Como a campanha de premiação pode aumentar a sua lucratividade?

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Como a Campanha de Premiação Pode Aumentar a sua Lucratividade?
Como a Campanha de Premiação Pode Aumentar a sua Lucratividade?

O objetivo central de grande parte das campanhas de premiação é otimizar os lucros de uma empresa por meio do estabelecimento de metas e objetivos a serem alcançados pelos colaboradores, premiando aqueles que apresentarem os melhores desempenhos.

Mas de fato, como a campanha de premiação pode aumentar os lucros da sua empresa? É isso que este artigo busca elucidar, permitindo um entendimento claro e objetivo dos benefícios compostos em uma ação de incentivo.

As campanhas de premiação surgiram com o objetivo de manter colaboradores motivados, construindo uma atmosfera de desenvolvimento profissional, aprimorando a execução de tarefas e maximizando os lucros da organização.

Ter uma equipe motivada é sinônimo de execução de tarefas de forma mais eficiente. Em outras palavras, a motivação pode ser entendida como: aumento na produtividade, engajamento com as metas da organização e retenção de talentos dispostos a vestirem a camisa da empresa.

Esta percepção ficou ainda mais clara em uma pesquisa realizada pelo grupo Right Management, com cerca de 30 mil pessoas de 10 países diferentes e 10 mil delas residentes no Brasil, constatou-se que profissionais motivados são 50% mais produtivos.

Além disso, segundo um estudo global realizado pela empresa Gallup (empresa especializada em pesquisas de opinião), empresas com funcionários engajados, realizados profissionalmente e gratificados, têm rentabilidade 20% maior.

Benefícios da campanha
Benefícios da campanha

E você como gestor ou líder de uma empresa, já deve saber que a lucratividade de um negócio está intrinsecamente ligado com a capacidade produtiva que se tem.

Além de proporcionar maior engajamento, uma campanha de premiação costuma despertar no profissional um sentimento de pertencimento, tornando-se parte da solução e manutenção de um ambiente de trabalho agradável.

As ações de incentivo através de premiações são baseadas em modelos que buscam aprimorar e investir no desenvolvimento de capital intelectual e produtivo. Este tipo de mecanismo envolve diretamente a motivação, o reconhecimento e a recompensa como meio de gratificar o desempenho positivo em prol da organização.

As ações das campanhas de premiação costumam surtir efeitos no aumento de venda, expansão de mercado e estímulos de comportamentos através de metas pré-estabelecidas.

Conheça agora alguns benefícios das campanhas de premiações e suas ações diretas na lucratividade da sua empresa.

Benefícios da campanha de premiação

Como citamos acima, o principal motivo para o investimento em ações de incentivo está ligado com o desejo da empresa em fazer concessões que gratifiquem o colaborador por seu esforço.

Além disso, o comum é que os custos da campanha sejam cobertos através do retorno financeiro conquistados com a ação, normalmente advindo do alcance de metas e avanços de mercado, como resultado do aumento de produtividade.

Para entender melhor, confira os principais benefícios de uma campanha de premiação e descubra como a campanha de premiação pode aumentar a sua lucratividade.

Leia também: Por que investir em campanhas de incentivo

Alcance das metas do negócio

Para que uma empresa mantenha-se lucrativa e competitiva, buscar metas ambiciosas, porém realistas, é fundamental para o seu crescimento e visibilidade no mercado.

E uma vez que se investe na motivação de um colaborador, conquistar as metas costuma ser uma tarefa cada vez mais fácil.

Considerando um colaborador motivado, bem remunerado, valorizado e com o sentimento de pertencimento aflorado costuma ter uma produtividade superior, ele também busca aprimorar-se para favorecer o trabalho. E isso se torna um ciclo virtuoso, com uma sequência de resultados positivos.

Ambiente corporativo saudável

Em um ambiente corporativo, onde não existe a possibilidade de progressão de forma igualitária e justa para todos os membros, situações de conflito, inveja e desgastes nas relações costumam ser comuns.

Este é um contexto que gera dificuldades para realizar trabalhos em equipe. Incompatibilidade de ideias e valores também resultam em dificuldade para encontrar soluções para desafios, de forma a diminuir a capacidade produtiva de uma empresa.

Two middle age business workers smiling happy and confident. Working together with smile on face hand giving high five at the office
Harmonia e espírito de equipe é indispensável

Com a realização de campanhas de premiação, visando dar possibilidades de retornos e motivação de forma justa para todos os setores e membros individualmente, se extingue a possibilidade de comparações, evitando atrasos e divergências de interesses.

Para um ambiente de trabalho próspero, manter a harmonia e espírito de equipe é indispensável, resultando em benefícios diretos para a organização.

Atração e retenção de bons profissionais

Para uma empresa, o capital mais importante são as pessoas, nesse caso, seus bons colaboradores. Atrair colaboradores eficientes ou reter talentos só se faz possível em ambientes que valorizem o desempenho acima da média.

Profissionais dedicados, ambiciosos e talentosos buscam ambientes de trabalho dos quais permitam e incentivem seu crescimento profissional, intelectual e produtivo. Importante dizer que uma boa remuneração apenas não é suficiente para reter talentos.

A atração de profissionais mais capacitados vai proporcionar um ecossistema de desenvolvimento, avanços e lucratividade quase que automático. Como consequência, outros profissionais desejarão fazer parte de uma equipe que investe em seus colaboradores.

Aumento expressivo da lucratividade

Quando se busca compreender como a campanha de premiação pode aumentar a sua lucratividade, é preciso voltar os olhos para o desempenho de uma equipe.

O principal objetivo de uma campanha de premiação é desenvolver e ampliar a capacidade produtiva de um profissional ou times inteiros, tornado possível a retenção de novos clientes ou a reativação dos mesmos.

O investimento em ações que despertem o desejo de alcançar uma meta para receber uma premiação tem impacto nos esforços do colaborador, resultando em uma maior lucratividade.

Aumento de resultados com baixo custo

Uma vantagem indiscutível das campanhas de premiação é a sua alta flexibilidade, podendo ser desenvolvida com investimento financeiro muito baixo. E mesmo quando existe um investimento maior, normalmente a campanha estabelece objetivos dos quais acaba cobrindo todos os custos da ação.

Dessa forma, empresas de todos os tamanhos são capazes de implementar campanhas de incentivo adaptadas à sua realidade, permitindo um controle e obtenção de resultados significativos.

Fortalecimento da marca

Um dos caminhos para obter o sucesso da empresa é o fortalecimento da sua marca. Não é por acaso que os trabalhos de branding (construção de marca) nunca saíram de moda.

São vários fatores que contribuem para o crescimento de uma marca, mas você já parou para pensar que talvez a maneira mais eficaz de conseguir isto esteja bem próxima de você?

Quem é a melhor pessoa para fazer uma boa propaganda de uma empresa se não a pessoa que trabalha dentro desta organização? 

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Foto por Austin Distel em Unsplash

Sim, seus funcionários podem ser seus melhores aliados para o seu crescimento. Um funcionário satisfeito com seu trabalho faz questão de demonstrar para outras pessoas o orgulho de fazer parte deste time.

Através destas ações, cria-se uma impressão positiva, empresas que valorizam e se preocupam com seus colaboradores são reconhecidas. 

Conclusão

Conclui-se que as campanhas de premiação são capazes de promover maiores níveis de lucratividade, atribuindo investimento direto no capital humano de uma empresa.

Aplicando esforços diretos na motivação e valorização de seus profissionais, o resultado virá: aumento de produtividade e foco na conquista de metas pré-definidas.

Todos esses fatores juntos contribuem ativamente para a expansão de mercado, valorização da marca e lucratividade dos bens comercializados.

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Luciana André atua há 25 anos como executiva de empresas. Formada em Administração, possui pós-graduação em Finanças e MBA em Varejo e Mercado de Consumo pela USP. Profissional com experiência no Brasil e no exterior, atuou por 19 anos como executiva da multinacional de varejo C&A em áreas como Compras, Produtos, Planejamento e Projetos. Na área de Projetos, foi uma das líderes da equipe que comandou a implantação do ERP Oracle no Brasil e no México. Com grande habilidade estratégica e negocial, Luciana se juntou ao time da StrategyBox com o desafio de estruturar os sistemas de controle e vendas da empresa e dirigir a área Comercial. Sua capacidade em gerar resultados consistentes vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.