Reconhecimento de funcionários: 4 dicas para seu programa

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Reconhecimento

Com o passar dos anos, as empresas foram percebendo que adotar práticas de reconhecimento dos funcionários é parte fundamental do trabalho de um gestor. As razões para que isso ocorra estão cada vez mais claras: há vantagens para os dois lados.  Selecionamos 4 táticas de sucesso, que você vai ler a logo abaixo.

Como reconhecer seus funcionários

O reconhecimento nada mais é do que uma técnica de motivação, que tem como premissa as recompensas positivas. Além da motivação para trabalhar, outra vantagem do reconhecimento de funcionários é o aumento de produção.

O líder que já experimentou o reconhecimento de um colaborador por qualquer forma – seja por escrito, publicamente, por um simples elogios, em encontros presenciais e até por meio de e-mail – já conhecem os resultados dessa estratégia.

Entre as formas mais desejadas entre os funcionários estão as campanhas de premiação, que utilizam os cartões pré-pagos. Trata-se de uma solução muito efetiva de reconhecimento, capaz de valorizar as relações humanas e promover a integração entre empresas e pessoas.

Cartões pré-pagos: solução efetiva de reconhecimento
Cartões pré-pagos: solução efetiva de reconhecimento

4 táticas de sucesso

Valorização: Funcionário reconhecido é funcionário feliz. As vantagens do reconhecimento englobam: maior motivação, espírito de equipe, facilidade na execução das tarefas e produtividade, já que o trabalhador se sente valorizado pelo empregador.

Estudos comprovam que o cérebro reage positivamente à recompensa e motivação, fazendo com que a pessoa se torne mais enérgica, proativa e focada em seus objetivos.

Proximidade: A melhor maneira de avaliar os resultados do funcionário é dedicando um tempo diário para a análise desses dados, prestando atenção em todo o processo de execução das tarefas.

Dessa forma, é possível identificar os pontos de evolução e oportunidades de reconhecimento, além de estabelecer uma relação mais próxima entre empregado e empregador.

Engajamento e reconhecimento fazem parte da mesma pauta
Engajamento e reconhecimento fazem parte da mesma pauta

Estabelecimento de metas: As metas devem ser elaboradas de maneiras praticáveis, ao alcance dos colaboradores.

Quando todos estão em busca de um objetivo comum, uma saudável competitividade é estabelecida e pode-se ver um ambiente colaborativo de trabalho. Com isso, a empresa cresce junto com o funcionário.

Recompensa:  A prática de gratificação resulta em equipes engajadas e mais dedicadas, sempre em busca de melhores resultados para realização de suas metas pessoais. Além disso, contribui na retenção de funcionários.

No dia a dia, simples elogios já causam admiração e gratidão nos ouvintes. Boas formas de recompensa são bonificação salarial, folgas, promoções ou premiações.

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Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.