Dinâmicas de grupo: por relações mais produtivas

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dinâmica de grupo

Um bom relacionamento entre os colaboradores de uma empresa pode ser construído por meio da realização de dinâmicas de grupo. Essa técnica é capaz de promover união, descontração e maior conhecimento entre times e colegas de trabalho.

Promover dinâmicas de grupo resulta em colaboração, confiança e transparência. Uma equipe com sinergia é capaz de gerar resultados cada vez melhores para uma corporação.

Por que fazer dinâmicas de grupo?

Dinâmicas de grupo despertam a criatividade
Dinâmicas de grupo despertam a criatividade

A dinâmica em grupo é uma ferramenta de gestão que auxilia na liderança e na motivação de pessoas. E como toda empresa é formada por pessoas, é preciso inovar e ter sempre mecanismos eficientes para manter motivação, engajamento e produtividade em alta.

Essas intervenções também são consideradas muito úteis para fortalecer e unir as equipes por estimularem a proatividade, o relacionamento interpessoal e a colaboração.

As dinâmicas podem ter objetivos diferentes, como: integração de um novo colaborador, integração entre departamentos, promoção de novos insights e aprendizados ou simplesmente motivar e aumentar a energia das pessoas.

A dinâmica de grupo é uma ferramenta importante para as empresas que se importam em investir em uma efetiva gestão de pessoas e de desempenho. Existem no mercado, dinâmicas bastante conhecidas para serem aplicadas rapidamente. Confira aqui.

Na dinâmica de interação, em especial, são utilizados métodos que unem os diferentes perfis de colabores em um objetivo comum, buscando socialização e o crescimento tanto individual quanto coletivo.

Benefícios da dinâmica de grupo

A troca de experiências também incentiva a colaboração
As trocas de experiências também incentivam a colaboração

– Transmissão e a fixação do aprendizado

– Comprometimento na execução das tarefas diárias

– Fortalecimento da equipe

– Criação de um ambiente mais criativo

– Soluções e abordagens diferentes para problemas antigos

A colaboração de todos também é propícia para que haja trocas de experiências e uma descentralização no poder, contribuindo para o bom clima entre colaboradores e chefes.

Com esse tipo de instrumento, as empresas procuram diminuir suas taxas de turnover, uma vez que o colaborador passa a se sentir parte da organização.

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Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.