Pesquisas sobre a campanha de premiação

O que as pesquisas revelam sobre as campanhas de premiação?

Muito se discute sobre a real eficiência das campanhas de premiação para colaboradores. No entanto, para tirar conclusões a respeito dos benefícios de adotar essa estratégia de incentivo, é fundamental averiguar o que as pesquisas revelam sobre as campanhas de premiação. A ideia aqui é verificar se as campanhas têm um retorno real em capital humano e financeiro para a empresa que aposta no incentivo.

Diante desse questionamento, nós da StrategyBox, buscamos respostas para compreender melhor o que as pesquisas revelam. Investigamos para saber qual é o futuro das campanhas de premiação, principalmente após esse período de pandemia, que alterou drasticamente as formas de trabalhar.

Mas, independente do cenário onde a sua empresa esteja inserida nesse momento, a verdade é que ter colaboradores empenhados, motivados, produtivos e ambiciosos por novos desafios não é um objetivo fácil de alcançar em qualquer organização.

Além dessa dificuldade, temos um mercado volátil, cada vez mais exigente e seletivo, propondo um desafio enorme para gestores: reter os bons colaboradores que já integram a equipe e criar um ambiente capaz de se magnetizar e atrair mentes brilhantes, capazes de encontrar sua satisfação profissional e pessoal dentro de sua organização.

Em contrapartida a esses desafios presentes em qualquer empresa, as campanhas de incentivo surgem como uma maneira de promover o empenho e reavivar o desejo de superação de colaboradores. E não é só isso: essas estratégias tornam-se formas de manter a empresa sempre próspera, superando sua lucratividade e crescimento de mercado.

No entanto, para  quem ainda não teve a experiência de implantar uma campanha de incentivo e premiação ou ainda não pôde usufruir dos resultados, é comum o questionamento em relação aos benefícios das campanhas de premiação, principalmente no tocante à motivação e lucratividade da organização.

E sobre isso, nós separamos alguns dados, presentes em pesquisas realizadas por líderes do mercado corporativo, para você poder tirar suas próprias conclusões.

O que são campanhas de premiação?

Antes de avaliarmos os dados das pesquisas, é muito importante descrevermos exatamente o que é a campanha de incentivo, compreendendo a sua metodologia e como a estratégia visa propor desafios para o colaborador.

As campanhas de premiação são ferramentas muito importantes de endomarketing, muito conhecida pelos setores de RH. Trata-se, em poucas palavras, de uma campanha com o objetivo de motivar colaboradores.

Esse método de incentivo tem como base trabalhar o sistema de recompensa de um indivíduo ou de um grupo, propondo premiações para o trabalhador, quando e se o mesmo atingir determinada meta de interesse da organização.

Cartões premiação StrategyBox
Cartões premiação para incentivar colaboradores

Essas metas podem ser de produtividade, vendas, crescimento organizacional e até mesmo um incremento no relacionamento e integração entre equipes. Caso o objetivo seja cumprido no tempo estabelecido, o colaborador ou a equipe recebem premiações pelo bom desempenho.

A proposta é criar um cenário saudável de competitividade entre os membros da organização, permitindo a melhora progressiva e constante de desempenho.

E como premiação, o colaborador pode receber cartões presentes, vales, cartões de premiação, eletrodomésticos, viagens, experiências ou investimentos na carreira, como uma bolsa de estudos.

O que dizem as pesquisas sobre as campanhas de premiação?

Agora que alinhamos os conhecimentos e percebemos o valor agregado das campanhas de premiação, chegou a hora de conhecermos os dados apresentados por pesquisas relacionadas ao tema, com objetivo de avaliar a opinião de colaboradores sobre as premiações.

As primeiras informações relevantes a serem citadas são os dados coletados em uma pesquisa realizada no ano de 2019 (antes da pandemia) pelo instituto de pesquisa Locomotiva. Segundo o estudo realizado pela empresa, cerca de 56% dos colaboradores com carteira assinada estão insatisfeitos com o emprego atual.

Revelando um cenário muito preocupante, mostra que cerca de 18,7 milhões de brasileiros sentem-se obrigados a trocar de emprego em busca de um ambiente mais gratificante e com realização pessoal e profissional.

Por outro lado, temos uma visão promissora para as empresas que apostam nas campanhas de premiação. Confira abaixo:

Dados resumidos da campanha de incentivo.
Dados importantes coletados das pesquisas sobre campanha de incentivo (Locomotiva, 2019)

De acordo com estudos do mesmo instituto de pesquisa, descobriu-se que 45% dos colaboradores que trabalham com carteira assinada e recebem prêmios por desempenho estão mais satisfeitos com seu emprego atual, em relação aos que não recebem.

O estudo também descobriu que 87% dos entrevistados consideram que as premiações – em produtos ou serviços -, sejam uma forma de gratificação, reconhecimento e valorização por parte da organização.

Ainda sobre satisfação, entre os dados coletados descobriu-se que 88% dos trabalhadores concordam que campanhas de incentivo, que utilizam produtos e serviços como prêmio, são uma boa forma de motivar os funcionários. Já 80% acreditam que programas de premiação ampliam de forma significativa a sensação de reconhecimento, otimizando a produtividade e a melhorando do ambiente de trabalho.

Em resumo, as pesquisas comprovam que a satisfação do colaborador está diretamente relacionada a campanhas de premiação e reconhecimento. Empresas que apostam em criar um ambiente de trabalho agradável e satisfatório tornam-se um verdadeiro ímã de talentos.

O que sabemos sobre o home office?

O home office não é exatamente uma novidade, mas com a pandemia de COVID-19 o modelo de trabalho remoto teve que ser adaptado em velocidade recorde. Com isso, um novo desafio foi agregado à jornada de gestores e líderes de empresas em todo o mundo.

Com o home office, colaboradores foram obrigados a experimentar a sensação de falta de interação com os colegas e confinamento, provocando a falta de motivação e sensação de solidão.

Como resultado disso, problemas como a perda de produtividade, desmotivação e afastamentos devido ao desenvolvimento de psicopatologias começaram a ser mais observados em indivíduos antes considerados saudáveis.

Atenta a este novo comportamento, a empresa Runrun.it durante o mês de maio de 2020 realizou uma pesquisa com cerca de 300 gestores e líderes de empresas que tiveram que se adaptar a nova realidade de trabalho.

Pesquisas sobre o home office.
Entenda o que as pesquisas revelam sobre a motivação no home office

Como resultado descobriu-se que 88% dos entrevistados estavam trabalhando de forma 100% remota. Anterior a pandemia, apenas 23,2% dos entrevistados atuavam nesse modelo de trabalho.

Na mesma pesquisa, um comparativo entre empresas dos setores de consultoria e tecnologia e agências de publicidade mostrou que as agências apresentaram uma dificuldade maior em se adaptar ao trabalho remoto. Líderes de agências reportaram mais dificuldades com a solidão (30% versus 19%), motivação (21% versus 7%) e a falta de interação com colegas (73% versus 55%) em relação aos outros dois setores mencionados. 

Com estes poucos dados em mãos, já é possível identificar a necessidade de ampliar os esforços relacionados a motivação e interação entre os colegas de trabalho.

Leia também: 10 Ideias de campanhas de incentivo para o home office

Ainda sobre a desmotivação do colaborador com o trabalho remoto – e os motivos podem ser os mais diversos -, o fato é que segundo pesquisas, 22% dos trabalhadores estão menos satisfeitos devido ao aumento do volume de trabalho.

Se levarmos em consideração as demais causas para o descontentamento e falta de motivação no home office, temos pesquisas que nos revelam dados interessantes.

Razões para o descontentamento no Home Office:

  • 79% declararam que o consumo de eletricidade aumentou;
  • 57% dizem que a conta de água aumentou;
  • 34% mencionam o aumento do custo da internet.

Considerando essas informações, além das próprias medidas de incentivo, identificamos a necessidade de investimentos por parte da empresa em ajuda de custo, apoio psicológico e melhor adaptação da jornada de trabalho.

Conclusão

A conclusão que podemos obter, quando relacionamos todos esses dados obtidos por pesquisas, é que, muito além da recompensa por um bom desempenho, colaboradores anseiam por desenvolvimento e relacionamento humano no ambiente profissional.

O investimento em campanhas de premiação se justificam quando percebemos o poder motivacional, de gratificação, reconhecimento e senso de pertencimento relatados por colaboradores.

Sobretudo, o investimento em incentivo é uma forma de manter uma equipe motivada, empenhada e capacitada para alcançar as metas de crescimento da empresa.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!