Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho?

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A maior motivação no ambiente de trabalho

Tem semanas em que você faz a sua listas de tarefas com prazer e tem semanas que você prefere estar em qualquer lugar, menos no trabalho. É totalmente normal que os funcionários enfrentem quedas na motivação e a saída é colocar em prática, rapidamente, formas efetivas de motivar as pessoas.

Manter um funcionário desmotivado pode se tornar um problema ainda maior quando seus colegas também estiverem desengajados. Por isso, reunimos ótimas dicas para ajudar você a manter sua equipe motivada dia após dia.

Vamos começar falando de algo que tem o potencial de mudar tudo: reconhecimento. Muitos funcionários acreditam que sua motivação e moral podem melhorar significativamente se receberem mais reconhecimento de seus gerentes.

A verdade é que o reconhecimento dos funcionários nem sempre precisa vir de cima para baixo. Quando você capacita a sua equipe ou vive uma cultura onde o reconhecimento passa a ser uma prática frequente, visível e inclusiva, as faíscas para motivar as pessoas podem sair de qualquer lugar.

Como motivar as pessoas?

Essas dicas não são específicas para nenhum setor e a maioria delas tem baixo custo de implantação ou são gratuitas. Essas ideias para motivar as pessoas podem ser aplicadas em pequenas, médias e grandes empresas, franquias e startups, por exemplo.

  1. Reconheça sempre

Um dos fatores mais importantes que contribui para a motivação dos funcionários é a frequência com que o trabalho árduo é reconhecido.

Afinal, se um funcionário se esforça muito em um projeto para produzir resultados excepcionais, mas seu trabalho duro não é reconhecido, por que ele continuaria sendo um funcionário de alto desempenho?

Não é apenas importante reconhecer um ótimo trabalho. A maneira como você reconhece as contribuições de sua equipe tem um impacto significativo.

O reconhecimento dos funcionários não deve ser apenas um bônus anual no final do ano – deve ser concedido de maneira frequente.

Dica de ouro: trate seus funcionários como membros valiosos da equipe, não como números.

  1. Estabeleça metas claras e mensuráveis

Durante um projeto é fundamental poder visualizar os progressos da equipe envolvida. Este é um indicador claro de que o trabalho está fazendo a diferença.

Estabelecer objetivos claros e passíveis de serem atingidos fornece um verdadeiro impulso de motivação. Cada vez que uma meta é alcançada, a equipe se engaja ainda mais e permanece focada no caminho que está sendo trilhado.

Você pode ampliar esses efeitos comemorando essas conquistas. Celebre os resultados!

  1. Valorize a positividade

    Otimismo e positividade são fatores motivacionais
    Otimismo e positividade são fatores motivacionais

Sejamos sinceros: desconfiamos um pouco de pessoas felizes o tempo todo.

É importante encontrar maneiras de inserir experiências positivas no dia a dia para criar um ambiente de trabalho positivo e contagiante. É realmente uma vantagem competitiva ter funcionários felizes.

A felicidade e a positividade desempenham um papel maior do que você possa imaginar no sucesso dos seus negócios. Assista a TED Talks do psicólogo Shawn Achor, que fala sobre o ingrediente secreto para trabalhar melhor.

Uma simples mudança no viés em direção à positividade e à felicidade pode ter um impacto imediato nos relacionamentos no trabalho, que são os principais fatores de sucesso, motivação, engajamento e produtividade.

  1. Esteja alimentado e faça pausas regulares

É difícil manter o foco e a motivação quando você está com fome. É por isso que é tão importante que todos fiquem alimentados e hidratados.

Fazer uma pequena pausa a cada hora ou duas pode ter um efeito positivo na mente e no corpo, especialmente para trabalhadores remotos. Não se esqueça de levantar da sua mesa e tomar um pouco de ar fresco.

Levante-se, estique as pernas, descanse os olhos – e volte a trabalhar com a mente e o corpo revigorados.

  1. Compartilhe o “Big View”

    Motivar é mostrar que o funcionário faz parte de um todo
    Motivar é mostrar que o funcionário faz parte de um todo

Compreender o objetivo por trás do trabalho permite que o funcionário enxergue como ele se encaixa no cenário geral. Você pode ajudar a aumentar a motivação no local de trabalho, garantindo que sua equipe entenda como cada um de seus esforços afeta a organização, os clientes e a comunidade.

  1. Encontre um propósito

Embora seja comum ouvir que os millenials são motivados por trabalhos com propósito, essa é uma verdade para a maioria dos funcionários.

Uma maneira poderosa de motivar as pessoas é mostrar que o seu trabalho está impactando positivamente seus clientes, a empresa ou o mundo.

  1. Seja flexível

Dar autonomia e permitir horários de trabalho flexíveis são agentes motivadores poderosos. Dar aos funcionários liberdade acerca de quando e como eles realizam seu trabalho pode realmente melhorar sua eficiência e ajudar a mantê-los motivados.

Diga a seus funcionários o que precisa ser feito e qual o prazo. Depois disso, permita que eles decidam quando executarão o trabalho.

A questão aqui é dar aos funcionários a liberdade de trabalhar em seu projeto quando a sua própria motivação é mais forte, não apenas quando estão no local de trabalho.

  1. Ofereça recompensas

Recompensar os funcionários por seu trabalho excepcional é uma regra motivacional indiscutível. No entanto, existem várias maneiras de fazer isso, e algumas são mais eficazes que outras.

Fornecer recompensas mais criativas e eficientes é uma ótima maneira de aumentar a motivação de maneira consistente ao longo do tempo.

Não deixe de conhecer os cartões de premiação da StrategyBox. Implementar campanhas de incentivo é um caminho para motivar as pessoas e atender todas as expectativas de reconhecimento, da mais simples às mais exigentes.

 

 

 

 

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Sergio Mizusaka
Sergio Mizusaka é co-fundador da StrategyBox e COO da empresa. É formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela USP e possui certificação de Coach em PNL pela The Society of NLP. Com um histórico diferenciado e mais de 20 anos de experiência executiva na prestação de serviços, Sergio possui excelentes habilidades operacionais e de desenvolvimento de produtos, sempre focado nas necessidades dos clientes e na otimização das operações para melhoria da qualidade do serviço. Sua visão de negócio e grande capacidade de engajamento das equipes que lidera vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.