6 ações para reengajar o funcionário desmotivado

0
76
Exemplo de funcionário desmotivado

A falta de motivação no trabalho pode se manifestar de várias maneiras diferentes. O primeiro desafio é perceber quem é o funcionário desmotivado e; o segundo desafio, encontrar caminhos para reacender a paixão de alguém valioso para sua empresa.

Dessa forma, nunca feche os olhos para os pequenos sinais: perceba que o funcionário desmotivado, por exemplo, passa a não cumprir um prazo aqui ou ali, ou a qualidade do seu trabalho passa a não estar mais de acordo com os padrões habituais. Importante ter em mente sempre que a monotonia mata a motivação.

Características do funcionário desmotivado

Baixa produtividade é um sinal de funcionário desmotivado
Baixa produtividade é um sinal de funcionário desmotivado
  • Falta de energia
  • Desatenção aos detalhes
  • Descaso aos desafios
  • Mau desempenho
  • Descumprimento de prazos
  • Entregas abaixo do padrão

Antes de perder o funcionário, tome medidas proativas para entender de onde vem a desmotivação e trace um plano para colocá-lo de volta nos trilhos. Baixos níveis de motivação são frequentemente acompanhados por baixa produtividade.

Assim como os clientes insatisfeitos, os funcionários desmotivados gritam mais alto e o efeito de seus sentimentos em relação aos negócios se manifesta na baixa qualidade do serviço oferecido aos clientes.

Se as pessoas não estiverem motivadas para realizar seu trabalho, outros funcionários poderão sentir que precisam trabalhar mais para compensar tarefas inacabadas, criando ressentimento entre os membros da equipe e derrubando a moral de todos.

Cultura de Oportunidade e Reconhecimento

O reconhecimento de funcionários é comprovadamente o caminho mais rápido para aumentar o envolvimento.

Além de abordar questões mais imediatas, considere estratégias de médio e longo prazo para promover um maior engajamento. Isso pode incluir: fóruns para discussão aberta, programas de saúde e bem-estar, iniciativas de colaboração e programas de voluntariado corporativo.

As recompensas criativas dos funcionários também são uma ferramenta eficaz de envolvimento. As campanhas de incentivo e os cartões de premiação são ferramentas poderosas de Marketing porque atendem igualmente os ensejos de todo tipo de funcionário, independente do seu cargo.

6 ações práticas para engajar novamente o funcionário desmotivado

Converse abertamente

Invista nos diálogos com os funcionários desmotivados
Invista nos diálogos

Assim que você detectar que um funcionário está ficando entediado e entregando menos do que deveria, procure entender os motivos. Você não poderá resolver o problema se não souber os porquês disso. Toda situação será diferente, mas a resposta que você precisa saber sempre estará nessas razões.

Ofereça um novo desafio

Para acabar com o mal-estar de um funcionário desmotivado, considere interromper sua rotina do dia-a-dia. Avalie em que ele é bom e atribua uma tarefa totalmente nova ou até mesmo uma nova função. Reorganize os fluxos de trabalho.

Descubra o problema implícito

Ao perceber que o funcionário está desconectado com a rotina no trabalho, invista mais uma vez no diálogo para descobrir se há algum problema em suas vidas pessoais. Às vezes, a situação é tão simples quanto abordar o funcionário com apreço e, então, oferecer o apoio necessário, como flexibilidade de horário para resolver a questão.

Plano de carreira

Mostre a seus funcionários que você se preocupa com o futuro deles, antes que um membro importante da sua equipe decida sair. Envolva os funcionários pedindo que eles compartilhem seus objetivos de carreira e planos de ação.

Forneça uma mudança de cenário

Uma mudança de ritmo pode impulsionar a motivação de um funcionário. Assim, atribua ao membro da equipe uma tarefa diferente ou mais desafiadora. Mas se um novo projeto não estiver em andamento, permita que eles migrem para ambientes de trabalho diferentes. Essa pequena mudança pode ser tudo o que é necessário para recuperar a motivação.

Incentive projetos pessoais

É provável que seu funcionário desmotivado seja mais apaixonado por alguma outra coisa. Encoraje os projetos pessoais e descubra uma maneira de alinhar essa paixão ao seu negócio, criando uma equipe de mini empreendedores: esta é uma grande oportunidade de aproveitar seu propósito para revitalizar sua motivação no trabalho. 

Prevenção é melhor que a cura

A empresa pode – e deve – proporcionar um ambiente propício à motivação. Saber o que motiva sua equipe é a chave. Você pode obter feedback através de uma rápida conversa no início do dia, durante reuniões de equipe ou mesmo através de pesquisas no local de trabalho. Todas essas ferramentas são ótimas maneiras de obter informações sobre o que está funcionando e o que precisa ser investigado.

 

Landing Strategybox
Artigo anteriorComo manter o funcionário dentro da empresa?
Próximo artigo9 maneiras para você valorizar a equipe de trabalho
Luciana Andre
Luciana André atua há 25 anos como executiva de empresas. Formada em Administração, possui pós-graduação em Finanças e MBA em Varejo e Mercado de Consumo pela USP. Profissional com experiência no Brasil e no exterior, atuou por 19 anos como executiva da multinacional de varejo C&A em áreas como Compras, Produtos, Planejamento e Projetos. Na área de Projetos, foi uma das líderes da equipe que comandou a implantação do ERP Oracle no Brasil e no México. Com grande habilidade estratégica e negocial, Luciana se juntou ao time da StrategyBox com o desafio de estruturar os sistemas de controle e vendas da empresa e dirigir a área Comercial. Sua capacidade em gerar resultados consistentes vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.