Reconhecimento

Reconhecimento de funcionários: 4 dicas para seu programa

Com o passar dos anos, as empresas foram percebendo que adotar práticas de reconhecimento dos funcionários é parte fundamental do trabalho de um gestor. As razões para que isso ocorra estão cada vez mais claras: há vantagens para os dois lados.  Selecionamos 4 táticas de sucesso, que você vai ler a logo abaixo.

Como reconhecer seus funcionários

O reconhecimento nada mais é do que uma técnica de motivação, que tem como premissa as recompensas positivas. Além da motivação para trabalhar, outra vantagem do reconhecimento de funcionários é o aumento de produção.

O líder que já experimentou o reconhecimento de um colaborador por qualquer forma – seja por escrito, publicamente, por um simples elogios, em encontros presenciais e até por meio de e-mail – já conhecem os resultados dessa estratégia.

Entre as formas mais desejadas entre os funcionários estão as campanhas de premiação, que utilizam os cartões pré-pagos. Trata-se de uma solução muito efetiva de reconhecimento, capaz de valorizar as relações humanas e promover a integração entre empresas e pessoas.

Cartões pré-pagos: solução efetiva de reconhecimento
Cartões pré-pagos: solução efetiva de reconhecimento

4 táticas de sucesso

Valorização: Funcionário reconhecido é funcionário feliz. As vantagens do reconhecimento englobam: maior motivação, espírito de equipe, facilidade na execução das tarefas e produtividade, já que o trabalhador se sente valorizado pelo empregador.

Estudos comprovam que o cérebro reage positivamente à recompensa e motivação, fazendo com que a pessoa se torne mais enérgica, proativa e focada em seus objetivos.

Proximidade: A melhor maneira de avaliar os resultados do funcionário é dedicando um tempo diário para a análise desses dados, prestando atenção em todo o processo de execução das tarefas.

Dessa forma, é possível identificar os pontos de evolução e oportunidades de reconhecimento, além de estabelecer uma relação mais próxima entre empregado e empregador.

Engajamento e reconhecimento fazem parte da mesma pauta
Engajamento e reconhecimento fazem parte da mesma pauta

Estabelecimento de metas: As metas devem ser elaboradas de maneiras praticáveis, ao alcance dos colaboradores.

Quando todos estão em busca de um objetivo comum, uma saudável competitividade é estabelecida e pode-se ver um ambiente colaborativo de trabalho. Com isso, a empresa cresce junto com o funcionário.

Recompensa:  A prática de gratificação resulta em equipes engajadas e mais dedicadas, sempre em busca de melhores resultados para realização de suas metas pessoais. Além disso, contribui na retenção de funcionários.

No dia a dia, simples elogios já causam admiração e gratidão nos ouvintes. Boas formas de recompensa são bonificação salarial, folgas, promoções ou premiações.

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