A campanha de incentivo precisa ser financeira?

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A campanha de incentivo precisa ser financeira?
A campanha de incentivo precisa ser financeira?

As campanhas de incentivo tornaram-se, sem dúvida, uma das melhores formas de motivar e engajar colaboradores, mas em um ano pandêmico e uma crise econômica que paira o país, a campanha de incentivo precisa ser financeira? A verdade é que esta é a modalidade mais desejada pelos colaboradores, porém existem algumas alternativas interessantes capazes de agradar seu time. Continue lendo!

As premiações para colaboradores já são uma realidade na cultura organizacional de empresas de todos os tamanhos, isso devido ao seu alto potencial de retorno no curto e no médio prazo.

O investimento na qualidade de trabalho, motivação e reconhecimento do bom desempenho reflete diretamente na lucratividade da empresa, visto que um colaborador satisfeito tende a produzir mais e melhor.

No entanto, a complexidade do momento em que vivemos propõe um desafio ainda maior para gestores e líderes. Motivar e manter o foco da equipe à distância e com orçamentos às vezes mais limitados agora é uma realidade.

E é aqui que entra a grande questão: é possível desenvolver campanhas de incentivo tão eficientes como as financeiras? A campanha de incentivo precisa ser financeira? A resposta é sim e a StrategyBox vai auxiliar e propor algumas soluções para você.

Leia também: Como elaborar uma política de Campanha de Incentivo eficiente?

O incentivo precisa ser financeiro?

É sabido que o retorno financeiro é sim suficiente para aumentar a produtividade ou deixar alguém mais satisfeito no ambiente de trabalho, mas existem algumas alternativas interessantes no sentido de motivar pessoas.

É claro que todos nós ficamos felizes ao receber um bônus em dinheiro ao final do mês, afinal essa gratificação nos proporciona uma sensação de trabalho bem feito, reconhecimento e satisfação.

Além do incentivo financeiro, melhores condições de trabalho, flexibilidade, reconhecimento público, sentimento de pertencimento e promoção de cargos também proporcionam uma realização pessoal.

Conhecer o perfil e o que motiva cada um de seus colaboradores é o primeiro e talvez o mais importante passo para criar e implementar uma campanha de premiação de sucesso que se encaixe no orçamento da organização.

Pensando neste cenário, separamos 10 ideias de campanhas de incentivo de baixo custo e que podem ser aplicadas facilmente independente do tamanho da sua empresa.

Confira 10 opções que comprovam que a campanha de incentivo pode ou não ser financeira:

1. Flexibilização da jornada de trabalho

A flexibilização no horário de trabalho pode ser muito benéfica desde que não haja prejuízos quanto ao cumprimento da jornada de trabalho.

Imagine o cenário em que uma de suas colaboradoras possui filhos. Poder entrar 1h mais tarde ou sair 1h mais cedo, permitiria que ela levasse o filho à escola, ao médico, etc. Certamente seria uma opção que facilitaria muito a vida dessa colaboradora.

Flexibilidade no Horário de Trabalho
Flexibilidade no Horário de Trabalho

Outra opção muito praticada antes da pandemia entre as empresas é o trabalho Home Office, permitindo que o colaborador faça o seu horário de trabalho, proporcionando mais liberdade e satisfação pessoal.

A opção do home office pode aumentar muito a produtividade, engajamento e felicidade do colaborador. A dica aqui é iniciar com dias alternados, isto é, um dia no escritório outro em home office, servindo como teste de desempenho.

2. Programa de folgas

O conceito do programa de folgas é bem simples, mas extremamente eficiente.
Estabeleça pequenas metas com seus colaboradores e ofereça um ou mais dias de folga para aqueles que tiverem os melhores desempenhos.

Programa de folgas campanha de incentivo
Programa de folgas campanhas de incentivo

Talvez o objetivo seja vender 10 cartões pré-pagos na semana e aquele que atingir primeiro a meta poderá ganhar um dia de folga no dia que for mais benéfico para si.

E claro, se muitos colaboradores conquistarem a meta simultaneamente, negocie dias alternados durante o mês, dessa forma, a empresa não fica prejudicada.

3. Crie um ambiente de trabalho sadio

Em uma pesquisa realizada pelo Catho com o objetivo de identificar os fatores que motivam ou desmotivam um colaborador dentro de uma organização, o fator “Ter um bom relacionamento com as pessoas com quem trabalho” foi o mais apontado pelos participantes.

Trabalhar em um ambiente estressante, sem reconhecimento e com chefes exigentes demais pode deixar qualquer um desmotivado, improdutivo e gerar uma má reputação para a sua empresa.

Crie um Ambiente de Trabalho Sadio e Feliz
Crie um Ambiente de Trabalho Sadio e Feliz

Ter um ambiente de trabalho que aproxima as pessoas e que seja agradável vai fazer com que o colaborador se sinta mais a vontade e trabalhe com menos estresse, fortalecendo o sentimento de equipe e pertencimento.

Para sanar este problema bastante comum, promova workshops produzidos pelos próprios colaboradores, incentive a participação de projetos que envolva diferentes setores da empresa, promova estudos, cursos e atividades que fortifiquem a união e amizade entre os grupos.

4. Reconheça o esforço individualmente

Indiscutivelmente, uma das coisas que mais motiva o ser humano é o reconhecimento pelos esforços empregados em sua atividade. Saber que seu esforço valeu a pena, que surtiu o resultado esperado e o reconhecimento público é revigorante e motivador.

Reconheça o esforço do colaborador
Reconheça o esforço do colaborador

Faça elogios pelo bom desempenho durante as reuniões, envie um agradecimento por e-mail, publique mensagens positivas no mural da empresa ou ofereça um vale presente.

Não importa a forma que você vai escolher, apenas mostre para esse colaborador que ele é importante para empresa, que é valorizado e que a organização está feliz por ter ele como membro da equipe.

5. Defina objetivos

Quando se é novato em uma empresa, é fácil encontrar objetivos pessoais, mas ao passar do tempo, as coisas acabam caindo na rotina, ficando monótonas e repetitivas.

Defina objetivos para a sua equipe
Defina objetivos para a sua equipe

Quando isso acontece é fácil cair em desânimo, não se esforçar tanto pelas coisas e fazer tudo no piloto automático. O desempenho diminui, a perda de prazos se torna frequente e a pessoa tende a prejudicar a si própria e a empresa.

Para evitar ou resolver este problema, defina metas factíveis para a sua equipe, insira o colaborador como parte da resolução do problema e o instigue a propor soluções.

6. De voz aos colaboradores

Uma das grandes reclamações de colaboradores é a falta de voz ativa dentro de uma organização. Separe um tempo para ouvir o que os membros da sua equipe têm a dizer, peça feedbacks sobre projetos internos, sugestões ou simplesmente um reporte a respeito do andamento de um trabalho.

Ouça a opinião dos seus colaboradores
Ouça a opinião dos seus colaboradores

Deixe bem claro que a opinião dele é considerada importante, crie ambientes em que o colaborador se sinta a vontade para se expressar sem medos e abra oportunidades para “brainstorms” entre os membros de sua equipe.

Dessa forma, ele se sentirá valorizado, respeitado e desenvolverá um sentimento de pertencimento.

7. Promova a interação entre colaboradores

Promova eventos sociais entre os membros da equipe. Sempre que possível, organize reuniões colaborativas, assim não é preciso investir altos valores.

Realize almoços, jantares, um happy hour em que cada um leva um prato de comida ou um refresco.

Interação entre colaboradores da empresa
Interação entre colaboradores da empresa

Outra opção é promover dias temáticos relacionados a datas comemorativas, como o dia das bruxas, natal, páscoa, etc. Promover a interação e aproximação da equipe torna o ambiente de trabalho muito mais leve e tranquilo.

Neste momento de pandemia, muitos de nós estamos trabalhando em casa, portanto ao menos uma vez por semana, organize uma “call” para incentivar a interação da equipe.

8. Conceda aprimoramento profissional

Muitos profissionais buscam o aprimoramento profissional na intenção de agregar e evoluir suas capacidades de atuação, algo que costuma ser extremamente benéfico para a organização.

Aprimoramento Profissional
Aprimoramento Profissional

Ter um colaborador altamente capacitado e disposto a se aprimorar para realizar um trabalho melhor é extremamente vantajoso. Logo, promover bolsas de estudos ou ao menos descontos na mensalidade do curso pode ser muito motivador.

Você pode fazer parcerias com empresas para oferecer descontos especiais e exclusivos aos membros do seu time. Esta é uma opção de prêmio que poderá atrair a atenção de muitos colaboradores.

A campanha de incentivo precisa ser financeira? Não diretamente, uma vez que a empresa também investe seus recursos neste tipo de premiação.

9. Agradeça pelo esforço

De todas as opções que sugerimos aqui, está é a mais simples e totalmente sem custo. Você não precisa dar presentes caros, viagens ou coisa do tipo. Um simples e verdadeiro obrigado por seu esforço pode ser extremamente gratificante.

Agradeça seus colaboradores
Agradeça seus colaboradores

Dar o devido reconhecimento tem um impacto no colaborador e em todos os membros da sua equipe, uma vez que a visão que estes membros vão ter sobre a liderança muda completamente.

A sensação de notoriedade e reconhecimento motiva muito.

10. Melhore os equipamentos de trabalho

O custo dessa ação vai depender do nicho de operação, mas certamente é fundamental para melhorar a produtividade.

Vamos supor que você tenha um escritório, mas as cadeiras do escritório estão gastas, as mesas bambas ou os computadores ultrapassados e lentos.

Invista nos equipamentos de trabalho
Invista nos equipamentos de trabalho

A cadeira gasta pode causar problemas de saúde em seu colaborador, provocando despesas médicas; a mesa bamba pode dificultar o trabalho e o computador lento pode triplicar o tempo de execução de tarefas.

Investir em equipamentos e soluções que proporcionem qualidade e eficiência no trabalho é fundamental, seus colaboradores vão trabalhar melhor e produzir muito mais em menos tempo. Além de estarem felizes e satisfeitos com o ambiente de trabalho.

Conclusão

Depois dessas 10 dicas você compreendeu se a campanha de incentivo precisa ser financeira?

Certamente um incentivo financeiro é extremamente legal, mas não é a única solução para uma empresa ter colaboradores realizados profissionalmente, satisfeitos com o ambiente de trabalho e em harmonia com os colegas de profissão.

Proporcionar um ambiente de trabalho onde o colaborador se sinta valorizado, feliz e querido é a receita para ter uma equipe produtiva, motivada e unida para superar qualquer adversidade.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas, deixe um comentário se você aplicou alguma delas ou se tem dúvidas a respeito do que foi sugerido.

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Luciana André atua há 25 anos como executiva de empresas. Formada em Administração, possui pós-graduação em Finanças e MBA em Varejo e Mercado de Consumo pela USP. Profissional com experiência no Brasil e no exterior, atuou por 19 anos como executiva da multinacional de varejo C&A em áreas como Compras, Produtos, Planejamento e Projetos. Na área de Projetos, foi uma das líderes da equipe que comandou a implantação do ERP Oracle no Brasil e no México. Com grande habilidade estratégica e negocial, Luciana se juntou ao time da StrategyBox com o desafio de estruturar os sistemas de controle e vendas da empresa e dirigir a área Comercial. Sua capacidade em gerar resultados consistentes vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.