Funcionário do mês: critérios de sucesso

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Funcionário do mês é uma forma de demonstrar reconhecimento ao melhor colaborador daquele período determinado. Esse método ficou muito conhecido nas lojas do McDonald’s, quando mostrar o melhor funcionário ultrapassou os limites internos da empresa, chegando ao público consumidor por meio de uma foto emoldurada na parede da loja.

Na maioria das vezes, o funcionário do mês é escolhido pelos próprios colegas. Mas nada impede que o funcionário seja escolhido pela companhia, que pode reconhecer o atingimento de uma meta, por exemplo.

As empresas tem total liberdade para definir suas próprias regras de “funcionário do mês”, mas a maioria dos programas é criada com base no desempenho do trabalho, no comprometimento, na consistência e na superação.

Atenção aos critérios

Funcionário do Mês: vá além dos prêmios simbólicos
Funcionário do Mês: vá além dos prêmios simbólicos

As empresas devem elaborar critérios específicos e tangíveis para o funcionário do mês, como “realizar mais vendas” ou “conquistar novos clientes”. Os critérios podem mudar mensalmente, conforme os objetivos, mas não deixe de avisar os funcionários do que será exigido para o próximo mês.

Por exemplo, em um mês, você pode premiar a pessoa com o maior número de vendas; e no mês seguinte, o funcionário que mais vendeu um determinado produto.

Dica: a escolha do vencedor sempre tem que ser justa e isenta de favoritismo. Se outros colegas perceberem que o funcionário foi escolhido de maneira injusta, a premiação poderá ser contraproducente.

Reconheça quem se destaca no dia a dia ou quem visivelmente se diferencia dos demais.

Mas o que faz um profissional se tornar um funcionário do mês?

Além da boa qualificação, o comportamento individual e em equipe são fatores importantes para analisar o comprometimento do colaborador. Um bom funcionário comumente tem sua competência reconhecida por seus superiores, pares e clientes.

Muitas empresas vão além do reconhecimento do funcionário do mês. Em geral, esse título pode vir acompanhado de algum tipo de premiação ou algum benefício como um day-off ou a utilização naquele mês de uma vaga de estacionamento bem localizada na empresa, por exemplo.

Celebre sempre
Celebre sempre

Dica: não permita que o funcionário do mês seja uma homenagem simplesmente simbólica. Isso desmotivará os demais. A recompensa deve ser real, um marco na vida do funcionário.

O homenageado do mês é aquele profissional que demonstra atitudes positivas, foca nos objetivos da sua equipe e deixa de lado seus próprios interesses. Mostrar perseverança e o compromisso de fazer o melhor possível diante dos desafios já são motivos para receber o destaque.

Assim, o funcionário do mês geralmente é alguém que excede as expectativas de seu trabalho. Não deixe de perceber o funcionário que é capaz de antecipar problemas antes que eles ocorram e também de tomar medidas para evitá-los.

O que você pode analisar?

  • Credibilidade

Esse aspecto mede como a pessoa é percebida em termos de suas habilidades de comunicação, competência, clareza e integridade. Um funcionário altamente crível é geralmente muito confiável. Eles estão sempre disponíveis, fazem o que dizem e dizem o que fazem. Eles são honestos e diretos com seus colegas de trabalho.

  • Respeito

Uma pessoa respeitosa não é aquela que concorda com todos, mas alguém que sabe escutar as opiniões de seus colegas de trabalho, independente de concordar ou não. Alguém com um alto nível de respeito faz um esforço constante para não discriminar ou ofender os outros por suas decisões ou estilo de vida. Eles são sempre agradecidos, educados, atenciosos e reconhecem o valor nos pontos de vista de outras pessoas.

  • Colaboração

Ser uma pessoa com um alto nível de colaboração não significa ser amigo de todos no escritório e sair com eles em todos os happy hours. Significa trabalhar todos os dias para criar um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. As melhores empresas para se trabalhar geralmente exibem um alto nível de humanidade, que só pode ser possível quando há um senso de colaboração e afinidade.

  • Identidade

Identidade é o sentimento de pertencimento que os membros da equipe obtêm quando estão 100% comprometidos com o trabalho e o sucesso da empresa. Pessoas com um alto nível de identidade geralmente são os melhores embaixadores da marca. Eles promovem sua empresa, não apenas para seus clientes, mas também para qualquer funcionário em potencial. Eles se sentem orgulhosos de fazer parte de algo maior que eles mesmos e vestem a camisa da empresa todos os dias.

  • Igualdade

Um funcionário que trata todo mundo com um senso de justiça geralmente ajuda a criar um local de trabalho no qual a politicagem e a negociação “por detrás das costas” raramente são a maneira de se fazer as coisas. As pessoas em posições de supervisão geralmente são mais fáceis de avaliar nessa dimensão, no entanto, cada pessoa pode seguir a regra básica de nunca fazer aos outros aquilo que ela não quer que façam com ela mesma. As pessoas que evitam o favoritismo ou mostram qualquer tipo de preconceito ao lidar com seus colegas de trabalho geralmente são consideradas como tendo um alto grau de igualdade.

  • Comprometimento

As pessoas que são apaixonadas pelo que fazem costumam ter o nível de comprometimento mais evidente. Esses funcionários geralmente fazem pequenas coisas como desligar as luzes quando a sala de conferências está vazia ou pegar um pedaço de lixo, mesmo quando ninguém mais os observa. Este é o tipo de funcionário que carrega consigo o positivismo e o otimismo junto aos seus colegas.

  • Performance Pessoal

Observe que essa dimensão da inteligência emocional não tem nada a ver com KPIs mensuráveis, mas como os outros percebem seu desenvolvimento profissional na organização. Essa característica avalia de perto como as coisas são feitas e a percepção dos colegas de trabalho em relação à atitude geral do funcionário. Como as metas geralmente são conhecidas apenas pelos supervisores do funcionário, a percepção do restante da equipe em relação ao desempenho da pessoa pode ser bastante reveladora.

O que a sua empresa pode ganhar com o funcionário do mês?

  • Maior envolvimento dos funcionários
  • Aumento da produtividade
  • Melhorias no atendimento ao cliente
  • Maior qualidade em produtos ou serviços
  • Redução de erros ou reclamações de clientes
  • Tempos de resposta mais rápidos
  • Maior retenção de funcionários

Dê aos funcionários a chance de dizer como eles gostariam de ser reconhecidos e você ficará surpreso em receber uma diversidade de respostas. Convidamos você então a conhecer uma solução de premiação que atende a todos esses desejos.

 

 

 

 

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Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.