cartão premiação ou cartão pré-pago

Cartão Premiação ou Cartão Pré-Pago: Qual escolher para cada situação?

Diversos são os gestores que ainda ficam em dúvida na hora de escolher entre um cartão premiação ou cartão pré-pago. Importante dizer que as duas soluções são muito eficientes, especialmente no que se refere à sua utilização como meio de pagamento. Ambas são fáceis de desbloquear e consultar o saldo, são aceitas em diversos pontos e auxiliam os funcionários e a própria organização. Há, entretanto, situações que podem ser mais benéficas para uma das ferramentas.

Para entender melhor a diferença entre as duas alternativas e quando utilizar cada uma, confira as informações compiladas abaixo. Depois de ler esse texto, ficará mais simples definir os casos em que cada uma pode ser oferecida, possibilitando encontrar a melhor opção para cada necessidade. 

Qual a diferença entre cartão premiação e cartão pré-pago?

Basicamente, não há uma diferença clara entre um cartão premiação e um cartão pré-pago. Na realidade, ambos são cartões que podem ser carregados previamente com um saldo a definir. Com isso, a empresa pode distribuí-los aos colaboradores de acordo com sua estratégia.

pessoa em dúvida entre cartão premiação ou cartão pré-pago

Dessa forma, é interessante compreender que, na prática, todo cartão premiação é pré-pago, mas nem todo cartão pré-pago é de premiação. Outro ponto importante a se destacar é que, mesmo sendo pré-pagos, eles podem apresentar a funcionalidade de crédito. Em especial, essa é uma modalidade bastante útil para compras online e utilização em aplicativos.

Quando utilizar um cartão pré-pago?

Como informado acima, ainda que muito similares, há situações específicas para se utilizar um cartão premiação ou um cartão pré-pago. Começando por este último, é comum que sua aplicação seja feita no dia a dia da companhia, substituindo assim o dinheiro em espécie. Por conta disso, seu grande objetivo é facilitar a prestação de contas do colaborador junto à empresa. Assim, pode ser utilizado nos seguintes casos:

Equipe externa

Muitas organizações possuem parte de seus colaboradores trabalhando fora do ambiente corporativo constantemente. Estes são, geralmente, conhecidos como equipe externa, concentrando suas atividades majoritariamente fora do escritório. O grande problema encontrado para suprir essas equipes está relacionado ao pagamento das despesas que estes apresentam para realizar suas atividades.

equipe externa de vendas dirigindo um carro a trabalho

Bons exemplos disso são gastos com alimentação, hospedagem, gasolina, pedágio, entre outros. Disponibilizar o montante total em dinheiro físico é complicado e trabalhoso. Ao mesmo tempo, pedir para o profissional utilizar seu próprio dinheiro e depois ser ressarcido pode ser ruim para ele. Nesse momento, o cartão pré-pago se apresenta como uma oportunidade extremamente válida, simples e eficaz.

Funcionários em viagem

A grande maioria dos profissionais, porém, se encontra dentro dos escritórios durante boa parte de suas jornadas. Assim, dificilmente apresentam a necessidade de gastar seu dinheiro para algo relacionado à companhia. Uma exceção comum a essa regra, porém, é quando precisam realizar uma viagem pontual por conta de um evento ou visita.

funcionário em viagem utilizando cartão premiação ou cartão pré-pago

Por não fazerem parte da equipe externa, dificilmente eles contam com cartões corporativos. Dessa forma, acabam caindo nos mesmo problemas mencionados no item anterior. Para evitar esse tipo de situação, então, o mais indicado é que a empresa possua alguns cartões pré-pagos à disposição para casos específicos.

Suprimentos e materiais

Tirando as duas situações acima, há outra bastante interessante para adicionar a essa discussão. Trata-se daquele caso que ocorre uma vez ou outra, mas traz desespero: a falta de suprimentos. Mesmo com a maior organização possível, é comum que, às vezes, falte algo no escritório, precisando que alguém saia para comprar. Normalmente, são itens simples, mas necessários, como copos de plástico, canetas ou guardanapos.

material de escritório e demais suprimentos

Quando isso ocorre, ninguém sabe ao certo a quem chamar, e de onde sairá o dinheiro para adquirir os produtos. Muito mais fácil seria, então, se já houvesse um cartão pré-pago que pudesse ser utilizado.

Quando utilizar um cartão premiação?

Todas as situações mencionadas acima ocorrem com certa constância em uma empresa, independentemente de seu porte. Há outras, porém, que são mais pontuais, planejadas e, assim, previsíveis. Em especial, trata-se de casos em que há uma premiação envolvida, seja ele por conta de um sorteio ou o alcance das metas propostas. Aqui, ainda que o cartão pré-pago seja útil, o ideal é o cartão premiação.

Campanhas de incentivo

Diversas são as organizações que mobilizam toda sua equipe para atingir as metas apresentadas no início do ano. Para isso, elas geralmente se utilizam de campanhas de incentivo, as quais apresentam prêmios para aqueles que alcançarem os resultados. Essa premiação, porém, é sempre uma dúvida. Alguns optam por viagens, enquanto outros preferem os presentes. De qualquer forma, sempre há quem discorde.

dois homens em campanha de incentivo recebendo cartão premiação ou cartão pré-pago

Para solucionar o problema, então, nada melhor do que apresentar um valor em dinheiro para o ganhador gastar como melhor entender. Entregar esse montante em espécie, entretanto, não é a melhor opção. O ideal é apostar em um cartão premiação, o qual pode ser utilizado para compras online, saques, transferências e até pagamento de boletos. É mais liberdade para o portador e tranquilidade para a empresa.

Convenção e treinamentos

Não são somente as campanhas de incentivo que apresentam premiações para os colaboradores ou terceiros de uma empresa. Outro exemplo bastante comum é o de eventos específicos, como convenções ou treinamentos. Em geral, utiliza-se das recompensas para manter o foco dos espectadores no conteúdo e os incentivar a se dedicar.

gestor dando treinamento para equipe em empresa

Novamente, então, o cartão premiação ou cartão pré-pago se apresentam como uma excelente oportunidade de incentivo. Em especial, destaca-se que o primeiro pode ser customizado. Dessa forma, é possível colocar o logo de sua empresa ou do evento ao qual se refere no próprio objeto físico. Com isso, além de um presente, esse acaba sendo também um ótimo brinde.

Festas e comemorações

Há casos em que não se faz necessário esforço, foco ou dedicação para conseguir levar um bom prêmio para casa. Em geral, essas situações ocorrem em grandes comemorações que as companhias oferecem a seus colaboradores. Estas podem ser festas de fim de ano, comemorativas de uma data especial ou até mesmo uma forma de agradecer pelo empenho realizado em determinado período.

funcionários em festa da empresa com cartão premiação ou cartão pré-pago

Nesse tipo de evento, comumente se vê o sorteio de presentes para os convidados, que vão de brindes da empresa a eletrodomésticos. Mais uma vez, entretanto, acaba-se com o mesmo problema. Com certeza muitas pessoas sairão insatisfeitas com o que receberam. Por isso, o mais indicado é não complicar. Invista em cartões premiação, dando autonomia para seu portador utilizar o valor da maneira que desejar.

Cartão premiação ou cartão pré-pago: Qual o melhor?

Como você pôde entender com tudo que foi explicado acima, não há muita diferença entre as duas soluções além de sua aplicação. Sendo assim, escolher entre cartão premiação ou cartão pré-pago é uma tarefa simples. Para isso, basta analisar a utilização da ferramenta e optar pelo mais adequado. Independentemente do escolhido, o mais indicado é contar com parceiros que garantam os benefícios da estratégia.

A StrategyBox é uma empresa sinônimo de soluções inteligentes e personalizadas, com atendimento e suporte de qualidade. Com anos de tradição no mercado, possibilita uma correta análise e entendimento de seu negócio, formatando uma proposta capaz de atender todas as demandas da sua empresa. Tudo isso trabalhando com meios de pagamento, cartões pré-pagos e crédito direto.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre suas necessidades. Ficaremos felizes em poder te ajudar!

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!