Liderança humanizada proporciona equipe mais receptiva

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liderança humaniza faz diferença nas empresas

No mundo empresarial, adotar conceitos e a prática de uma liderança humanizada pode influenciar diretamente no desempenho dos colaboradores. Por meio de seu comportamento e exemplo, o líder cria um ambiente motivacional atraente no trabalho, utilizando técnicas de gestão que valorizam os profissionais e que, consequentemente, refletem na vontade desta equipe e integrantes dela mostrarem bons resultados.

Pensando em liderança humanizada, existem alguns métodos que podem – e devem – ser utilizados para a construção de relacionamento positivo e uma equipe mais receptiva, entre eles, o reconhecimento.  Os colaboradores devem saber o seu valor e importância na empresa, sendo reconhecidos por isso.

Como exercer a liderança humanizada

Colaboradores devem ser ouvidos e valorizados
Colaboradores devem ser ouvidos e valorizados

Incentive e Elogie

Elogios precisam ser feitos sempre que merecidos. Do outro lado, o funcionário espera ter plano de carreira, que também deve ser oferecido aos colaboradores a fim de manter o engajamento e a motivação na busca de novos objetivos.

Pratique a escuta ativa

Um bom gestor deve sempre estar disposto a ouvir sugestões e, assim, estimular o potencial de seus colaboradores. Escuta ativa é ouvir de verdade! Os funcionários que estão na linha de frente sabem quais são os gargalos e as oportunidades de melhoria.

Trate cada pessoa individualmente

Evidencie o valor único de cada indivíduo na equipe, de forma a impulsionar o desenvolvimento dos talentos de cada colaborador. É importante entender a personalidade e as habilidades de cada um com a finalidade de escolher suas funções de acordo com suas competências.

Um bom líder reconhece os valores individuais
Um bom líder reconhece os valores individuais

Ser o exemplo é chave na liderança humanizada

Seja um líder inspirador! Realize sua jornada de trabalho exatamente da mesma forma que você espera que seus funcionários o façam. Esse é um ponto muito importante porque promove a unicidade entre todos os membros da equipe, criando um ambiente coerente e produtivo.

Respeito nunca é demais

Gentileza gera gentileza. Gestão baseada em autoritarismo não funciona mais. Tratar os times com respeito melhora o engajamento e reduz o turnover (rotatividade). Esteja sempre por perto e seja cordial.

A união de todos esses fatores inerentes à liderança humanizada proporciona mais qualidade de vida ao funcionário e maior rendimento profissional e pessoal do colaborador.

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Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.