Gestão de desempenho auxilia produtividade

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Gestão de Desempenho

Uma série de fatores contribuem para o aumento da produtividade dos colaboradores e, entre eles, está a gestão de desempenho. Falar de gestão de desempenho é, atualmente, algo muito comum na esfera empresarial. Trata-se de uma ferramenta poderosa, capaz de medir o resultado de uma empresa de acordo com a performance dos funcionários.

De uma maneira mais ampla, o gerenciamento de desempenho procura entender o que as pessoas fazem (qual as funções dela), como elas fazem (qual o comportamento delas) e, por fim, quais os resultados que elas alcançam. Este é uma estratégia que deve ser contínua, presente em todas as áreas da empresa e incorporada à rotina do Recursos Humanos.

Importante alinhar metas e expectativas
Importante alinhar metas e expectativas

Essa é uma ferramenta que ajuda a alinhar as expectativas, assim como os colaboradores em torno das metas e objetivos da empresa.

Por meio da gestão de desempenho, os gestores medem o desempenho dos colaboradores por um determinado período, identificando as forças, fraquezas e a postura no ambiente profissional.

Fase do Feedback

Com todas essas métricas em mãos, o gestor consegue fornecer o chamado feedback. As observações são transmitidas aos colaboradores a fim de direcionar o seu trabalho, valorizando os pontos fortes e indicando ações corretivas para os pontos fracos, em busca de evolução na execução das atividades diárias.

Feedback deve ser uma prática constante
Feedback deve ser uma prática constante

Através do feedback, os avaliados podem investir ainda mais em seu desenvolvimento, melhorando seu desempenho e contribuindo com o sucesso da organização.

Benefícios da Gestão de Desempenho

Os benefícios obtidos através da aplicação de avaliação de desempenho são diversos. Aumento da produtividade, aproximação entre os diferentes níveis hierárquicos, reconhecimento e estímulo ao crescimento profissional são apenas alguns exemplos.

O retorno sobre o trabalho desenvolvido, assim como incentivo e reconhecimento são algumas das ferramentas mais importantes na gestão de pessoas.

Para gerar nos colaboradores um senso ainda maior de valorização, sistemas de premiação podem ser implantados. Um sistema bastante buscado no mercado é a campanha de reconhecimento, quando são utilizadas os cartões de premiação.

Eles são capazes de gerar uma memória ou recompensa física em troca de todo o empenho aplicado nos projetos da sua empresa.

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Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.