O que é Campanha de premiação?

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O que é campanha de premiação?
O que é campanha de premiação?

Manter os colaboradores motivados e engajados com a organização nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que diversos fatores podem interferir na relação entre cada profissional e seus respectivos colegas de trabalho e até mesmo com seus líderes. Para acabar de vez com este tipo problema, entenda o que é campanha de premiação e como ela pode ajudar a sua empresa a ter um clima saudável e cada vez mais produtivo.

Se você precisa impulsionar as vendas de um determinado produto, está preparando o lançamento ou está com uma equipe desmotivada, investir em uma campanha de premiação pode ser a melhor solução. Lembre-se sempre de valorizar as relações humanas e promover a integração das equipes.

Esta é uma estratégia utilizada por empresas de todos os portes e setores, que apresenta altos índices de eficácia. Basta ter um objetivo definido e um bom planejamento que você poderá observar diversos benefícios da campanha de premiação. Confira!

O que é Campanha de Premiação?

A campanha de premiação é uma ferramenta poderosa do marketing de incentivo, que tem como proposta motivar os colaboradores de uma organização. 

A estratégia se baseia em um sistema de recompensas, onde os colaboradores que atingirem as metas pré-definidas receberão prêmios como uma forma de retribuição pelo bom desempenho.

O que de fato é a premiação?
Entendendo a premiação de colaboradores

O objetivo da campanha de premiação é incentivar os funcionários e mantê-los engajados com o trabalho e o gestor poderá utilizar esta ferramenta para dois propósitos: impulsionar as vendas de um produto ou serviço específico, ou motivar os seus colaboradores reconhecendo o bom trabalho desempenhado pelos mesmos.

Para que a sua campanha obtenha sucesso atingindo os objetivos propostos é preciso ter um bom planejamento e, é claro, oferecer prêmios que sejam atrativos para cada colaborador envolvido. 

Se quiser entender mais sobre as campanhas de premiações e aprender a planejar uma estratégia de sucesso, continue lendo que iremos apresentar ótimas dicas para você.

Como manter os funcionários motivados?

Aposte nas estratégias do marketing de incentivo. Implementar campanhas de premiação na sua empresa é garantia de sucesso. Além de motivar os funcionários, as campanhas tornam a empresa mais produtiva e mais lucrativa.

Só não se esqueça que a campanha deve ser atrativa para os colaboradores que irão participar, faça uma análise da sua equipe e entenda quais tipos de prêmios seriam mais interessantes para eles. Alguns exemplos mais comuns são:

  • Cartões pré-pagos de premiação habilitados para compra ou saque, personalizados ou não
  • Cursos
  • Prêmios físicos
  • Carro, moto e bicicleta
  • Experiências

As opções são inúmeras e uma dica é apostar em prêmios que beneficiem também a família do colaborador, presentear os entes queridos pode ser um grande atrativo para alguns. Justamente por oferecer liberdade de escolha, os cartões de premiação são os mais escolhidos pelas empresas.

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Foto por Chase Clark em Unsplash

Presentes em forma de dinheiro são sempre atraentes, mas proporcionar momentos também podem ser uma boa escolha, por exemplo, premiar o colaborador com uma viagem pode ser uma oportunidade única, sempre que ele relembrar os momentos vividos ele irá se lembrar de quem possibilitou isto.

A escolha pelos pelos cartões é muito vantajoso, pois se adequa a todo tipo de orçamento. A possibilidade de receber um valor adicional agrada a todos, diminuindo a chance da empresa errar na premiação e frustrar seus participantes.

Como fazer a sua campanha de premiação ser um sucesso?

Ter um bom planejamento é a chave para uma estratégia bem sucedida. Reúna todos os gestores de todos os setores e veja o que eles têm a dizer sobre metas, números, objetivos. Quanto mais ideias surgirem, mais estruturada será sua campanha e os riscos de algo dar errado será reduzido.

Mas, para que você possa se nortear, confira as dicas que preparamos:

Planejamento e estruturação

Como já adiantamos, para que a sua campanha de premiação seja um sucesso você deverá planejá-la com muita antecedência. 

Elabore o projeto com calma e este processo inclui reuniões com os demais gestores para ouvir outras opiniões e, principalmente, evitar possíveis erros.

Planejamento e estruturação da ação de incentivo
Planejamento e estruturação da ação de incentivo

Um exemplo de uma situação que você poderá evitar com um bom planejamento é em relação ao orçamento. Imagine a seguinte situação: você faz a divulgação da campanha e a empresa não tem verba suficiente para oferecer o prêmio proposto. Isso poderá ser extremamente prejudicial para a campanha, além de desmotivar ainda mais os seus colaboradores.

Por isso nós reforçamos, tenha um bom planejamento e conte com a ajuda dos demais gestores. Ter um plano B no caso de alguma etapa sair do previsto também é aconselhável.

Elabore premiações mistas

Existem diversos tipos de premiações que você poderá usar de modelo para a sua campanha. A mais utilizada é a de premiações mistas. Nela você poderá beneficiar o colaborador que mais se destacou, mas também poderá premiar a equipe toda.

Premiações Mistas
Premiações Mistas

Você pode estipular uma meta geral que o setor escolhido para participar da campanha deverá atingir. Dessa forma, os colaboradores só receberão os prêmios se atingirem esta meta. Essa é uma forma de incentivar o trabalho em equipe e deixar de lado a competitividade, afinal um colaborador irá motivar o outro para que todos consigam alcançar o objetivo final.

Se o setor atingir a meta, todos receberão um prêmio. Além disso: os colaboradores que mais se destacarem, como por exemplo, o mais produtivo, o colaborador com espírito de líder ou o que mais se empenhou em ajudar outros colegas (a definição fica a critério do gestor) receberá um prêmio exclusivo e diferenciado.

Inclua os participantes

O objetivo da campanha de premiação é motivar e engajar os colaboradores com a organização, mas além disso é preciso demonstrar que você realmente se importa com estes funcionários.

O sentimento de pertencimento e reconhecimento valem muito mais do que qualquer prêmio, explore a possibilidade de oferecer mais do que uma recompensa, a possibilidade de uma promoção e a geração de novos cargos podem ser uma boa escolha.

Mantenha a campanha sempre atualizada

Algumas campanhas possuem um prazo de duração maior e, por este motivo, é comum que o projeto seja ofuscado com o tempo. Diante deste cenário, é importante estar sempre atualizando as informações.

Crie uma comunicação específica da campanha para que as informações sejam passadas de forma periódica e transparente. Uma opção fácil e sem custo é enviar com frequência e-mails para os participantes com lembretes relacionados ao status da campanha e seus números de forma a motivar durante toda esse trajetória.

Atualize os participantes da campanha de premiação
Atualize os participantes da campanha de premiação

Assim, é importante fazer, semanalmente ou mensalmente, um balanço de como está o andamento da pontuação de cada colaborador e quem está liderando com mais pontos.

Utilizar os grupos fechados nas redes sociais para fazer estas atualizações pode ser uma boa alternativa, pois desta forma o participante poderá consultar o placar e as novidades sempre que desejar.

Faça um evento de encerramento

A campanha de premiação é um projeto exclusivo e merece ter um bom encerramento. Invista em um evento direcionado para os participantes. Este momento descontraído aproxima as pessoas e gera lembranças agradáveis.

Realizando evento de encerramento
Realizando evento de encerramento

Mesmo se preferir algo mais reservado não deixe de usar a temática da campanha e invista em uma palestra comandada pelos líderes da organização. Essa pode ser uma boa oportunidade de unir os colaboradores com a alta gestão. 

Ter o seu trabalho reconhecido pelo líder da empresa é a forma mais eficaz de um colaborador se sentir motivado.

O evento de premiação é o momento ideal para inovar. Faça a entrega de certificados, troféus ou medalhas para os ganhadores. 

Conclusão

Como podemos observar, investir em uma campanha de premiação é sinônimo de sucesso. Para momentos de baixa sazonalidade, por exemplo, apostar em uma estratégia como essas pode trazer resultados incríveis.

Elevar a autoestima dos seus colaboradores, unir equipes e estimular competições saudáveis são ações benéficas para a empresa. 

Não perca tempo, se reúna agora com os demais gestores e coloque as suas ideias em prática, inove e aposte nas estratégias de incentivo que você irá observar a melhora em diversos aspectos da sua empresa.

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Sergio Mizusaka é co-fundador da StrategyBox e COO da empresa. É formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela USP e possui certificação de Coach em PNL pela The Society of NLP. Com um histórico diferenciado e mais de 20 anos de experiência executiva na prestação de serviços, Sergio possui excelentes habilidades operacionais e de desenvolvimento de produtos, sempre focado nas necessidades dos clientes e na otimização das operações para melhoria da qualidade do serviço. Sua visão de negócio e grande capacidade de engajamento das equipes que lidera vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.