoio e incentivar colaboradores e parceiros.

Neste exemplo de campanha de incentivo “Imagine – O Boticário”, foram preparados dois projetos, levando seus vencedores para destinos muito cobiçados, Colômbia e Portugal.
A viagem para a Colômbia visou premiar os destaques da área comercial e os melhores revendedores.

Já a viagem para Portugal, foram enviados três grupos de ganhadores. Ambos desfrutaram de muito requinte no Intercontinental Cartagena de Indias.

3. Troféu Mulheres Líderes – Carrefour

No ano de 2015, ocorreu a primeira edição da Campanha “Troféu Mulheres Líderes”, que visou premiar colaboradores de mais de dez países, onde o Grupo Carrefour está presente. A ideia era premiar os participantes com uma viagem para Paris, onde se localiza a matriz da companhia.

A campanha tinha regras bem claras, para concorrer ao emblemático prêmio, cada subsidiária deveria selecionar quatro colaboradores, dos quais três deveriam ser mulheres inovadoras com perfis diferenciados, além de um homem, que atuasse com práticas inclusivas.

Aqui no Brasil, foram indicados 200 colaboradores dos mais diversos cargos, mas entre as finalistas foram escolhidas uma operadora de loja, uma frentista e uma gerente comercial. A quarta vaga ficou para um gerente de açougue.

Em Paris, eles participaram da final da campanha “Troféu Mulheres Líderes” e tiveram a oportunidade de conhecer a matriz do Grupo Carrefour, além de conhecer os principais pontos turísticos da Capital Francesa.

A ideia da campanha era parabenizar pessoas com perfis inovadores, comprometidas, produtivas e que respeitassem e implementassem a diversidade.

4. Campanha Duracell cheio de energia

A empresa Duracell é uma das maiores fabricantes de baterias alcalinas de alto rendimento, células especiais e recarregáveis do mundo. Desde a sua fundação em 1940, a empresa possui a cultura de investir na qualidade e reconhecimento de seus representantes de vendas e lojas distribuidoras.

No ano de 2019, em uma campanha para comemorar o dia das crianças, a empresa ofereceu aos seus colaboradores e parceiros, prêmios de até R$ 800,00 em experiências para as lojas que abasteceram seus estoques com produtos Duracell.

O diferencial neste exemplo de campanha de incentivo foi buscar proporcionar aos colaboradores experiências incríveis ao lado dos seus filhos, celebrando então o dia das crianças (12 de outubro).

A entrega das premiações foi virtual, utilizando e-vouchers. A empresa inovou enviando a mensagem para o e-mail dos vencedores, reduzindo a quase zero o custo logístico e atrasos na entrega.

5. Ninho – Taça Gol de Placa

A campanha Taça Gol de Placa foi idealizada e desenvolvida com objetivo de dar prêmios aos vendedores campeões.

A temática lúdica da campanha eram os jogos de futebol, onde só os campeões receberiam vale presentes e cartões pré-pagos como troféu, podendo ser usados como e quando quiser, os cartões eram customizados com a identidade visual da campanha.

A campanha foi divulgada entre os colaboradores, através de e-mail marketing, o que reduziu a quase zero o custo e tempo investido em apresentações.

Interessante mencionar que os gestores e gerentes atuaram como técnicos, motivando e auxiliando na conquista do prêmio.

6. Vigor – Espalhe Vigor pelo Brasil

A empresa Vigor é referência em produção de laticínios desde sua fundação em 1917 na cidade de Itanhandu. Atuando sempre com muito investimento em qualidade, a Vigor entendeu cedo que o seu desenvolvimento advinha da satisfação e empenho pessoal de seus colaboradores.

Essa cultura se manteve viva na campanha Espalhe Vigor pelo Brasil, que tinha como objetivo mostrar que o esforço de cada colaborador seria reconhecido e premiado.

A campanha foi pautada em um sistema de pontos, quanto mais pontos feitos, mais prêmios o colaborador ganhava.

Os prêmios podiam ser trocados de acordo a pontuação. Dessa forma, os competidores com maior pontuação ganhavam viagens pelo Brasil.

7. Eu Mereço um Upgrade – Magazine Luiza

A Magazine Luiza sempre foi uma empresa icônica no Brasil e, desde sua fundação, em 1957, apostou no investimento de incentivo aos colaboradores, com as comissões por vendas.

Com o passar dos anos, começou a se modernizar e criar campanhas de incentivo cada vez mais efetivas e alinhadas com o bem estar de seus colaboradores.

A campanha Eu mereço um Upgrade veio com o objetivo de alavancar as vendas de produtos de informática.

Para alinhar o objetivo de aumentar as vendas e contribuir para o bom desenvolvimento de seus colaborados, a empresa usou a seguinte linha de pensamento:

Como os produtos de informática exigem conhecimento na língua inglesa para pronunciar nomes, explicar atributos técnicos e outras peculiaridades dos itens, logo foi oferecido bolsas integrais de estudo em cursos de inglês para seus vendedores.

Para ajudar os vendedores a conquistarem mais vendas, todos os clientes que realizassem compras acima de R$ 500,00 em produtos da linha de informática, também concorriam a um intercâmbio em Toronto com as acomodações pagas.

8. Campanha Acolher é Vital

Atuando há mais de 30 anos no mercado, a Clínica Fares oferece a seus pacientes atendimento médico especializado, comprometendo-se com a jornada do paciente.

Buscando sempre ser referência, a Clínica Fares costuma fazer campanhas para homenagear e presentear seus colaboradores.

Para comemorar o Dia do Médico (18 de outubro), a empresa realizou a Campanha Acolher é Vital que teve, como finalidade, valorizar todo o corpo clínico (médicos, enfermeiros, psicólogos, etc.).

Com a campanha sendo um sucesso, mais de 200 colaboradores foram homenageados e presenteados com experiências.

A ação entregou kits físicos personalizados e cartões que davam acesso a um ambiente virtual customizado, do qual o beneficiado poderia escolher uma experiência dentre diversas opções oferecidas.

9. Mondelez – Time de Campeões

A Mondelez é uma multinacional norte-americana do ramo alimentício. A organização estava em busca de uma nova maneira de premiar seus colaboradores, mas a mecânica deveria funcionar para os diversos setores.

Para isso, optou pelo desenvolvimento de um sistema de pontos, onde os colaboradores ganhavam pontos por produtividade, vendas e resiliência no trabalho.

A campanha Time de Campeões teve o papel de reconquistar a credibilidade na entrega de prêmios, obtendo maior engajamento dos colaborados.

10. BRMALLS

A empresa BRMALLS é um conglomerado de shopping centers, sendo atualmente o maior da América Latina.

A BRMALLS possui entre seus valores empresariais, crescimento, produtividade e foco em resultados com meritocracia.

Com tantos colaboradores, fica difícil criar um sistema de premiação eficiente e justo, então a empresa utilizou um software para contabilizar e mensurar a produtividade de seus funcionários.

Algumas das metas obtidas com a campanha:

  • Superação de desafios em equipes e individuais;
  • Centralização da gestão de metas e indicadores;
  • Comprovação da meritocracia como fator primordial no funcionamento e desenvolvimento da empresa;
  • Transparência nos resultados.

Conclusão

As Campanhas de Incentivo comprovam por si só o quão benéficas podem ser, promovendo motivação, sentimentos de pertencimento e laços mais fortes com colaboradores.

Como consequência disso, as empresas ganham colaboradores felizes, empenhados, produtivos e realmente comprometidos com os objetivos traçados pelas organizações.

É dever das empresas adaptarem os incentivos, promovendo ações alinhadas com o seu perfil organizacional e modelo de gestão.

Está com dificuldade em criar uma campanha de incentivo? Fale conosco que poderemos lhe auxiliar a criar a campanha de incentivo mais afinada com sua organização!

Landing Strategybox
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Sergio Mizusaka é co-fundador da StrategyBox e COO da empresa. É formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela USP e possui certificação de Coach em PNL pela The Society of NLP. Com um histórico diferenciado e mais de 20 anos de experiência executiva na prestação de serviços, Sergio possui excelentes habilidades operacionais e de desenvolvimento de produtos, sempre focado nas necessidades dos clientes e na otimização das operações para melhoria da qualidade do serviço. Sua visão de negócio e grande capacidade de engajamento das equipes que lidera vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.