Formas baratas para motivar

8 formas baratas para motivar seus funcionários

Conquistar o engajamento dos funcionários deve ser prioridade sempre. Se você está pensando que para isso talvez seja necessário um investimento alto, saiba que há muito para ser feito sem necessariamente gastar tanto dinheiro assim. Existem, sim, formas baratas para motivar seus funcionários.

Mas preste atenção: muitas vezes, essa importância apenas é percebida em momentos de crise, quando a motivação passa a ser fundamental. Esteja muito preparado para as situações em que você mais precisa do envolvimento de toda sua equipe. Motivar é um trabalho que deve ser feito todos os dias.

Para manter seus colaboradores felizes e produtivos, coloque em prática agora algumas táticas motivacionais. Muitas vezes, a motivação está diretamente ligada à satisfação com o clima de trabalho.

Descubra as 8 formas baratas para motivar seus funcionários

  1. Crie um ambiente acolhedor

Criar ambiente acolhedor é uma das formas baratas para motivar funcionários
Criar ambiente acolhedor é uma das formas baratas para motivar funcionários

Não há quem não goste de um ambiente confortável para trabalhar. Muitos funcionários passam mais tempo na empresa do que em casa. Pense com carinho em cada espaço, na ergonomia dos móveis, na iluminação, na ventilação, no conforto acústico e térmico. Reserve um cantinho para o café e para relaxar e incentive que cada um personalize sua mesa.

  1. Conheça bem seus funcionários

Conversas genuínas: olho no olho

Não saber o nome das pessoas com quem você trabalha é inadmissível. Chame seus colegas de trabalho sempre pelo nome, olhe sempre nos olhos. Mais do que isso, converse sobre os sonhos deles. Entenda os desafios pessoais de cada um e o porquê dele fazer parte da empresa. Descubra seu verdadeiro propósito de vida. Você vai se surpreender como tudo começa a fazer sentido!

  1. Implemente um programa de reconhecimento

Busque soluções de premiação e reconhecimento. O Marketing de Incentivo é uma ferramenta que ajuda a promover o potencial máximo de cada funcionário. Como premiação, você pode considerar um dia de folga e flexibilidade de horário, por exemplo. Esse tipo de ação não gera custo adicional para a empresa e conquista as equipes.

  1. Use e abuse do poder do feedback

Dar o feedback é uma forma de valorizar seu funcionário. Tem uma regra que vale ser lembrada: elogie em público e corrija no particular. Você não precisa gastar nada para reconhecer as conquistas dos seus funcionários. Eles precisam saber que eles fazem diferença para o negócio e para a equipe. Ofereça também conselhos e orientações.

  1. Faça parcerias de interesse dos funcionários

Uma das formas baratas para motivar seus funcionários é firmar parcerias no entorno da empresa, proporcionando benefícios extras e atraentes. Faça pacotes de descontos com academias de ginásticas, escolas de idiomas e restaurantes, incentivando seus funcionários a usufruírem de novas oportunidades.

  1. Peça opinião 

Ouvir opinião de seus funcionários também não gera nenhum custo ou despesa adicional. Essa atitude é sinal de respeito e de afeto pelo profissional. Diante de um novo projeto ou mudança, esteja aberto a sugestões. Faça reuniões, anote as ideias e valorize o envolvimento dos participantes. 

  1. Inclua ações sociais nos seus projetos

Ações sociais: formas baratas para motivar
Funcionários da StrategyBox no Projeto Cidade Limpa

Filantropia é algo que hoje movimenta positivamente a vida das pessoas, principalmente dos millennials, que são movidos por propósitos. Se a empresa for o agente desta mudança, melhor ainda. Fazer o bem faz bem! A consequência direta das ações sociais será a melhora da reputação da empresa na comunidade e no mercado em que atua.

  1. Comemore datas especiais

Datas especiais devem ser comemoradas sempre. Um bolo para os aniversariantes do mês, dia das mães, dos pais, festa junina, halloween, jogos da futebol ou outros eventos esportivos são momentos que proporcionam descontração e integração. Todos precisam de um pequeno intervalo para recarregar suas energias.

Funcionários motivados que enxergam um propósito no que fazem podem render muito mais. Com essas iniciativas, eles se sentirão extremamente acolhidos. Essas são formas de aumentar a felicidade no escritório. E sem gastar dinheiro!

 

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!