Por que investir em campanhas de incentivo corporativo?

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Por que investir em campanhas de incentivo corporativo?
Por que investir em campanhas de incentivo corporativo?

Você como gestor ou líder de uma organização já deve ter ouvido falar a respeito de marketing de incentivo, certo? Mas você sabe o que essa ferramenta representa e por que devemos investir em campanhas de incentivo corporativo?

O segredo para o sucesso de qualquer empresa ou negócio é ter uma equipe motivada e empenhada a semear bons frutos, mas para que isso aconteça de maneira constante é preciso investir da forma correta em técnicas que irão ajudar você e toda a sua equipe.

É normal que alguns setores recebam mais cobranças em relação ao trabalho a ser executado, como acontece, por exemplo, com o departamento de vendas.

Esse setor está diretamente ligado ao desempenho da empresa. Se os integrantes desta área estiverem se sentindo pressionados e sem motivação, como eles poderão fazer a sua empresa ter bons resultados?

Pensando nisso, hoje iremos falar sobre o marketing de incentivo e porque esta técnica está sendo cada vez mais utilizada em grandes organizações.

O que é marketing de incentivo?

Podendo ser chamado de marketing de incentivo ou campanhas de incentivo corporativo, esta técnica é composta por um conjunto de ferramentas e estratégias, que têm como objetivo motivar colaboradores, bem como parceiros e clientes de uma empresa.

O que é marketing de incentivo
O que é marketing de incentivo

A forma mais comum de se aplicar o marketing de incentivo dentro de uma organização é por meio de programas de recompensas, por exemplo, quanto melhor for o desempenho de um profissional ou equipe, maior será a recompensa.

Assim, ao oferecer premiações, o profissional em questão sentirá que o seu esforço está sendo reconhecido e ele ficará cada vez mais motivado a gerar bons resultados para aquela empresa.

Por que investir em campanhas de incentivo corporativo?

Como vimos anteriormente, o principal objetivo da estratégia de marketing de incentivo é manter os profissionais motivados. Com uma equipe empenhada, os resultados dos trabalhos serão melhores e quanto melhor for a produtividade mais sucesso uma empresa irá alcançar.

Outro fator importante é o sentimento de pertencimento que estas campanhas geram para os colaboradores. O reconhecimento pelos esforços e pelos valores de um trabalhador é o segredo para reter sempre bons talentos e ótimos profissionais em suas equipes.

Por que investir em campanhas de incentivo
Por que investir em campanhas de incentivo

Nas estratégias de marketing de incentivo, um programa de premiação ou recompensas pode ser uma alternativa saudável de gerar competitividade entre os colaboradores.

Quando desejamos conquistar algo, esse sentimento faz com que o nosso desempenho melhore e tenhamos mais determinação. 

Em um cenário corporativo, o aumento da produtividade dos colaboradores pode ser extremamente vantajoso em comparação à concorrência. 

E se você ainda tiver dúvidas se deve ou não investir em campanhas de incentivo corporativo, veja a seguir 6 motivos que farão você mudar de ideia.

Descubra por que investir em campanhas de incentivo

Engana-se quem pensa que as estratégias de incentivo servem apenas para os funcionários que atuam internamente em uma empresa.

Parceiros e clientes também poderão se beneficiar, veja como:

1. Satisfação e fidelização de clientes

Um funcionário motivado e satisfeito com seu trabalho poderá transparecer esse sentimento positivo em seu atendimento.

Uma boa recepção, por exemplo, fará com que o cliente sinta confiança para adquirir um produto ou serviço vindo de uma empresa que investe no bem-estar de seus colaboradores.

Sendo assim, o consumidor saberá que está investindo o seu dinheiro em um produto ou serviço de qualidade e, se acontecer eventuais problemas, o cliente poderá contar com um suporte técnico preparado para ajudar.

Com novos clientes conhecendo o seu produto ou serviço, que tal investir em maneiras de fidelizar a relação entre consumidor e empresa?

Ações de incentivo também podem ser aplicadas nestes casos, ofereça brindes para os novos clientes ou descontos nas primeiras compras e, para os clientes mais especiais, que tal oferecer experiências que se transformem em boas memórias?

2. Aumento da produtividade e retenção de bons profissionais

Incentivar seus colaboradores é a melhor maneira de potencializar o rendimento durante o trabalho. O colaborador saberá que, além de ter seus esforços reconhecidos, poderá receber recompensas por seu trabalho.

Esta satisfação pessoal obtida por meio das campanhas de incentivo, fazem com que o funcionário em questão se sinta valorizado, aumentando a possibilidade de fidelizar sua carreira na empresa.

Para a organização, esse fato é extremamente importante. Uma vez que a troca de funcionários diminui, outros gastos também serão reduzidos, como o investimento de tempo e recursos para realizar seleção, recrutamento e treinamento de novos funcionários.

Em resumo, funcionários motivados produzem mais e com mais qualidade.

3. Contribuição para o crescimento da empresa

Com uma boa campanha de incentivo, é possível perceber a melhora na produtividade e no comprometimento dos colaboradores com a empresa e a marca.

Funcionários que se sentem valorizados encontram maneiras de retribuir essa satisfação para a empresa.

Compartilhar soluções e ideias de melhorias que agregam valor e contribuem para o crescimento da organização são bem aceitas.

4. Fortalecimento da marca

Um dos caminhos para obter sucesso da empresa é o fortalecimento da sua marca. Não é por acaso que os trabalhos de branding (construção de marca) estão sendo cada vez mais procurados.

São vários fatores que contribuem para o crescimento de uma marca, mas você já parou para pensar que talvez a maneira mais eficaz de conseguir isto esteja bem próxima de você?

Quem é a melhor pessoa para fazer uma boa propaganda de uma empresa se não a pessoa que trabalha dentro desta organização? 

Sim, seus funcionários podem ser seus melhores aliados para o seu crescimento. Um funcionário satisfeito com seu trabalho faz questão de demonstrar para outras pessoas o orgulho de fazer parte deste time.

Através destas ações, cria-se uma impressão positiva, empresas que valorizam e se preocupam com seus colaboradores são reconhecidas. 

E para que seus funcionários fiquem satisfeitos, que tal investir em campanhas de incentivo?

5. Atraia bons profissionais

Para atrair bons talentos é preciso oferecer mais do que um bom salário e uma carteira assinada. 

Aposte nos benefícios a serem oferecidos, vá além dos planos de saúde e vale-alimentação.

Oferecer recompensas para aqueles que se destacarem na empresa mostra que você valoriza e reconhece as habilidades e o esforço de um bom profissional.

Este conjunto de atitudes constroem uma employer brand (marca empregadora) positiva. Com essa fama no mercado, outros talentos serão atraídos para sua empresa. E os benefícios não param por aí: os clientes também terão conhecimento da sua marca e serão atraídos pelos valores oferecidos pela organização.

6. Estimule a cooperação e o trabalho em equipe

Uma campanha de incentivo não precisa ser direcionada de forma individual. Você poderá promover recompensas para equipes que desempenharem o melhor trabalho com os melhores resultados.

Aposte em viagens em grupos para as equipes que se destacarem. Durante esta experiência, promova atividades de team building (formação de equipe), que consistem em treinamentos realizados em grupo, fortalecendo os laços entre os membros e estimulando o trabalho em equipe.

Conclusão

Investir em uma campanha de incentivo eficaz pode ser vantajoso para o sucesso de uma organização, assim como o fortalecimento da marca e fidelização de novos clientes.

Colaboradores que têm seus esforços reconhecidos e recompensados também se mostram motivados para desempenhar o melhor trabalho.

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Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.