Como incentivar o treinamento e a capacitação de funcionários?

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Atualmente, a capacitação e treinamento de funcionários é uma das ferramentas mais importantes para elevação da produtividade, aumentando as chances das empresas crescerem de maneira substancial e constante.

Apesar de alguns ainda poderem argumentar que o desenvolvimento do profissional deveria ser algo de sua inteira responsabilidade, a verdade é que essa é uma visão limitada e simplista.

Garantir que seus colaboradores possuam as melhores habilidades e estejam sempre em constante evolução é o caminho ideal para que empresa atinja resultados ainda melhores. São os profissionais competentes e bem preparados que alcançam e superam as metas.

O investimento em capacitação e treinamento é capaz de aumentar fatores como: produtividade, engajamento, eficiência nas tarefas e motivação, entre tantos outros benefícios a curto, médio e longo prazos para colaboradores e organização.

Treinar e capacitar seus funcionários é uma forma de reter talentos, inovar continuamente, se atualizar perante as transformações constantes do mercado e ainda garantir que seus colaboradores estejam sempre motivados a ir além.

Para compreender um pouco mais sobre como fazer isso, reunimos aqui as informações mais importantes sobre como incentivar o treinamento e capacitação de seus funcionários.

O que significa Treinar e Capacitar funcionários?

Por melhor que tenha sido a formação ou experiências anteriores de um profissional, isso não significa que ele não possa aprender mais sobre sua área de atuação e atividades que precisa realizar, se atualizar de acordo com as mudanças advindas das transformações do tempo e da tecnologia e até mesmo desenvolver novas habilidades e conhecimentos.

Uma empresa que se compromete a investir em treinamento e capacitação dos seus funcionários é uma corporação que visa ajudar no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, investindo para aumentar o desempenho de suas equipes e potencializar os resultados diários obtidos por elas.

Em um primeiro momento, isso pode soar como algo complexo, caro e difícil de ser realizado, mas existem diversas maneiras de realizar essas duas tarefas, sendo algumas delas realmente simples.

um profissional aprendendo mais com sua área de atuação
Um profissional aprendendo mais com sua área de atuação

O treinamento de um funcionário, por exemplo, pode ir desde o acompanhamento a um colega com maior tempo e experiência dentro da empresa por um período determinado até um curso intensivo e prático para alguma atividade específica.

Oferecer aos seus funcionários a oportunidade de conhecer mais a fundo as atividades e conhecimentos que irão precisar para exercer suas funções irá permitir que sejam capazes de alcançar suas metas com maior facilidade.

Isso aumenta a qualidade do trabalho desenvolvido, os deixa mais motivados a realizá-lo e engajados em se alinhar com os objetivos da empresa, que se beneficia ao também ser capaz de manter esses profissionais, que tendem a se tornar ainda melhores com o tempo, por um longo período na organização.

Existe diferença entre Treinamento e Capacitação?

Esses dois termos podem ser considerados sinônimos por alguns e facilmente confundidos por outros, mas a verdade é que existem diferenças fundamentais entre os dois processos.

Ao se referir a treinamento de funcionários é importante frisar que ele possui o objetivo de tornar o profissional ainda melhor em algo que ele já sabe ou conhece, dando a ele as ferramentas necessárias para aperfeiçoar suas habilidades e diminuir as chances de que cometa erros ao realizar tarefas.

O treinamento pode, por exemplo, os ensinar novas formas de atingir determinadas metas, melhores meios de realizar tarefas e técnicas que estão mais de acordo com a cultura já desenvolvida dentro da empresa.

É algo que pode ser feito de maneira mais pontual e rápida, visando melhorar a execução das tarefas e um aperfeiçoamento prático, onde quem o recebe está em uma posição passiva, apenas absorvendo o conhecimento.

dois termos que podem ser considerados sinônimos por alguns, e facilmente confundidos por outros
Dois termos que podem ser considerados sinônimos por alguns e facilmente confundidos por outros

Já a capacitação, também chamada de desenvolvimento pelos profissionais que o desenvolvem e aplicam, é um processo que tem o futuro do colaborador como objetivo e base.

Na capacitação, o mais importante é aprimorar o conhecimento, habilidades e atitude dos profissionais, sem que para isso os ensinamentos estejam ligados de maneira direta a um processo ou atividade em específico.

A capacitação é uma atividade de médio e longo prazo, que possibilita que esses funcionários conquistem um acúmulo de conhecimentos e informações acerca da área em que atua, tarefas que realiza e mercado onde sua empresa está inserida.

Com o tempo, à medida em que ele for absorvendo esses conhecimentos, seu desempenho irá melhorar e sua qualidade como profissional se elevar, tornando-o capaz de realizar uma gama maior de atividades e em uma qualidade superior.

Tanto o treinamento quanto a capacitação de funcionários pode tanto ser feita de forma individual quanto para equipes completas.

Por que o treinamento e capacitação dos colaboradores é indispensável?

O mercado se torna mais e mais competitivo com o passar do tempo e as empresas que conseguem manter profissionais capacitados e habilidosos acabam tendo uma chance maior de conseguirem se manter atuais, relevantes e em crescimento.

Além disso, investir em seus funcionários irá fazer com que os próprios colaboradores se sintam estimulados a aprender e se desenvolver como profissional, criando uma cultura em sua empresa, onde o aprendizado e evolução se tornem a base mais importante.

as empresas que conseguem manter profissionais capacitados e habilidosos
As empresas que conseguem manter profissionais capacitados e habilidosos

Se a empresa conseguir criar um ambiente produtivo, onde alcançar e ultrapassar as metas estipuladas seja algo fácil de ser realizado, seus produtos e serviços serão os melhores e os lucros e resultados alcançados ainda maiores.

Mas afinal: como fazer isso? Existem diferentes maneiras de realizar um treinamento ou capacitação, que podem ser centradas em habilidades específicas, liderança, mentoria, reciclagem e gratificação, entre outros.

O próximo passo é escolher de qual forma será aplicado, já que pode ser através de um curso presencial ou online, coaching empresarial, workshops ou até mesmo em ações realizadas dentro da empresa ou em um espaço externo.

Capacitação de funcionários: Defina quais são as necessidades da empresa

Antes de escolher qual o formato do treinamento ou capacitação dada aos seus funcionários, é preciso identificar quais as necessidades da sua empresa, em quais pontos são necessárias melhorias ou atenção.

Pegue como exemplo uma situação onde a empresa decida investir em um treinamento para melhorar as habilidades em vendas dos seus funcionários, mas em uma avaliação mais cuidadosa é percebido que, na verdade, seu ponto fraco é o pós-venda.

em quais pontos são necessárias alguma melhoria ou atenção
Em quais pontos são necessárias alguma melhoria ou atenção

Por melhores que sejam os benefícios de se investir na capacitação dos seus colaboradores, esse processo não pode ser feito de maneira impensada ou sem uma análise prévia, já que as necessidades dos profissionais e os objetivos a serem alcançados devem ser levados em consideração.

Por isso, antes de planejar qual será e como irá funcionar o treinamento ou capacitação, busque compreender o funcionamento e as necessidades da organização. Com isso, planeje suas ações de modo a conscientizar seus funcionários de quais pontos pretende melhorar e como pretende fazer isso.

Crie um bom planejamento de treinamento de funcionários

O planejamento tem papel fundamental no bom funcionamento de qualquer processo, e não seria diferente ao no desenvolvimento de um treinamento ou capacitação para os seus funcionários.

Depois de identificar as lacunas e falhas da sua empresa, é preciso então criar um cronograma detalhado sobre como será feito, por qual período e para quais colaboradores.

Para fazer isso, liste uma série de tópicos que devem ser levados em consideração, como: quais treinamentos já estão sendo feitos na empresa, quais devem ser paralisados e quais devem continuar, qual método de aprendizado se aplica melhor aos funcionários que serão o foco, qual o melhor método de aplicação, se é preciso desenvolver uma capacitação dentro da empresa ou de forma externa, entre tantas outras.

ter em mente um planejamento para seus funcionários
Ter em mente um planejamento para seus funcionários

Ao encontrar as respostas para cada um desses tópicos, é preciso então conscientizar os funcionários do que será feito, como e com qual objetivo, já que é preciso que eles estejam conscientes de todo o processo para tirar o melhor proveito dele.

Busque sempre os deixar a par do que está sendo feito, seja através de vídeos explicativos, e-mails, diálogo com os líderes de equipe ou qualquer outro meio que ache que irá se adequar melhor para divulgar a programação.

Garantir que funcionários e idealizadores do treinamento estejam alinhados é o que irá garantir que os resultados sejam os melhores possíveis e, para isso, os colaboradores precisam estar cientes do que e como tudo está ocorrendo, além da importância dessas ações.

Capacitação de funcionários: Incentive o aprendizado

Criar um ambiente em que todos os colaboradores sintam-se confortáveis e impelidos a compartilhar conhecimentos e desejar aprender um pouco mais é a melhor maneira de incentivar uma maior participação e aplicação em treinamentos e capacitações.

Para isso, a própria cultura organizacional precisa ter isso como uma de suas metas, garantindo que todos os funcionários, desde os mais altos na hierarquia até os mais baixos nela, sejam ensinados e incentivados para que essa seja uma realidade no ambiente de trabalho.

um bom incentivo, melhora o funcionamento da empresa
Um bom incentivo, melhora o funcionamento dentro da empresa

Para garantir que isso aconteça, é importante desenvolver um ambiente aberto ao diálogo, a aceitação de críticas construtivas que levem a evolução e que valorize trabalhos bem feitos, fazendo com que os funcionários desejem que eles se tornem uma constante, já que serão reconhecidos por eles.

Capacitação de funcionários: Valorize o pensamento inovador

Aprender é uma excelente maneira de também inovar, mas para isso os funcionários precisam se sentir confortáveis em dar voz a novas ideias e sentirem que serão reconhecidos por suas realizações.

inovar faz bem dentro da empresa
Inovar faz bem dentro da empresa

Por isso, para incentivar um ambiente que use e tire o melhor proveito do treinamento e capacitação de seus funcionários, é preciso que ele seja um local que valoriza o pensamento inovador, a sede constante de novos aprendizados e conhecimentos e a evolução de cada colaborador.

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Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.