Modelo de holerite para download

0
1209

O holerite, que também pode ser chamado de folha de pagamento ou de contracheque, é um documento presente na vida de todos os empregadores e empregados, mas que muitas vezes pode trazer dúvidas e dificuldades em como fazê-lo.

Esse é um documento que guarda todas as informações sobre pagamentos feitos aos funcionários, incluindo salários, comissões, bônus, horas extras e os descontos referentes ao INSS, FGTS, IRRF.

Nos casos em que a empresa disponibiliza aos colaboradores benefícios como vale alimentação, plano de saúde, transporte e seguros, os valores referentes aos abatimentos também estarão presentes no holerite.

São diversas informações que, em caso de serem preenchidas com erros, podem trazer problemas sérios a ambas as partes. Por isso, ter um meio para preencher esse documento de forma segura e rápida é essencial.

O que se deve levar em conta antes de preencher um holerite?

Antes de preencher e entregar o holerite a cada colaborador, é preciso prestar atenção a todas as informações que serão utilizadas nele, garantindo que todas elas estejam de acordo com a situação atual do funcionário.

Esse é um documento utilizado não apenas para informar ao empregado cada um dos aspectos do seu pagamento, como serve também para comprovar a renda do colaborador.

Ao precisar realizar financiamentos, empréstimos ou abertura de conta em bancos, será preciso apresentar os holerites recebidos em seus meses de trabalho, nos quais estarão registrados seus ganhos, garantindo a veracidade das informações financeiras cedidas.

Esse documento será utilizado também em outras situações, como a entrada de pedido da aposentadoria, como forma de confirmar e comprovar a renda anterior do futuro aposentado.

é preciso prestar atenção a todas as informações que serão utilizadas nele
É preciso prestar atenção a todas as informações que serão utilizadas no holerite

Por isso, dar a devida atenção a cada detalhe ao preencher o holerite é extremamente importante e, antes de fazê-lo, especialmente na primeira vez em que for preencher sobre um determinado funcionário, é necessário recolher as informações corretas.

Entre elas, vale destacar: o tipo de contrato de trabalho que o colaborador firmou com a empresa, qual o acordo salarial, inclusive aqueles estabelecidos com o sindicato, e se existem acertos e benefícios a serem somados.

Itens como os suplementos de insalubridade e de adicional noturno também devem constar no holerite do funcionário, assim como impostos como o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), quando necessário.

No caso das empresas que tenham uma cultura de horas extras e comissões sobre vendas ou outras bonificações referentes ao trabalho realizado pelo colaborador, os valores devem estar igualmente presentes no holerite.

As informações colocadas no holerite serão diferentes para cada funcionário, mas existem algumas que devem estar presentes em todos. A seguir, iremos explicar sobre alguns dos dados básicos que não podem faltar nesse documento.

Quais as informações que não podem faltar em um holerite?

Apesar de ser um documento no qual constará informações diferentes para cada funcionário, podendo mudar até mesmo de mês para mês, existem alguns dados que não podem faltar em nenhuma versão.

Algumas delas são referentes as informações da empresa, como o nome da mesma e o CNPJ, e elas costumam ficar na parte superior do documento, mais precisamente no lado esquerdo.

Em seguida, deve vir a data em que o holerite foi gerado e então as informações referentes ao funcionário, sendo as principais delas: seu nome completo, qual o cargo que ocupa e o departamento em que trabalha.

No restante dos espaços, devem estar listados os valores referentes a itens que costumam ser fixos todos os meses, como o valor bruto do salário, benefícios de alimentação e transporte ou impostos como o INSS.

os documentos são muito importante para o preenchimento do holerite
Os dados dos documentos são muito importantes para o preenchimento do holerite

Junto a essas valores que não costumam sofrer mudanças, serão adicionados aqueles que sofrem variações, como bonificações, comissões, bônus e participação nos lucros, entre outros.

Descontos, referências e vencimentos devem estar igualmente descritos no holerite de cada funcionário – e é importante que os profissionais de RH, que costumam ser responsáveis pela confecção desses documentos, tomem cuidado para que cada informação esteja sempre correta.

Como existem dados que não mudam de mês para mês, as tabelas usadas para confeccionar o holerite podem ser usadas como base todos os meses, bastando apenas mudar os valores e informações que sofrerem mudanças.

Já as versões de holerite mais usadas atualmente, se dividem em duas principais formas: os desenvolvidos para serem impressos, com base em uma planilha criada eletronicamente, e os desenvolvidos de forma inteiramente digital, não precisando ser impressos.

As vantagens de se ter um holerite montado no Excel

Muitos profissionais de RH passaram a usar de planilhas eletrônicas para montar os holerites que precisam ser entregues todos os meses, um instrumento que demonstra ser um importante aliado nessa tarefa.

Um dos maiores benefícios em se utilizar essa ferramenta tecnológica, como a oferecida pela Microsoft (planilhas Excel), é que ela apresenta uma facilidade muito grande para realizar cálculos.

Esse programa oferece uma ampla gama de possibilidades e mecanismos que facilitam o dia a dia dos profissionais do DP, já que realiza cálculos dos mais diversos com apenas alguns cliques.

Isso torna muito mais rápido e simples chegar aos valores necessários para saber o quanto deve ser pago, descontado e adicionado a folha de pagamento de cada funcionário da empresa.

praticidade ao ter um holerite no Excel
Praticidade ao ter um holerite no Excel

A planilha em Excel também permite salvar as versões antigas desse documento, até mesmo usando como base para os novos, onde é preciso mudar apenas alguns detalhes necessários no mês a que se refere.

Isso dá aos gestores uma visão mais ampla e clara sobre quais são seus custos e despesas mensais com cada colaborador. Essa visão lhe dá a oportunidade de realizar e estruturar projeções de resultados para planejar de forma mais acertada quando é o momento certo de realizar contratações, cortes e dispensas.

Por último, mas não menos importante, ao usar as planilhas eletrônicas, fica fácil acompanhar o desempenho individual de cada um de seus funcionários, especialmente em empresas onde é concedido bonificações geradas pelo rendimento ou comissões dadas por número de vendas.

Depois de estruturado e finalizado, bastará então apenas imprimir e entregar o holerite a cada funcionário da empresa. Existem alguns modelos que podem ser utilizados e são facilmente encontrados pela internet, e iremos disponibilizar dois deles a seguir.

Como funciona o holerite online?

O holerite online tem se tornado mais comum com o passar do tempo, já que as tarefas que realizamos no dia a dia estão sendo feitas por meio das telas dos nossos celulares e computadores, e não seria diferente para o desenvolvimento e entrega de documentos.

Atualmente existem softwares que permitem a confecção de holerites de forma totalmente digital, e que podem ser consultadas e entregues de maneira igualmente online.

Para isso as empresas utilizam esses programas para preencher as informações, que já terão seus cálculos e preenchimento de dados fixos feitos de forma automática. Os mesmos serão entregues via e-mail, Google Drive ou mesmo por aplicativo de celular.

É importante salientar que, segundo o artigo 464 da CLT, os pagamentos de salários devem ser feitos junto a um comprovante, o holerite, e que o mesmo deve ser assinado pelo funcionário.

com os dados diretamente salvos online
Dados podem ser salvos online diretamente

Entretanto, no caso dos pagamentos feitos via transferência ou depósito bancário, a assinatura deixa de ser necessária, já que as próprias transações servem como comprovantes.

Por isso, antes de se utilizar de softwares que gerem holerites online é importante se atentar a forma como são realizados os pagamentos.

Com uma rápida pesquisa pela internet, é possível encontrar diferentes sites que oferecem modelos desse documento em sua forma digital, sendo alguns dele o Holerite Online, Convenia e Epays.

Holerite Online: https://www.holeriteonline.com.br/gp/HEPesqCpf.aspx

Epays: https://www.epays.com.br

Convenia: http://mkt.convenia.com.br/modelo-holerite-contracheque-gratis?utm_source=blog&utm_medium=post

Landing Strategybox
Artigo anteriorComo incentivar o treinamento e a capacitação de funcionários?
Próximo artigoComo calcular as férias de seus funcionários?
Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.