10 Tipos de Premiação para funcionários

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O melhor da premiação para funcionários

Quando você chegar no final deste artigo, você vai ter certeza de que a premiação para funcionários funciona para todo tipo de empresa, independente do seu tamanho e do seu setor de atuação.

Vamos listar os principais tipos de premiação para funcionários que mais agradam os times de colaboradores e trazem resultados efetivos para as empresas. São prêmios que seu time realmente deseja e merece.

O Marketing de Incentivo está totalmente ligado à motivação. O fato é: reconhecimento é uma maneira eficiente para obter ganhos de produtividade e aumento das vendas. Além disso, empresas que têm a cultura de valorizar seus funcionários correm um risco menor de perdê-los para a concorrência.

Existem maneiras bastante inovadoras de premiação para funcionários, outras nem tanto. Para começar bem todo esse planejamento e acertar, o melhor é entender bem seu público-alvo e seus hábitos. Importante lembrar que todos precisam ser incluídos nas campanhas de motivação. Aqui, o cargo realmente não é importante. Todos precisam ser motivados.

Tipos de premiação para funcionários

Para reconhecer o esforço do seu time, leia a seguir quais são as estratégias que mais engajam e funcionam.

Cartão de Premiação 

Cartão de Premiação: o mais versátil e democrático
Cartão de Premiação: o mais versátil e democrático

Essa é a modalidade de premiação para funcionários mais desejada. O principal motivo desta atratividade se dá pelo fato dela ser uma ferramenta muito democrática. Ela atende toda a diversidade do público-alvo – de qualquer geração e nível hierárquico.

Com esse cartão, o premiado tem absoluta liberdade de escolha de seu prêmio, além de encontrar diversos benefícios como, por exemplo, sua aceitação em milhares de estabelecimentos dentro e fora do Brasil, em lojas físicas e online.

Vouchers

Premiação via voucher: jantar para dois
Premiação via voucher: jantar para dois

O voucher – palavra inglesa que significa comprovante de um pagamento, que garante o direito a um produto ou serviço – é uma ferramenta interessante quando se tem um prêmio pré-determinado, que será oferecido aos participantes de uma campanha ou de uma ação específica.

Por exemplo: você pode oferecer um voucher “Happy Hour” em determinados dias da semana para o premiado, especificando o bar escolhido, número de pessoas e tudo aquilo que está incluso, como quantidade de petiscos e bebidas.

Gift Cards

Gift cards também são conhecidos no mercado como cartão-presente ou vale-presente. Basicamente, funciona como um cartão pré-pago para obtenção de um determinado serviço ou produto.

Por exemplo, você pode premiar alguém com um crédito determinado e padronizado para ser gasto com os produtos ou serviços de empresas como Netflix, Google Play, Apple, Americanas e outros.

Entradas de Cinema 

Entretenimento continua sendo um prêmio atrativo para os funcionários. Ir ao cinema proporciona um momento de lazer e descanso e, em geral, é compartilhado com quem se gosta: amigos, namorados, cônjuges e familiares.

Viagens 

Caribe é um dos destinos favoritos dos premiados
Caribe é um dos destinos favoritos dos premiados

Este é um tipo de prêmio bastante poderoso do ponto de vista de incentivo, mas que deve ser planejado de forma personalizada e sob medida.

Este prêmio possui um grande valor residual, já que as lembranças, segundo pesquisas, ficam na memória do premiado por até 10 anos. Além disso, para muitas pessoas, esta pode ser a única chance de viver algo tão diferente longe de casa.

Fora do Brasil, os destinos mais desejados são: Chile, Caribe, Estados Unidos (Las Vegas e Orlando), Portugal, França e Espanha. Dentro do território nacional, os destaques são as cidades de Gramado e Bonito.

Vale lembrar que a viagem como prêmio é diferente da viagem de incentivo. Neste segundo caso, a empresa leva todos os funcionários para promover motivação e interação. São os congressos e encontros corporativos, por exemplo.

Produtos 

Prêmios físicos ou bem duráveis nunca saem de moda. Muitos gostam de prêmio tangível como fator motivacional para o atingimento das metas. O difícil desta modalidade é agradar a todos de uma só vez.

Os presentes mais comuns são os eletrônicos, como TVs, celulares, caixas de som, computadores, fones de ouvido, além de eletrodomésticos e bicicletas.

Experiências 

Experiências: fique de olho no seu público-alvo e suas preferências
Experiências: fique de olho no seu público-alvo e suas preferências

Conhecer o público-alvo é sempre muito importante. Em se tratando de experiências, os interesses são os mais diversos, já que aqui é possível premiar um funcionário com um jantar romântico ou com algo mais radical, como um dia de rafting, por exemplo. Outras opções escolhidas são: day spa (saúde física e mental), degustação de vinho e jantar gastronômico.

Cursos

Muitas vezes, a atualização e qualificação profissional é deixada de lado por falta de recursos. Mas fique de olho: investir em educação é algo que as pessoas sempre desejam.

Premiar com cursos – de idiomas inclusive – é uma via de mão dupla: o funcionário se sente muito valorizado ao mesmo tempo em que a empresa poderá contar com um profissional capaz de apresentar um desempenho ainda melhor no curto prazo.

Day Off

Day off para Relaxar – Photo by Ideli Dalva Ferrari on Unsplash

Um dia de folga pode ser o sonho de consumo para muitos funcionários. Com essa brecha na agenda, o profissional pode se programar para resolver pendências pessoais ou aproveitar para se dedicar à família, como passar a tarde assistindo os filhos no esporte. Para outros, o dia pode virar a ponte de um feriado ou a chance de ter um final de semana prolongado. Ou simplesmente relaxar!

Troféus

Engana-se quem pensa que este tipo de premiação é insignificante ou de menor importância.

Receber um troféu, uma medalha ou um pin sempre será um sinal de conquista. A grande sacada neste tipo de reconhecimento é a forma de entregar o prêmio.

Neste momento, o CEO pode entregar a premiação publicamente, na frente de toda a empresa, de forma a homenagear e reconhecer algum marco atingido pelo funcionário, como tempo de casa, boas ideias, pontualidade, dentre outros méritos.

Agora você tem 10 maneiras de valorizar seu time, atrair e reter talentos. A intenção do Marketing de Incentivo é criar um ambiente saudável e produtivo. Escolha a sua! Podemos te ajudar a colocar em prática agora mesmo.

 

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Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.