como medir o desempenho profissional

O que avaliar no desempenho do funcionário?

Quando o assunto é gestão de pessoas, a avaliação de desempenho se mostra como uma das práticas mais importantes. Essas metodologias são utilizadas com o objetivo de analisar o desempenho do funcionário de uma companhia, frente a indicadores previamente estabelecidos.

Um bom líder sempre buscará desenvolver, de forma constante, competências específicas e inerentes aos cargos dos seus funcionários. E esse crescimento deve ter seu embasamento na avaliação de desempenho. É aqui onde são detectados comportamentos e qualidades que podem ser aprimorados.

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Não espere que todos os funcionários funcionem como um funcionário ideal

Por que avaliar o desempenho de um funcionário?

Antes de falarmos como deve ser feita uma avaliação de desempenho, é válido entender os porquês desse processo.

A primeira razão é bastante simples: só conseguimos melhorar, se conseguimos detectar as falhas e os pontos de melhoria. Outro motivo importante é assegurar o bom andamento das atividades. Vale lembrar também que os resultados da companhia também dependem da performance das equipes.

Por dentro da avaliação de desempenho do funcionário

Quando o funcionário não é da área de vendas, sua avaliação de desempenho passa a ser um pouco mais complexa. Ao medir o desempenho humano, a ideia pode ser combinar aspectos quantitativos com aspectos qualitativos.

Avaliar com seriedade o desempenho dos funcionários trará grandes vantagens para sua organização e para todos os envolvidos.

Conheça a seguir algumas das maneiras mais eficazes de avaliar o desempenho dos funcionários em sua organização.

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Os períodos da sua avaliação de desempenho podem variar entre trimestral, semestral ou anual

1.Nível de execução

A execução de uma determinada tarefa é provavelmente o fator mais importante para avaliar o desempenho dos funcionários.

A execução do trabalho consiste em escolher uma tarefa e, então, ter a mesma entregue no prazo estipulado. Um funcionário que se concentra na execução efetiva costuma concluir a tarefa no prazo acordado, cometendo menos erros.

O bom funcionário entende o valor das prioridades para cumprir todas as responsabilidades. Essas são as pessoas com quem os profissionais mais experientes costumam confiar para tarefas urgentes.

Além disso, os funcionários que têm um bom nível de execução fazem parte da equipe de primeira linha. Portanto, inclua a capacidade de executar o trabalho no processo de avaliação de funcionários.

As pessoas que amam o que fazem também tendem a executar bem suas atividades.

2. Qualidade do trabalho

A qualidade do trabalho é um pouco diferente da capacidade de execução.

Aqui você se concentra em vários fatores, como o uso das melhores práticas, disponibilidade para clientes e colegas e capacidade de se ajustar de acordo com os requisitos da situação.

Para avaliar a qualidade do trabalho, você pode buscar feedbacks dos clientes ou dos próprios pares. Analise todos os relatórios e você saberá qual a qualidade do trabalho do funcionário durante um determinado período de tempo.

3. Nível de Criatividade

A criatividade é um dos pontos mais importantes na avaliação do desempenho dos funcionários.

Criatividade é pensar além das ideias básicas, sem comprometer a reputação, a produtividade ou os serviços de uma organização.

Colocar as ideias criativas em prática pode levar muito tempo, portanto apreciar os funcionários criativos é extremamente importante.

Identifique e reconheça todos os funcionários de alto desempenho, que parecem ter uma abordagem mais criativa do que os outros.

Quando o assunto é reconhecimento, considere os cartões de premiação da StrategyBox. São diversas soluções, que garantem total liberdade de escolha ao premiado. O MyBoxCard é um dos produtos que oferece diversos benefícios.

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4. Melhoria consistente

Não espere que todos os funcionários se destaquem em tudo que fazem. Difícil um funcionário ser realmente excelente em todos os pontos de avaliação.

Todo indivíduo tem suas próprias capacidades e fraquezas ao mesmo tempo. Por esse motivo, o gráfico de melhoria é uma forma de avaliar cada um de forma individualizada. Trata-se de um método que faz sentido para muitos empregadores.

Estamos falando de uma comparação do desempenho do passado com o presente. Você pode escolher o período para avaliar o gráfico de melhoria.

O gráfico crescente de melhoria mostra a determinação e a paixão pelo aprendizado de uma pessoa. O desejo e o esforço para melhorar é a qualidade mais recompensável.

5. Comentários de clientes e pares

Nesse método, você divide seus funcionários em dois grupos.

Um grupo incluindo todos os funcionários que lidam com seus clientes. O outro grupo com todos os funcionários que trabalham internamente.

Comece a avaliar os comentários que cada funcionário recebe de seus colegas e clientes. Para muitos modelos de negócios, os feedbacks dos clientes são mais importantes. Um funcionário favorito dos clientes certamente fará mais vendas no futuro.

Da mesma forma, quem tem um feedback negativo provavelmente diminuirá sua performance de vendas ao longo do tempo.

Da mesma forma, é mais provável que um funcionário que se dedique ao trabalho em equipe tenha um desempenho melhor em grupo.

É por isso que é necessário buscar o feedback de clientes e pares: para entender o futuro de um funcionário em sua empresa.

6. Resposta a feedbacks

Nenhum líder deseja ouvir desculpas ou justificativas por um trabalho mal feito ou desnecessário.

A capacidade de um funcionário de realmente ouvir e entender os comentários o torna valioso para sua organização. Você definitivamente deve avaliar o resultado do feedback dado a seus funcionários.

Importante dizer que todo funcionário pode cometer erros. Mas um funcionário confiável sabe ouvir o feedback e pensar criticamente sobre ele.

Muitos funcionários tentam justificar sua abordagem errada ou ouvem cegamente o feedback sem fazer nenhuma alteração em seu comportamento. Estes dois tipos são profissionais prejudiciais para sua organização.

Você precisa de funcionários que ouçam o que você diz e que também façam perguntas para entender as mudanças que deseja deles. A conversa deve ser de mão dupla.

7. Atitude de dono

Você também pode avaliar a qualidade da liderança em seus funcionários.

Um funcionário com espírito de liderança e mentalidade de dono deve apresentar soluções e maneiras de concluir uma tarefa. Eles geralmente tendem a apontar as melhores formas de se fazer algo.

Você precisa que todos os funcionários trabalhem como líderes em sua própria área e coordenem suas atividades com outros funcionários ao mesmo tempo.

Funcionários com este tipo de perfil atuam com agilidade para superar obstáculos e desafios. Dessa forma, sua organização pode crescer mais rapidamente.

8. Entregas no prazo

Você deseja que seus funcionários entreguem um trabalho de qualidade dentro do prazo?

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Além da qualidade da tarefa, avalie o prazo de entrega

Para isso, cada membro da equipe deve manter uma lista de tarefas atualizada, que eles podem usar para monitorar suas entregas e medir seu progresso.

Ao avaliar o desempenho do funcionário, verifique sua taxa de conclusão e avalie a qualidade de suas tarefas para garantir que eles estejam trabalhando em algo que esteja alinhado com o crescimento da empresa.

Os funcionários com maior número de entregas no prazo e de alta qualidade serão os melhores em sua organização.

O processo é simples e fácil de avaliar. No entanto, você precisará de uma lista de parâmetros para avaliar a qualidade do trabalho.

Em alguns casos, você verá que a entrega do trabalho foi pontual, mas os erros realmente criaram mais problemas.

Por outro lado, alguns funcionários mostrarão um trabalho de alta qualidade, mas com um prazo de entrega maior que o prometido.

Com essa avaliação, você pode oferecer um feedback mais assertivo aos seus funcionários, apontar suas fraquezas e apreciar seus pontos fortes ao mesmo tempo.

Como resultado, os funcionários ficam cientes do que você exige deles.

9. Desempenho do funcionário dentro do orçamento

Muitos dos funcionários de uma companhia afetam diretamente o orçamento dos projetos.

O desempenho de qualidade de tais funcionários pode definir a receita, a satisfação do cliente e a reputação da empresa.

Portanto, você precisa avaliar especialmente esses funcionários quanto à capacidade de permanecer dentro do orçamento especificado ao realizar um projeto.

Agora, você tem em mãos alguns métodos eficientes de avaliar o desempenho dos funcionários em sua organização.

Todos esses métodos abrangem diferentes habilidades de desempenho dos funcionários.

Você só precisa escolher os mais adequados dessa lista e usá-los para realizar uma avaliação abrangente do desempenho dos funcionários em sua organização.

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