Saiba manter o funcionário

Como manter o funcionário dentro da empresa?

Manter o funcionário dentro da empresa é um dos principais desafios do RH nos dias de hoje. A contratação de um bom funcionário é apenas o primeiro passo de um processo de retenção de talentos, que deve passar obrigatoriamente por um movimento contínuo de motivação.

Antes de abordar o que fazer para manter o funcionário, é válido se ater sobre a importância de retê-lo. Recrutar novos talentos poderá ser necessário em muitos momentos, porém manter seus colaboradores trará muitas vantagens para a empresa.

Por que manter o funcionário?

Manter funcionários: invista na realização pessoal
Manter funcionários: invista na realização pessoal

Um processo de recrutamento sempre tem um custo elevado. As dinâmicas de seleção implicam em novos gastos e os novos contratados terão sempre um tempo para integrar-se à cultura da empresa, além de terem a necessidade de participar de treinamentos.

O turnover – termo inglês que significa rotatividade de funcionários – é um problema significativo atualmente. Tenha isso em mente: quanto maior for esse índice, maior será a despesa de recrutamento e seleção. Quanto maior for esse índice, maior será a perda de tempo de todos os profissionais envolvidos no processo. Perder um funcionário sempre é prejudicial, em especial se for um profissional mais qualificado.

Pessoas, pessoas, pessoas! Não há como não concordar que o capital humano é o maior ativo de uma empresa. Por isso é essencial que o gestor estimule seu time para que todos sintam-se realizados. Há tempos que a busca pela realização profissional e pessoal se tornou mais importante para as pessoas – e isso vai além de um bom salário.

Quando se consegue manter o funcionário, existem outros ganhos que também devem ser levados em consideração:

  • Boa reputação da empresa, o que ajuda a atrair novos talentos
  • Ambiente de trabalho com clima colaborativo e amistoso
  • Inspiração para formar equipes mais engajadas e produtivas
  • Mais economia

O poder do reconhecimento

Funcionários reconhecidos produzem mais
Funcionários reconhecidos produzem mais

Uma característica notada com a chegada da Geração Y ao mercado de trabalho é a busca pelo reconhecimento, o que, por sua vez, impulsionou a cultura do feedback. Estamos falando de profissionais que apreciam ouvir e ser ouvidos e que são movidos por metas e desafios.

Em tempo em que a felicidade individual vem ganhando espaço dentro das empresas, reconhecer passou a ser um caminho sem volta. Campanhas de incentivos e premiações são práticas cada vez mais adotadas pelas companhias que querem manter os funcionários.

Além do reconhecimento, vale destacar alguns pontos que também contribuem para a satisfação dos funcionários. São eles:

  • Estabilidade
  • Comunicação transparente
  • Líderes inspiradores

Como manter o funcionário

Ambiente amistoso mantém os funcionários
Ambiente amistoso mantém os funcionários satisfeitos

Retenção de talentos é um conjunto de práticas adotadas para manter seus funcionários por mais tempo. Vamos a quatro deles:

1. Contrate a pessoa certa

Importante ser o mais assertivo possível no processo seletivo. Antes de contratar, selecione os melhores profissionais. Avalie o currículo, faça dinâmica de grupo ou aplicação de testes específicos e realize entrevistas. Mostre, desde o início, qual a importância de cada funcionário para a companhia.

2. Tenha um plano de Carreira

Mostre para seus funcionários as reais chances de ascensão para que todas as expectativas estejam alinhadas. Valorize a sensação de pertencimento.

3. Invista em um ambiente amistoso

Crie um ambiente propício para impulsionar a produtividade. Saiba como ser um líder inspirador e motive sua equipe. Horários flexíveis, treinamentos e oportunidades de cursos são bons atrativos. Incentive o diálogo, a criatividade e a autonomia.

4. Ofereça benefícios extras

Além dos benefícios previstos em lei, ofereça benefícios extras que possam atrair e reter talentos, como assistência odontológica, planos de saúde, bônus e campanhas de incentivo através de cartões de premiação, por exemplo.

 

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!