O que é o reconhecimento profissional?

0
46
Como reconhecer o funcionário do mês

As grandes empresas – e, certamente, todas as outras também – sabem que os funcionários são o coração de seus negócios. Por esse motivo, o reconhecimento profissional tem um peso determinante quando o assunto é motivação no trabalho.

Funcionários satisfeitos e engajados não trazem apenas energia positiva para o local de trabalho; pode-se dizer que são eles os responsáveis pelas vendas e pelo lucro de uma companhia.

O que motiva uma pessoa a levantar todos os dias e ir trabalhar? Será que é somente pelo dinheiro? Fique atento: muitas vezes, as pessoas estão em busca do reconhecimento de suas habilidades, competências e conquistas.

O que motiva seu colaborador?
O que motiva seu colaborador?

Os funcionários querem ter reconhecimento de tudo aquilo que eles podem gerar de resultado para o sucesso da companhia. Reconhecimento profissional vai muito além de um salário ou bônus.

E, a partir daí, a engrenagem começa a rodar. Reconhecimento que gera motivação, que gera produtividade, que gera crescimento, que gera realização de sonhos.

Ofereça ao seus colaboradores uma visão positiva do trabalho que eles realizam.

Como praticar o reconhecimento profissional

Pensamos aqui em algumas estratégias práticas para incentivar o reconhecimento profissional dos funcionários. Mas lembre-se que, no final do dia, as duas palavras mais importantes em qualquer empresa são “muito obrigado”. Qualquer que seja o método escolhido, faça dele um hábito.

  1. Vote no funcionário do mês

Os funcionários do mês irão ser gratos pelo reconhecimento e saberão que seu rendimento está sendo notado. Com essa exposição, ele passará a ser um exemplo para todos.

  1. Recompense suas equipes

Além de reconhecer o “Funcionário do Mês”, recompense o time que teve uma boa performance em conjunto. Um almoço reunindo todos eles, por exemplo, mostra a importância do trabalho em equipe.

  1. Crie campanhas de incentivo e premiação

Estratégias de premiação sempre fortalecem o comprometimento dos funcionários com as metas estabelecidas. Para premiar, considere as soluções com cartões de premiação, principalmente pela praticidade e pelos benefícios que esta solução oferece.

  1. Reconheça as realizações pessoais de seus funcionários

O funcionário se sentirá muito importante quando suas conquistas e atividades fora do ambiente de trabalho também forem reconhecidos, desde uma doação de sangue até a compra da casa própria.

  1. Mostre interesse pelo desenvolvimento profissionalIndique os caminhos

Oriente seu funcionário e apoie seus objetivos de crescimento profissional, indicando cursos e novos caminhos para que eles alcancem seus sonhos.

  1. Siga um calendário de comemorações

Comemore o aniversário de seus funcionários, bem como o aniversário de emprego de cada um deles. Um bolo ou um cartão presente são soluções ideais para a ocasião.

  1. Ligue para seu funcionário

    Faça uma ligação de reconhecimento
    Faça uma ligação de reconhecimento

Faça ligações telefônicas para agradecer pessoalmente e conversar sobre o excelente trabalho que está sendo desenvolvido. Essa é umas das maneiras de elogiar, dizer obrigado e de praticar o reconhecimento profissional.

Landing Strategybox
Artigo anteriorComo motivar as pessoas no ambiente de trabalho?
Próximo artigoFuncionário do mês: critérios de sucesso
Luciana Andre
Luciana André atua há 25 anos como executiva de empresas. Formada em Administração, possui pós-graduação em Finanças e MBA em Varejo e Mercado de Consumo pela USP. Profissional com experiência no Brasil e no exterior, atuou por 19 anos como executiva da multinacional de varejo C&A em áreas como Compras, Produtos, Planejamento e Projetos. Na área de Projetos, foi uma das líderes da equipe que comandou a implantação do ERP Oracle no Brasil e no México. Com grande habilidade estratégica e negocial, Luciana se juntou ao time da StrategyBox com o desafio de estruturar os sistemas de controle e vendas da empresa e dirigir a área Comercial. Sua capacidade em gerar resultados consistentes vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.