Ilustração de campanhas de premiação.

Campanhas de premiação para funcionários: inspire-se em bons exemplos

Sendo uma das estratégias mais importantes do endomarketing, as campanhas de premiação atuam como forma de incentivar colaboradores, impulsionar vendas de produtos ou serviços e, principalmente, fortalecer a relação entre a empresa e todo seu time.

Com o frequente uso dessas ações motivacionais, é possível aprender com inúmeras empresas que estão construindo e inovando quando o assunto é campanhas de premiação. Nestes programas, o limite é a imaginação e não existem regras específicas ou apenas um método para que eles funcionem de maneira satisfatória. O ponto forte desta estratégia é que ela pode ser facilmente moldada e adequada para sua empresa ou negócio.

Podemos fazer um benchmarking por meio de diversos exemplos de campanhas de premiação para funcionários que deram certo, desde campanhas mais rápidas com apenas um mês de execução até campanhas mais extensas, com duração de até um ano. 

Assim como o tempo de execução de cada campanha, a premiação pode variar. O ideal é que você elabore uma ação que se encaixe no seu orçamento. Seria extremamente negativo para uma empresa se, no final da campanha, a premiação não pudesse ser efetivada. 

Confira as nossas soluções para sua campanha de premiação, clique na imagem

Portanto, fique tranquilo, nos exemplos de campanhas de premiação que separamos, você encontrará prêmios para todos os bolsos e necessidades. Não perca tempo, confira a seguir os 6 exemplos de campanhas de premiações para funcionários para você se inspirar e soltar a criatividade.

Importante dizer que, independente da campanha, metodologia e tema, a StrategyBox apresenta diversas soluções para a efetivação das premiações, com destaque para os cartões pré-pagos.

Exemplos de campanha de premiação para funcionários

Com a chegada das festas de fim de ano, período de confraternizações e o início de mais um ano, que tal incentivar seus colaboradores com campanhas de premiações para começar este novo ciclo com bastante empenho? Este é sem dúvida um ótimo momento para alavancar as vendas da sua empresa e motivar seus funcionários.

Pensando nesta ideia, confira a seguir alguns exemplos de destaque, utilizados por grandes marcas para promover suas campanhas de premiação.

1. “Conquista Premiada: Philip Morris”

Seguindo com o slogan “Ganhe território, colecione vitórias”, a empresa Philip Morris lançou no ano de 2011 sua campanha baseada na temática de conquistas territoriais, com o intuito de incentivar e promover as melhores estratégias de vendas entre suas equipes. 

Toda a campanha de premiação seguiu a temática à risca, com frases bem elaboradas e repletas de referências. Com data e hora marcada para a divulgação do projeto, a empresa instigou a curiosidade e interesse dos seus funcionários com frases do tipo: “Ajude nessa conquista. Para conquistarmos o sucesso sua participação será fundamental. Participe!”.

Ilustrações da campanha Conquista Premiada: Philip Morris.
Campanha de premiação “Conquista Premiada” da Philip Morris

As cartilhas e brindes pela participação também seguiram a mesma temática. Após preencher o formulário de participação, cada funcionário recebeu um medalhão personalizado com seu nome, seguido da marca da empresa, uma peça bem característica de combatentes. 

Mas, mesmo com uma campanha bem elaborada, é preciso também incentivar seus colaboradores com premiações. Nesta estratégia, a empresa utilizou a seguinte frase: “Afinal somos um único time com o mesmo objetivo. Faça parte e ajude nessa conquista. Você pode ganhar muitos prêmios”.

Fonte: https://danieloliveira01.wordpress.com/2011/10/26/philip-morris-evento-5/

2. “Bateu, Levou”: Leroy Merlin

A campanha de premiação “Bateu, levou” da rede varejista Leroy Merlin, lançada no ano de 2014, teve como objetivo impulsionar as vendas de um produto específico. Nesta ocasião, os vendedores que realizassem mais vendas do “Kit de monitoramento sem fio – modelo EHM 606” receberiam prêmios em dinheiro.

Cada loja teria sua meta estipulada, aqueles que conseguissem alcançá-la seriam recompensados. Promotores e merchandisers tinham um valor diferenciado para cada kit vendido.

Banner de apresentação Campanha de premiação Bateu, levou da Leroy Merlin.
Campanha de premiação Bateu, levou da rede varejista Leroy Merlin

fonte: https://www.behance.net/gallery/21030109/Campanha-de-Incentivo-Intelbras-Leroy-Merlyn

3. “Sou+ Previsul – Inspiração para você em Las Vegas”

Em 2016, a seguradora Previsul lançou uma campanha de premiação extremamente atrativa e motivadora para seus colaboradores, com duração de um ano. A campanha teve início no dia 01 de janeiro com seu término em 31 de dezembro.

A campanha teve o objetivo de incentivar e consolidar a parceria com seus corretores, disponibilizando ferramentas que possibilitassem a concretização das ideias que inspiram cada negócio.

Nesta ação, os corretores que atingissem uma marca em novas vendas teriam a oportunidade de concorrer a pequenas doses mensais de inspiração, com premiações exclusivas atreladas à temática do destino final de Las Vegas, como maletas de pôquer, chromecast para transformar a televisão em smart tv, caixa de som e power bank para carregar o celular a qualquer momento”.

Banner Promoção Sou+ Previsul – Inspiração para você Las Vegas
Campanha de premiação Sou+ Previsul – Inspiração para você em Las Vegas

No final da campanha, os 15 corretores que possuíssem as melhores metas iriam concorrer à tão esperada viagem para Las Vegas com direito a um acompanhante.

4. Caça ao Tesouro: Grupo Flytour

Sendo mais uma inspiração com prêmios em viagens, desta vez em âmbito nacional, o Grupo Flytour lançou, no período de 3 meses, a campanha de premiação Caça ao Tesouro. 

Com o objetivo de aproximar a relação entre a empresa e seus consultores de viagem, nesta ação os agentes deveriam fechar o maior número de viagens com fretamento semanal para Porto Seguro – BA, porém só seriam válidos os pacotes vendidos com saída de Belo Horizonte aos domingos.

Para manter os seus colaboradores motivados, nesta ação, as premiações ocorreram com regularidade, sendo uma delas semanalmente, onde o agente que conseguisse fretar a maior quantidade de pacotes para Porto Seguro (que estejam dentro das exigências da ação) receberia um valor no cartão pré-pago.

Banner campanha Caça ao Tesouro - Grupo Flytour.
Campanha de premiação Caça ao Tesouro – Grupo Flytour

Além disso também foram elaboradas premiações mensais, neste caso o agente que realizasse o maior número de vendas do fretamento para Porto Seguro no mês receberia um valor maior para gastar como lhe conviesse.

No final da campanha, a premiação de maior valor iria contemplar os 5 melhores agentes. De acordo com o proposto no slogan da campanha, “O grande tesouro” seria dividido acordo com as conquistas contabilizadas.

5. Workshop dos Campeões – Consórcio Nacional Honda

Sendo um modelo de campanha de premiação que se estendeu por alguns anos, o Workshop dos Campeões do Consórcio Honda premiou o ganhador da ação com uma viagem para a paradisíaca Aruba, localizada no Caribe. A campanha em questão chamava a atenção com seu inusitado slogan: “Você que suou a camisa o ano todo, chegou a hora de tirá-la”.

Banner campanha Workshop dos Campeões - Consórcio Nacional Honda
Workshop dos Campeões – Consórcio Nacional Honda

Com o sucesso da campanha de premiação, no ano seguinte, o Consórcio Honda trouxe novamente o seu Workshop dos Campeões, nesta nova edição, o prêmio seria ainda maior, os 150 gerentes das concessionárias que atingissem as melhores metas com os maiores índices de aprovação, melhores lideranças e gestão de equipes foram contemplados com uma viagem para Lisboa, em Portugal.

Para este Workshop, a Honda inovou e trouxe inúmeras melhorias. Com seu slogan “Você vai se sentir um Rei”, a campanha seguiu recheada de premiações aos ganhadores, com kits de boas-vindas composto por peças presentes na cultura lisboeta, guias de viagem e cardápios com os 10 melhores restaurantes da cidade para desfrutarem da alta gastronomia.

Para os gerentes interessados em participar da campanha, era necessário primeiramente identificar se sua agência estaria fazendo parte das concessionárias conveniadas e, para isso, foi elaborado um portal de relacionamento específico, com vídeo de apresentação, canais de chat e mensurações para feedbacks. Desta forma, se tornaria impossível a campanha ser esquecida. 

Sem dúvida alguma, pode-se dizer que a Honda conseguiu atingir seu objetivo com a elaboração da campanha, o incentivo para as vendas nas concessionárias, redução de inadimplência e consequentemente aumento da adimplência e fortalecimento da relação entre a empresa e seus gerentes.

6. Eu quero + recordes – Qualimax FoodService

Neste incentivo de vendas elaborado e proposto pela rede de produtos alimentícios Qualimax FoodService, os vendedores com os melhores resultados e com as melhores metas alcançadas receberam inúmeros prêmios especiais.

Os destaques são os produtos eletrônicos oferecidos na campanha, como televisores, celulares, computadores, notebooks, player de vídeos para automóveis, consoles de videogames, dentre outros. A campanha teve a duração de três meses.

Banner promoção quero mais recordes Qualimax FoodService
Eu quero + recordes – Qualimax FoodService

E então, com tantos exemplos diversificados, se torna impossível não se inspirar para criar sua própria campanha de premiação de sucesso. É possível observar que as campanhas são extremamente flexíveis e você, gestor, poderá facilmente lançar uma nova campanha que se adeque às suas necessidades e incentive seus colaboradores com ótimos prêmios.

Conclusão

Com os exemplos de campanha de premiação citados acima, podemos perceber que as grandes organizações apostam muito nos benefícios das campanhas de premiação. Sendo assim, é fácil presumir que essa estratégia é muito benéfica, tanto para a organização que aplica, como para seus colaboradores e clientes.

Investir em campanhas de incentivo, é uma forma autossustentável de manter seus colaboradores sempre motivados, comprometidos e prontos para encarar novos desafios. Além disso, a ação permite reafirmar seu compromisso com o cliente, tornando o relacionamento entre empresa e consumidor ainda melhor.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!