Pesquisas sobre a campanha de premiação

O que as pesquisas revelam sobre as campanhas de premiação?

Muito se discute sobre a real eficiência das campanhas de premiação para colaboradores. No entanto, para tirar conclusões a respeito dos benefícios de adotar essa estratégia de incentivo, é fundamental averiguar o que as pesquisas revelam sobre as campanhas de premiação. A ideia aqui é verificar se as campanhas têm um retorno real em capital humano e financeiro para a empresa que aposta no incentivo.

Diante desse questionamento, nós da StrategyBox, buscamos respostas para compreender melhor o que as pesquisas revelam. Investigamos para saber qual é o futuro das campanhas de premiação, principalmente após esse período de pandemia, que alterou drasticamente as formas de trabalhar.

Mas, independente do cenário onde a sua empresa esteja inserida nesse momento, a verdade é que ter colaboradores empenhados, motivados, produtivos e ambiciosos por novos desafios não é um objetivo fácil de alcançar em qualquer organização.

Além dessa dificuldade, temos um mercado volátil, cada vez mais exigente e seletivo, propondo um desafio enorme para gestores: reter os bons colaboradores que já integram a equipe e criar um ambiente capaz de se magnetizar e atrair mentes brilhantes, capazes de encontrar sua satisfação profissional e pessoal dentro de sua organização.

Em contrapartida a esses desafios presentes em qualquer empresa, as campanhas de incentivo surgem como uma maneira de promover o empenho e reavivar o desejo de superação de colaboradores. E não é só isso: essas estratégias tornam-se formas de manter a empresa sempre próspera, superando sua lucratividade e crescimento de mercado.

No entanto, para  quem ainda não teve a experiência de implantar uma campanha de incentivo e premiação ou ainda não pôde usufruir dos resultados, é comum o questionamento em relação aos benefícios das campanhas de premiação, principalmente no tocante à motivação e lucratividade da organização.

E sobre isso, nós separamos alguns dados, presentes em pesquisas realizadas por líderes do mercado corporativo, para você poder tirar suas próprias conclusões.

O que são campanhas de premiação?

Antes de avaliarmos os dados das pesquisas, é muito importante descrevermos exatamente o que é a campanha de incentivo, compreendendo a sua metodologia e como a estratégia visa propor desafios para o colaborador.

As campanhas de premiação são ferramentas muito importantes de endomarketing, muito conhecida pelos setores de RH. Trata-se, em poucas palavras, de uma campanha com o objetivo de motivar colaboradores.

Esse método de incentivo tem como base trabalhar o sistema de recompensa de um indivíduo ou de um grupo, propondo premiações para o trabalhador, quando e se o mesmo atingir determinada meta de interesse da organização.

Cartões premiação StrategyBox
Cartões premiação para incentivar colaboradores

Essas metas podem ser de produtividade, vendas, crescimento organizacional e até mesmo um incremento no relacionamento e integração entre equipes. Caso o objetivo seja cumprido no tempo estabelecido, o colaborador ou a equipe recebem premiações pelo bom desempenho.

A proposta é criar um cenário saudável de competitividade entre os membros da organização, permitindo a melhora progressiva e constante de desempenho.

E como premiação, o colaborador pode receber cartões presentes, vales, cartões de premiação, eletrodomésticos, viagens, experiências ou investimentos na carreira, como uma bolsa de estudos.

O que dizem as pesquisas sobre as campanhas de premiação?

Agora que alinhamos os conhecimentos e percebemos o valor agregado das campanhas de premiação, chegou a hora de conhecermos os dados apresentados por pesquisas relacionadas ao tema, com objetivo de avaliar a opinião de colaboradores sobre as premiações.

As primeiras informações relevantes a serem citadas são os dados coletados em uma pesquisa realizada no ano de 2019 (antes da pandemia) pelo instituto de pesquisa Locomotiva. Segundo o estudo realizado pela empresa, cerca de 56% dos colaboradores com carteira assinada estão insatisfeitos com o emprego atual.

Revelando um cenário muito preocupante, mostra que cerca de 18,7 milhões de brasileiros sentem-se obrigados a trocar de emprego em busca de um ambiente mais gratificante e com realização pessoal e profissional.

Por outro lado, temos uma visão promissora para as empresas que apostam nas campanhas de premiação. Confira abaixo:

Dados resumidos da campanha de incentivo.
Dados importantes coletados das pesquisas sobre campanha de incentivo (Locomotiva, 2019)

De acordo com estudos do mesmo instituto de pesquisa, descobriu-se que 45% dos colaboradores que trabalham com carteira assinada e recebem prêmios por desempenho estão mais satisfeitos com seu emprego atual, em relação aos que não recebem.

O estudo também descobriu que 87% dos entrevistados consideram que as premiações – em produtos ou serviços -, sejam uma forma de gratificação, reconhecimento e valorização por parte da organização.

Ainda sobre satisfação, entre os dados coletados descobriu-se que 88% dos trabalhadores concordam que campanhas de incentivo, que utilizam produtos e serviços como prêmio, são uma boa forma de motivar os funcionários. Já 80% acreditam que programas de premiação ampliam de forma significativa a sensação de reconhecimento, otimizando a produtividade e a melhorando do ambiente de trabalho.

Em resumo, as pesquisas comprovam que a satisfação do colaborador está diretamente relacionada a campanhas de premiação e reconhecimento. Empresas que apostam em criar um ambiente de trabalho agradável e satisfatório tornam-se um verdadeiro ímã de talentos.

O que sabemos sobre o home office?

O home office não é exatamente uma novidade, mas com a pandemia de COVID-19 o modelo de trabalho remoto teve que ser adaptado em velocidade recorde. Com isso, um novo desafio foi agregado à jornada de gestores e líderes de empresas em todo o mundo.

Com o home office, colaboradores foram obrigados a experimentar a sensação de falta de interação com os colegas e confinamento, provocando a falta de motivação e sensação de solidão.

Como resultado disso, problemas como a perda de produtividade, desmotivação e afastamentos devido ao desenvolvimento de psicopatologias começaram a ser mais observados em indivíduos antes considerados saudáveis.

Atenta a este novo comportamento, a empresa Runrun.it durante o mês de maio de 2020 realizou uma pesquisa com cerca de 300 gestores e líderes de empresas que tiveram que se adaptar a nova realidade de trabalho.

Pesquisas sobre o home office.
Entenda o que as pesquisas revelam sobre a motivação no home office

Como resultado descobriu-se que 88% dos entrevistados estavam trabalhando de forma 100% remota. Anterior a pandemia, apenas 23,2% dos entrevistados atuavam nesse modelo de trabalho.

Na mesma pesquisa, um comparativo entre empresas dos setores de consultoria e tecnologia e agências de publicidade mostrou que as agências apresentaram uma dificuldade maior em se adaptar ao trabalho remoto. Líderes de agências reportaram mais dificuldades com a solidão (30% versus 19%), motivação (21% versus 7%) e a falta de interação com colegas (73% versus 55%) em relação aos outros dois setores mencionados. 

Com estes poucos dados em mãos, já é possível identificar a necessidade de ampliar os esforços relacionados a motivação e interação entre os colegas de trabalho.

Leia também: 10 Ideias de campanhas de incentivo para o home office

Ainda sobre a desmotivação do colaborador com o trabalho remoto – e os motivos podem ser os mais diversos -, o fato é que segundo pesquisas, 22% dos trabalhadores estão menos satisfeitos devido ao aumento do volume de trabalho.

Se levarmos em consideração as demais causas para o descontentamento e falta de motivação no home office, temos pesquisas que nos revelam dados interessantes.

Razões para o descontentamento no Home Office:

  • 79% declararam que o consumo de eletricidade aumentou;
  • 57% dizem que a conta de água aumentou;
  • 34% mencionam o aumento do custo da internet.

Considerando essas informações, além das próprias medidas de incentivo, identificamos a necessidade de investimentos por parte da empresa em ajuda de custo, apoio psicológico e melhor adaptação da jornada de trabalho.

Conclusão

A conclusão que podemos obter, quando relacionamos todos esses dados obtidos por pesquisas, é que, muito além da recompensa por um bom desempenho, colaboradores anseiam por desenvolvimento e relacionamento humano no ambiente profissional.

O investimento em campanhas de premiação se justificam quando percebemos o poder motivacional, de gratificação, reconhecimento e senso de pertencimento relatados por colaboradores.

Sobretudo, o investimento em incentivo é uma forma de manter uma equipe motivada, empenhada e capacitada para alcançar as metas de crescimento da empresa.

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