O que um líder deve fazer para motivar a equipe?

No mundo dos negócios, o líder de uma companhia tem muitas funções importantes e fundamentais, mas a verdade é que por trás de todos os resultados e metas que devem ser atingidos, estão as pessoas – o ser humano, com suas emoções, motivações e expectativas. Por esta razão, motivar a equipe deve ser uma das habilidades que um bom líder deve considerar na sua gestão.

Antes de falar das ações que um líder deve incorporar no seu dia a dia para motivar a equipe, vale visitar um pouco o papel desse profissional. Formas de como ser um bom líder deve ser uma pauta constante.

Lembre-se sempre: é muito comum as pessoas se desligarem de seus gestores e não das corporações onde trabalham. Foi-se o tempo dos chefes temidos.

Verdadeiros líderes motivam suas equipes

Liderança se adquire por meio do respeito e da admiração dos subordinados
Liderança se adquire por meio do respeito e da admiração dos subordinados

Liderança não é algo imposto. Liderança se adquire por meio do respeito e da admiração dos subordinados. Ser um líder é questão de postura.

Dessa forma, o líder deve ser sempre proativo, participando ativamente dos sucessos, dos problemas e das soluções. Proatividade é uma palavra de ordem. O profissional deve transmitir sempre segurança e confiança de que ele é capaz de realizar intervenções positivas no momento certo.

Um líder deve ser sempre um exemplo para todos. Não há como cobrar algo de um funcionário se o próprio líder não cumpre com as suas responsabilidades.

Transparência é outra característica imbatível na gestão de pessoas. É com ela que se cria a base para um relacionamento de confiança: todos em prol do negócio numa relação de longo prazo. Líderes devem sempre estar abertos ao diálogo.

Como motivar a equipe?

Um líder que procura produtividade e qualidade nas entregas deve se munir de diversas estratégias para motivar a equipe, criando um ambiente de pessoas satisfeitas, propício para impulsionar tal desempenho.

Alinhar o colaborador aos objetivos da empresa é um caminho para o sucesso. Em paralelo, o líder deve trabalhar em conjunto com seu time, construindo alianças, valorizando os talentos e preocupando-se com o bem-estar de cada um.

Leia, a seguir, seis tipos de comportamento que um líder deve incorporar e promover para motivar a equipe.

  • Autonomia – Promova oportunidades de capacitação e conhecimento. Contar com funcionários capazes e produtivos é a base para um clima saudável.
  • Presença – Integrar-se com a equipe é a única maneira de ver de perto as situações ou comportamentos. Ver por si e tirar as suas conclusões é melhor do que obter as informações por meio de terceiros.
  • Foco – Além de dedicar esforços para suas próprias responsabilidades, o bom líder também tem o papel de direcionar os talentos e acompanhar erros e acertos desse desenvolvimento e evolução. Aqui cabe fornecer o que eles precisam.

    Ter foco é uma habilidade para motivar equipes
    O bom líder também tem o papel de direcionar os talentos
  • Julgamentos – O líder deve sempre priorizar dados concretos ou o fato em si, evitando tomar decisões precipitadas, neutralizando as emoções e opiniões infundadas.
  • Comunicação – Além de passar informações de maneira clara e transparente, o líder também tem que saber escutar (praticar a escuta ativa) e mediar conflitos.
  • Reconhecimento – Quando as metas forem atingidas ou superadas, o ideal é premiar e reconhecer aqueles que fizeram a diferença. O reconhecimento é uma forma eficiente de obter ganhos de produtividade e engajamento.

    reconhecimento é uma forma de motivar a equipe
    Reconhecimento é uma forma eficiente de obter ganhos de produtividade
A cultura motivacional da empresa estará sempre espelhada no comportamento e nas atitudes dos profissionais que ocupam cargos de comando. Dessa forma, os líderes estarão cada vez mais aptos a formar equipes engajadas e com vontade de alcançar o sucesso.

 

 

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!