9 maneiras para você valorizar a equipe de trabalho

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valorizar equipe
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Um bom funcionário é como um trevo de quatro folhas, difícil de encontrar e uma sorte de se ter na empresa. É por esse motivo que valorizar a equipe tem um efeito muito forte dentro de uma organização. Um funcionário reconhecido é aquele que irá carregar consigo a cultura da boa performance, atingindo resultados além do esperado pela empresa.Esses funcionários são mais rápidos em se envolver e se responsabilizar por um projeto. Mais importante, eles se realizam genuinamente, o que significa que são menos propensos a trocar de empresa. Só por isso já se torna válido valorizar a equipe de trabalho.

funcionário valorizado
Funcionário reconhecido é funcionário valorizado

Considerar a oportunidade de demonstrar empatia e de se conectar com seu time passa a ser uma arma secreta para formar e consolidar uma equipe dedicada a longo prazo.

Importante lembrar sempre que os funcionários são um importante ativo e, por isso, ações de reconhecimento devem ser transformadas em um hábito diário.

Como valorizar a equipe de trabalho

Aqui estão 9 ótimas maneiras de mostrar gratidão a seus funcionários e valorizar a equipe:

Pequenas coisas que fazem uma grande diferença

O reconhecimento não requer grandes gestos e atitudes extravagantes. Envie uma nota manuscrita de agradecimento, escreva um e-mail rápido, faça uma ligação telefônica de encorajamento. Pequenos gestos também podem causar uma grande impressão. Parece óbvio, mas dizer por favor e obrigado destaca a educação que se tem perante seus pares.

Utilize ferramentas de incentivo

Reconhecimento é uma técnica de motivação, que propicia recompensas de acordo com o desempenho dos funcionários. Para tanto, existem as campanhas de premiação para incentivar o atingimento das metas. Vale destacar aqui os cartões de premiação, recursos de grande atratividade entre os funcionários dos mais variados níveis hierárquicos. Valorize a sua equipe e dê bônus!

Crie novas oportunidades

Uma das melhores maneiras de conquistar os corações e as mentes de seus funcionários é dar a eles o máximo de oportunidades possível. Deixe-os enfrentar grandes desafios, como um projeto de grande visibilidade ou uma nova função de liderança.

Demonstre confiança

Demonstrar confiança por seus funcionários evidencia algo muito importante: você está dizendo a cada um que o trabalho deles é bom o suficiente para que eles não precisem da sua intervenção a todo tempo.

Ofereça ajuda

Oferecer ajuda é motivar a equipe
Compartilhe seus conhecimentos

Ofereça ajuda sempre, principalmente se sua equipe mostrar dificuldade. Compartilhe seus conhecimentos, mostre casos de sucesso para que o funcionário tenha inspiração e maior autonomia para seguir em frente.

Garanta um ambiente confortável

Certifique-se de que sua equipe tenha as ferramentas necessárias para o trabalho – tecnologia atualizada, boa iluminação, conforto térmico e equipamentos ergonômicos. Considere implantar ambientes de descompressão, como uma sala de descanso ou um lounge.

Tire um tempo para criar conexões

Os líderes têm muitas responsabilidades e é fácil se envolver em seu próprio trabalho, sem prestar muita atenção à sua equipe. Mas uma das melhores maneiras de mostrar aos seus funcionários que você os aprecia é reservar um tempo para se conectar a eles. Descubra como eles estão, inclusive suas vidas fora do trabalho.

Oportunidade de liderança

Uma maneira infalível de motivar as pessoas a dar o melhor de si é entregar a elas as chaves de um projeto próximo de sua experiência e interesse. Se possível, deixe o projeto basear-se nas próprias ideias do funcionário. Não apenas o funcionário terá poderes para crescer e ter sucesso, mas outros serão inspirados ao ver a criatividade de seus colegas recompensada.

Honestidade e transparência

Honestidade e transparência são valores indiscutíveis. Todas as conversas, por mais desafiadoras que sejam, provam que você se importa o suficiente para transmitir verdades difíceis. O feedback sincero e transparente fará você ser respeitado e obter os melhores resultados possíveis.

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Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.