Descubra como usar o cartão presente em sua campanha de premiação

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Como usar o cartão presente em sua campanha de premiação?
Como usar o cartão presente em sua campanha de premiação?

As ações de incentivo vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo, em especial, as campanhas de premiação, devido ao seu alto poder estratégico e de retorno. Os resultados vêm em forma de incremento no desempenho de colaboradores, aumento da lucratividade e melhora da reputação das organizações.

Você vai descobrir agora como usar o cartão presente em sua campanha de premiação.

As campanhas de premiações visam estimular colaboradores, parceiros ou clientes através de metas de interesse da organização e, como estímulo, ofertam premiações.

Estas premiações podem ser bônus salarial, equipamentos eletrônicos, viagens, experiências ou cartões presentes.

Dentre as diversas opções, a mais democrática e fácil de incorporar ao orçamento da organização é o cartão presente.

A oferta de um cartão presente costuma ser muito bem-visto por parte dos colaboradores, dado o grau de dificuldade em encontrar prêmios que se adequem aos gostos e objetivos de cada um.

Além disso, costuma ser uma opção fácil de se encaixar na folha de pagamento, visto que é possível definir o valor exato do cartão que se deseja dar como prêmio.

Abaixo, você confere alguns benefícios do cartão presente, algo que é fundamental, antes de aprender como usar o cartão presente em sua campanha de premiação.

Quais os benefícios de utilizar cartão presente nas campanhas de premiação?

A vantagem mais atrativa do cartão presente é a liberdade total de escolha por parte do premiado, que pode fazer o uso do valor da forma que achar melhor.

Dessa forma, torna-se mais fácil alinhar a premiação com as expectativas de cada indivíduo, aumentando o engajamento e comprometimento com as metas estabelecidas.

Vejamos mais alguns exemplos de benefícios.

1. Economia e retorno financeiro

A escolha do cartão presente proporciona uma série de benefícios, mas talvez a economia é o que mais costuma agradar, principalmente durante a elaboração de uma campanha de premiação.

Economia e retorno financeiro
Economia e retorno financeiro

Uma vez que o cartão presente não incide em descontos na folha de pagamento dos colaboradores, normalmente o prêmio é pago de forma integral. Esse fator gera agilidade das operações financeiras e evita transtornos com encargos trabalhistas.

Além disso, esse tipo de cartão tem isenção de tributação, que mais uma vez, resulta em redução de custos para a empresa que deseja premiar seus colaboradores pelo bom desempenho.

2. O cartão presente é prático

Se você já realizou uma campanha de premiação, sabe como é difícil escolher uma premiação adequada e que agrade a todos. Desse modo, o cartão presente se mostra uma ótima opção.

O cartão presente é prático
O cartão presente é prático

Tanto pela democratização, visto que o premiado pode usar o mesmo da forma que melhor lhe convier, ou pela praticidade de usar em lojas físicas ou online.

Além disso, o cartão pode ser emitido na forma física ou digital, podendo ser usado em inúmeras lojas do varejo.

Outra praticidade é a possibilidade de recarga do cartão, permitindo ser usado em outras ações de incentivo para os mesmos colaboradores, reduzindo o custo da emissão do mesmo.

Em tempos tão corridos, ou como no cenário atual de pandemia, poder comprar sem sair de casa e com segurança é extremamente valorizado.

3. Motivação e reconhecimento

O maior ativo que uma empresa pode ter são as pessoas, sejam eles seus colaboradores, parceiros ou clientes. Dar a devida valorização a estes estimula e amplia a qualidade desse capital humano.

Motivação e reconhecimento
Motivação e reconhecimento no trabalho

Em qualquer empresa, ter um time de alta performance, produtivo e engajado com os objetivos e visões da organização não é tarefa fácil.

Sendo assim, estimular e recompensar estes profissionais por seu empenho e por atingirem as metas de interesse da organização tende a construir um sentimento de pertencimento, resultando em maior produtividade.

E é ai que entra o cartão presente: uma forma simples, prática e segura de atender às expectativas e valorizar as pessoas por seus esforços em prol do desenvolvimento da organização.

Como usar o cartão presente em sua campanha de premiação?

Existem diversos exemplos de brindes para campanhas de premiação, mas de todas as opções, certamente o cartão presente é o mais flexível, independente do tamanho da empresa.

A estratégia de utilização do cartão em uma campanha de premiação é muito ampla, podendo envolver também uma aplicação mais simples.

Por exemplo: estabelecer uma determinada meta de vendas e dar o prêmio para o vendedor ou a equipe que alcançar a meta.

Descubra como usar o cartão presente em sua campanha de premiação
Descubra como usar o cartão presente em sua campanha de premiação

Também é possível definir um sistema de pontos, gerando uma gamificação na empresa.

Ao invés de definir um grande objetivo, podendo dar a impressão de ser impossível de se alcançar, defina pequenas metas com premiações menores entre elas, veja o exemplo abaixo:

Vamos supor que o seu objetivo principal é conquistar 50 novos clientes. Você pode dar aos seus colaboradores cartões presentes a cada 10 novos clientes, com valores menores.

Dessa maneira se torna mais fácil custear a campanha, sem dar a sensação de ser uma meta muito difícil, que pode resultar na falta de engajamento ou motivação do seu time.

Veja um exemplo real do uso de cartões presentes em uma campanha de premiação:

Realizado pela empresa Nextel e batizado de Atitude In, um dos principais programas de incentivo da organização premia os colaboradores que mais contribuem para o clima de união e as vendas da empresa com cartões multiculturais (que oferecem descontos em livros, shows, teatros, etc.) e prêmios em dinheiro. 

Além disso, colaboradores que completam 5 ou 10 anos na empresa também recebem benefícios, assim como os colaboradores de destaque de diferentes áreas.

Cuidados ao premiar com cartão presente

A oferta de cartões como prêmio por bom desempenho costuma ser muito simples de se aplicar e, como citamos acima, é isento de encargos tributários, mas isso não quer dizer que você não deva tomar alguns cuidados.

Mesmo sendo uma forma “fácil” de controlar o custo do incentivo, um bom planejamento orientado pelo setor financeiro é fundamental.

Cuidados ao premiar com cartão presente
Cuidados ao premiar com cartão presente

O pior cenário em uma ação com o objetivo de motivar os colaboradores é não conseguir entregar o que foi prometido, provocando descontentamento e falta de confiança na liderança da organização.

Confira mais alguns cuidados importantes:

  • Qual é o objetivo da minha campanha?
  • Qual ou quais setores irão participar da campanha de premiação?
  • Qual orçamento o setor financeiro poderá dispor para o projeto?
  • Quais canais de comunicação eu encontro os meus participantes com mais facilidade?
  • Como eu posso fazer o contato entre a campanha e esses colaboradores? Através de meios digitais ou físicos?
  • Como eu irei fazer as atualizações e manutenções da campanha?
  • Como será realizada a entrega dos prêmios?
  • Que tipo de sistema de recompensas será utilizado? Prêmios por meta? Prêmios pelo melhor desempenho? Sorteios?

Como adquirir cartões presentes para sua empresa?

Atualmente existem diversas empresas que fornecem cartões presentes, a StrategyBox é uma delas.

Aqui você tem um cartão que permite personalização, isto é, incluir o logo da sua empresa ou da ação. Com este cartão, o portador pode realizar saques e fazer compras por aproximação, tanto no Brasil quanto no exterior, além de realizar transferências para conta corrente, pagamento de boletos e recarga de celular.

Clique aqui e saiba mais!

Landing Strategybox
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Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.