homem segurando um passaporte

Contratação de estrangeiros: Quais são as regras e como isso afeta os processos internos?

Sem dúvida alguma, a forma de trabalhar varia a cada país ou continente. Por isso, muitas pessoas se perguntam sobre como é feita a contratação de estrangeiros no Brasil.

Especialmente nos últimos anos, após a pandemia ter enfraquecido as barreiras de trabalho, permitindo que pessoas conseguissem trabalhar em qualquer lugar do mundo. Não somente isso, mas, em anos recentes, muitos estrangeiros também passaram a atuar no Brasil.

Por isso, nunca se falou tanto na contratação de estrangeiros no país como agora. E como não pensar nisso? 

Querendo ou não, é uma prática que traz inúmeros benefícios para uma companhia: quando se traz alguém de fora, com um novo olhar, novas formas de se realizar um trabalho podem ser apresentadas, assim como a oferecer a possibilidade de profissionais diferentes aprenderem juntos. 

Além disso, contratar um estrangeiro também oferece a possibilidade de trocar conhecimentos, o intercâmbio social e cultural, tolerância das diferenças, criação de um ambiente propício para a criatividade, mais compreensão no ambiente de trabalho, entre outros benefícios. 

Apesar de tantas vantagens, a contratação de estrangeiros pode ser algo complicado quando se está por fora de todas as burocracias necessárias para fazê-la.

Neste post, você vai conhecer regras para contratação de estrangeiros no Brasil e como isso pode afetar os processos internos de uma companhia. 

Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Como realizar a contratação de estrangeiros?

Um belo dia, um recrutador decidiu entrar no LinkedIn e fuçar perfis de profissionais estrangeiros. De perfil em perfil, aos poucos, foi surgindo uma sensação diferente. E quando menos esperou, ela apareceu: a paixão por um perfil exatamente com aqueles atributos que a sua empresa estava procurando.

pessoas trabalhando em um computador

“Como posso contratar esse candidato para ontem?”, ele pensou — acreditando ser um processo simples.

Desculpa, não queremos acabar com a alegria do recrutador do cenário descrito acima, mas a contratação de estrangeiros é um processo complicado e repleto de burocracias.

O motivo pelo qual, no entanto, as empresas decidem optar por ele é o fato de que, a longo prazo, pode trazer soluções inovadoras para a empresa e um impacto intenso nas operações diárias.

Uma simples empresa pode crescer num piscar de olhos quando se tem um colaborador com expertise de um mercado inovador e com uma bagagem diferente das quais estamos acostumados a lidar diariamente em um mercado engessado, por exemplo.

escritório

No entanto, existem alguns obstáculos. Para início da conversa, a contratação de estrangeiros exige adequações legais, independente de ser uma função temporária ou permanente. Dito isto, vamos começar:

1. Autorização de trabalho e documentos

O primeiro passo para quem deseja contratar estrangeiros envolve a solicitação da autorização de trabalho à Coordenação Geral de Imigração (CGI), órgão do Ministério do Trabalho desenvolvido para dar regulamentação à entrada de trabalhadores estrangeiros no Brasil.

homem segurando um passaporte

O resultado da análise, que pode ser ou não aprovada, sai em até 45 dias – um pouco mais de um mês. 

Além disso, em paralelo, o profissional estrangeiro tem o prazo de até três meses (contados a partir de sua chegada ao Brasil) para apresentar à CGI sua inscrição no PIS/PASEP e no CPF/MF. Ele também vai precisar emitir uma Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dentro do mesmo período. 

Uma vez que o pedido seja aprovado pela CGI, então, é a vez de preencher um formulário e apresentar uma série de documentos do futuro colaborador.

Tudo isso tem uma missão bastante clara: a de permitir que o profissional tenha a autorização e todos os documentos necessários para atuar no país.

Quem não precisa de autorização de trabalho?

Existem alguns grupos de estrangeiros, no entanto, que não são obrigados a apresentar a autorização dada pela CGI, como sul-americanos de outros países, estrangeiros que residem no Brasil há mais de 10 anos, estrangeiros que se casaram com outros brasileiros e/ou que têm filhos no Brasil e portugueses, entre outros.

Contudo, é recomendado verificar a situação de um candidato que se enquadre no recorte acima para evitar imprevistos.

2. Obtenção do visto

Além das devidas autorizações e documentos exigidos pela Justiça do Trabalho, o profissional estrangeiro também deve, como em qualquer outro país, solicitar a emissão do seu visto.

O documento em questão deve ser concedido pelo Ministério das Relações Exteriores.

homem no aeroporto

No entanto, ele não pode ser solicitado a qualquer momento. Para isso, é necessário que alguma empresa brasileira já apresente uma proposta de contrato para o colaborador. Só assim ele poderá solicitar o documento.

Por sua vez, o visto pode ser temporário ou permanente. Geralmente, todo visto de trabalho tem uma validade mínima de 90 dias, depois de um ano, dois anos com contrato e dois anos sem o contrato.

Somente com o documento que um estrangeiro poderá exercer um ofício no país. Também é importante ressaltar que é extremamente proibido trabalhar com vistos de turista, estudante ou de trânsito.

Leia também: Quanto custa contratar um funcionário?

Quem pode realizar a contratação de estrangeiros?

Como você pode ter visto acima, a contratação de estrangeiros é um processo burocrático e minucioso, mas completamente obrigatório caso sua companhia deseje importar um talento para o país.

Mas qualquer empresa pode realizar a contratação de um funcionário estrangeiro? A resposta é simples: não.

Ações de marketing interno.

Isso porque existem alguns pré-requisitos que as companhias interessadas em contratar um estrangeiro devem atender.

O primeiro é que a empresa deve ter, pelo menos, dois terços de pessoas naturais do Brasil. 

Além disso, a companhia deve ter o orçamento necessário para contratar um profissional com carteira assinada — lembrando que um profissional com carteira é aquele que, por direito, deve receber férias, décimo terceiro salário, FGTS, descanso remunerado e demais direitos previstos por lei.

Leia também: Como aumentar o salário do funcionário sem ser impactado pelos encargos trabalhistas?

A presença de um estrangeiro na sua empresa pode ser capaz de oferecer uma nova bagagem com ricas experiências e aprendizados. Além de influenciar a contração de um ambiente diversos e multicultural, reduzindo preconceitos e discriminações.

Por isso, caso realmente seja do seu interesse contratar alguém de fora, é fundamental estar ciente de todas as regras, leis e documentos para transformar os planos em realidade.

Que tal tomar conhecimento dos principais encargos salariais e trabalhistas? Confira o blog da StrategyBox e saiba mais!

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!