O que é cartão presente?

O que é cartão presente?

Você sabe o que é cartão presente? Também conhecido como gift card, o cartão presente se assemelha ao que conhecíamos tempos atrás como vale presente.

Esta forma de recompensar bons colaboradores pode até ser considerado como inovador no cenário brasileiro, porém, em países como os Estados Unidos, ela é bastante comum.

Utilizar um cartão presente oferece inúmeros benefícios, tanto para quem o oferta quanto para quem o recebe. Dentre as vantagens, vale destacar a melhora da experiência de compras do cliente, a redução nos índices de rejeição dos prêmios, o aumento no engajamento e motivação de colaboradores, bem como o aumento no faturamento da empresa.

Se você ficou interessado no assunto e deseja entender mais, continue lendo esse artigo, pois nós da StrategyBox iremos falar tudo a respeito dos cartões de presente. 

Tire todas as suas dúvidas a respeito do que é um gift card, como ele pode ser usado e quais as vantagens em utilizar este tipo de benefício. Confira:

O que é um cartão presente?

O Gift Card, que em português chamamos de Cartão Presente, funciona como um tipo de cartão pré-pago. Ele é emitido a partir de um valor preestabelecido pelo comprador. Sendo assim, é possível presentear alguém de acordo com o orçamento disponível.

Cartão Presente
Cartão Presente

O gift card pode ser gerado na versão física ou online. Dessa forma, o beneficiário poderá usar o seu cartão em qualquer loja que aceite este método de pagamento.

A aceitação por este novo método de premiação se dá pelas vantagens que ele oferece, como por exemplo: a comodidade na hora de realizar uma compra, a versatilidade em que eles podem ser usados e a facilidade em acertar o prêmio, já que este cartão é sempre bem recebido por todos.

Como fazer um Cartão Presente?

Na StrategyBox você encontra diversas opções de cartões pré-pagos, desde os GoalBoxCard Chipado, que são ideais para saques, compras e oferecem maior liberdade de utilização; os GoalBoxCard Shop, que apresentam uma solução exclusiva para compras em lojas físicas e online; e os GoalBoxCard Combustível, que podem ser utilizados em em todos os postos de combustíveis.

A vantagem dos nossos cartões é que a pessoa que recebê-lo poderá usá-lo tanto em território nacional, quanto em viagens internacionais.

Além disso, o comprador poderá personalizar o seu cartão de acordo com a ação promovida pela empresa ou até mesmo estampando a sua logomarca.

Como utilizar um gift card?

A maneira mais comum para se utilizar um cartão presente é premiando colaboradores através de campanhas de incentivo.

Dessa forma, além de engajar e motivar os profissionais com uma recompensa satisfatória, a empresa poderá observar alguns retornos positivos, como aumento na produtividade e aumento nos lucros.

Uma outra maneira de se utilizar um cartão presente é criando campanhas para fidelizar, atrair e agradar os clientes. Se você é uma empresa que oferece um serviço ou produto, poderá aproveitar datas comemorativas para elaborar promoções especiais e contextualizadas.

Como usar cartão presente
Como usar cartão presente

Por exemplo: sua empresa trabalha com produtos específicos para mulher, aproveite o dia das mães para elaborar uma campanha com cartões presentes personalizados. Os clientes interessados poderão aproveitar esta ideia para presentear quem eles amam sem medo de errar. 

A criatividade é o único fator limitante para o uso de cartões presente. Além de ser um prêmio versátil, você poderá personalizá-lo com a logo da organização, fortalecendo o vínculo entre a empresa e o presenteado.

Quais tipos de produtos podem ser comprados com um cartão presente?

Como já dissemos acima, o cartão presente pode ser usado nas compras em lojas físicas e online, basta que o lugar escolhido aceite este tipo de pagamento. 

As possibilidades são inúmeras, existem cartões com vantagens mais amplas, como por exemplo, o GoalBoxCard Chipado, que oferece ampla liberdade ao cliente. Com ele, o usuário poderá fazer saques em bancos 24hrs, realizar compras em mais de 38 milhões de estabelecimentos, compras online, internacionais e pagamento de boletos. 

Descubra como usar o cartão presente em sua campanha de premiação
Descubra como usar o cartão presente

Também existem cartões de uso específico, como o GoalBoxCard Combustível, que é destinado a cobrir despesas em postos de combustível.

O cartão presente é muito usado como prêmio para ações internas. É uma ferramenta adequada, uma vez que dá liberdade de escolha de premiação e resgate ao usuário.

Quanto custa um Cartão Presente?

O gift card funciona como um tipo de cartão pré-pago. Para ele ser emitido é preciso que o comprador informe qual valor este cartão deverá ter em crédito. 

Portanto, o cartão presente poderá custar diferentes valores, tudo vai depender do orçamento disponível para este benefício.

Quais as vantagens de utilizar um cartão presente?

Agora que já entendemos o que é um cartão presente, quanto custa, as possibilidades de uso e os seus tipos, vamos entender quais as vantagens em optar por presentear alguém com um gift card.

Antes de começarmos a nossa lista, devemos ter em mente a principal vantagem de um cartão presente. Eles não são considerados produtos, como também não são considerados cartões de crédito, então não há incidência de ICMS na sua compra e nem há cobranças de IOF ou outras taxas comuns dos cartões de crédito, o que torna este tipo de presente um uma ótima opção.

Mas além destas duas vantagens, existem outras que podem ser muito interessantes e que você talvez não tenha pensado ainda, confira:

São usados como prêmios em campanhas de incentivo

Uma técnica que vem se tornando cada vez mais comum e aceita entre gestores para incentivar e motivar colaboradores, bem como obter resultados positivos na lucratividade da empresa são as campanhas de incentivo

Para este tipo de ação é oferecida uma recompensa para os colaboradores que obtiverem os melhores resultados. Os prêmios podem variar de acordo com o orçamento da empresa e perfil dos participantes, mas uma opção que apresenta bastante aceitação entre todos, são os gift cards. 

Cartão para campanha de incentivo
Cartão para campanha de incentivo

Em decorrência da sua versatilidade e possibilidade de uso, os cartões de presente se tornaram uma opção prática e funcional.

Outra vantagem é que, independente dos gostos e preferências de cada colaborador, é possível agradar de modo geral a todos, afinal, cada um poderá usar o seu prêmio da forma que for mais vantajoso.

Praticidade e comodidade

Nem sempre é fácil ou simples escolher um presente para outra pessoa, por este motivo, transferir esta responsabilidade para o cartão presente pode ser uma boa alternativa. Com esta opção, você poderá evitar erros ao escolher um produto que não seja tão atrativo para quem irá receber.

Comodidade do Cartão Presente
Comodidade do Cartão Presente

Outra vantagem é que nas versões virtuais você poderá enviar o cartão presente via e-mail de qualquer lugar e a qualquer hora. Trata-se de mais um diferencial para agradar os colaboradores, mesmo neste momento em que muitos estão trabalhando em regime de home office.

Experiência de compra

O cartão presente pode influenciar diretamente na experiência de compra de um usuário, especialmente pela satisfação que ele oferece, uma vez que o usuário poderá escolher algo de acordo com a sua preferência.

Experiência com cartão presente
Experiência com cartão presente

Outro fator importante é a flexibilidade dos gift cards, como já dissemos, existem inúmeras possibilidades para a utilização deste crédito.

Uma opção para presentear amigos e familiares

Para não errar no presente em datas comemorativas, utilize gift cards como alternativa. 

No Natal, faça campanhas de divulgação para o seu cartão presente, nesta época do ano as vendas aumentam e oferecer gift cards para seus clientes pode ser uma opção para estimular as vendas no seu negócio. 

Chamada para novos clientes

Outra vantagem em oferecer cartões presentes para seus clientes é que, mesmo que o cartão esteja sendo comprado por um cliente que costuma frequentar seu negócio com regularidade, o presenteado pode ser uma pessoa que nunca consumiu nada da sua empresa. 

Novos Clientes
Novos Clientes

Essa é uma ótima maneira de aumentar a sua carteira de clientes e atrair novos consumidores. Se o presenteado em questão tiver uma boa experiência de compra, há grandes chances dele indicar o seu negócio para outras pessoas e voltar com mais frequência. 

Fidelização de clientes

É extremamente importante estar sempre evoluindo e melhorando o seu negócio, principalmente quando falamos na experiência de compras para seus clientes.

Oferecer um benefício extra e que aumente as opções de escolha pode ser uma vantagem para agradar e atrair antigos e novos consumidores. 

Fidelização de clientes
Fidelização de clientes

Com a rotina agitada e todas as tarefas que temos que realizar diariamente, torna-se difícil ter tempo para pensar em presentes. Oferecer um gift card para seus clientes permite que eles possam agradar uma pessoa especial com mais facilidade.

Assim, sempre que este cliente precisar de uma opção simples e satisfatória, ele irá se lembrar da sua empresa. 

Considerações finais

Um cartão presente pode ser uma opção versátil e satisfatória para qualquer ocasião, portanto use a criatividade para usar este benefício da maneira mais proveitosa para sua empresa. 

Não se esqueça de conferir nossas principais soluções. Aqui na StrategyBox você encontrará as melhores opções para o seu negócio.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!