liderança humaniza faz diferença nas empresas

Liderança humanizada proporciona equipe mais receptiva

No mundo empresarial, adotar conceitos e a prática de uma liderança humanizada pode influenciar diretamente no desempenho dos colaboradores. Por meio de seu comportamento e exemplo, o líder cria um ambiente motivacional atraente no trabalho, utilizando técnicas de gestão que valorizam os profissionais e que, consequentemente, refletem na vontade desta equipe e integrantes dela mostrarem bons resultados.

Pensando em liderança humanizada, existem alguns métodos que podem – e devem – ser utilizados para a construção de relacionamento positivo e uma equipe mais receptiva, entre eles, o reconhecimento.  Os colaboradores devem saber o seu valor e importância na empresa, sendo reconhecidos por isso.

Como exercer a liderança humanizada

Colaboradores devem ser ouvidos e valorizados
Colaboradores devem ser ouvidos e valorizados

Incentive e Elogie

Elogios precisam ser feitos sempre que merecidos. Do outro lado, o funcionário espera ter plano de carreira, que também deve ser oferecido aos colaboradores a fim de manter o engajamento e a motivação na busca de novos objetivos.

Pratique a escuta ativa

Um bom gestor deve sempre estar disposto a ouvir sugestões e, assim, estimular o potencial de seus colaboradores. Escuta ativa é ouvir de verdade! Os funcionários que estão na linha de frente sabem quais são os gargalos e as oportunidades de melhoria.

Trate cada pessoa individualmente

Evidencie o valor único de cada indivíduo na equipe, de forma a impulsionar o desenvolvimento dos talentos de cada colaborador. É importante entender a personalidade e as habilidades de cada um com a finalidade de escolher suas funções de acordo com suas competências.

Um bom líder reconhece os valores individuais
Um bom líder reconhece os valores individuais

Ser o exemplo é chave na liderança humanizada

Seja um líder inspirador! Realize sua jornada de trabalho exatamente da mesma forma que você espera que seus funcionários o façam. Esse é um ponto muito importante porque promove a unicidade entre todos os membros da equipe, criando um ambiente coerente e produtivo.

Respeito nunca é demais

Gentileza gera gentileza. Gestão baseada em autoritarismo não funciona mais. Tratar os times com respeito melhora o engajamento e reduz o turnover (rotatividade). Esteja sempre por perto e seja cordial.

A união de todos esses fatores inerentes à liderança humanizada proporciona mais qualidade de vida ao funcionário e maior rendimento profissional e pessoal do colaborador.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!