O que um líder deve fazer para motivar a equipe?

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No mundo dos negócios, o líder de uma companhia tem muitas funções importantes e fundamentais, mas a verdade é que por trás de todos os resultados e metas que devem ser atingidos, estão as pessoas – o ser humano, com suas emoções, motivações e expectativas. Por esta razão, motivar a equipe deve ser uma das habilidades que um bom líder deve considerar na sua gestão.

Antes de falar das ações que um líder deve incorporar no seu dia a dia para motivar a equipe, vale visitar um pouco o papel desse profissional. Formas de como ser um bom líder deve ser uma pauta constante.

Lembre-se sempre: é muito comum as pessoas se desligarem de seus gestores e não das corporações onde trabalham. Foi-se o tempo dos chefes temidos.

Verdadeiros líderes motivam suas equipes

Liderança se adquire por meio do respeito e da admiração dos subordinados
Liderança se adquire por meio do respeito e da admiração dos subordinados

Liderança não é algo imposto. Liderança se adquire por meio do respeito e da admiração dos subordinados. Ser um líder é questão de postura.

Dessa forma, o líder deve ser sempre proativo, participando ativamente dos sucessos, dos problemas e das soluções. Proatividade é uma palavra de ordem. O profissional deve transmitir sempre segurança e confiança de que ele é capaz de realizar intervenções positivas no momento certo.

Um líder deve ser sempre um exemplo para todos. Não há como cobrar algo de um funcionário se o próprio líder não cumpre com as suas responsabilidades.

Transparência é outra característica imbatível na gestão de pessoas. É com ela que se cria a base para um relacionamento de confiança: todos em prol do negócio numa relação de longo prazo. Líderes devem sempre estar abertos ao diálogo.

Como motivar a equipe?

Um líder que procura produtividade e qualidade nas entregas deve se munir de diversas estratégias para motivar a equipe, criando um ambiente de pessoas satisfeitas, propício para impulsionar tal desempenho.

Alinhar o colaborador aos objetivos da empresa é um caminho para o sucesso. Em paralelo, o líder deve trabalhar em conjunto com seu time, construindo alianças, valorizando os talentos e preocupando-se com o bem-estar de cada um.

Leia, a seguir, seis tipos de comportamento que um líder deve incorporar e promover para motivar a equipe.

  • Autonomia – Promova oportunidades de capacitação e conhecimento. Contar com funcionários capazes e produtivos é a base para um clima saudável.
  • Presença – Integrar-se com a equipe é a única maneira de ver de perto as situações ou comportamentos. Ver por si e tirar as suas conclusões é melhor do que obter as informações por meio de terceiros.
  • Foco – Além de dedicar esforços para suas próprias responsabilidades, o bom líder também tem o papel de direcionar os talentos e acompanhar erros e acertos desse desenvolvimento e evolução. Aqui cabe fornecer o que eles precisam.

    Ter foco é uma habilidade para motivar equipes
    O bom líder também tem o papel de direcionar os talentos
  • Julgamentos – O líder deve sempre priorizar dados concretos ou o fato em si, evitando tomar decisões precipitadas, neutralizando as emoções e opiniões infundadas.
  • Comunicação – Além de passar informações de maneira clara e transparente, o líder também tem que saber escutar (praticar a escuta ativa) e mediar conflitos.
  • Reconhecimento – Quando as metas forem atingidas ou superadas, o ideal é premiar e reconhecer aqueles que fizeram a diferença. O reconhecimento é uma forma eficiente de obter ganhos de produtividade e engajamento.

    reconhecimento é uma forma de motivar a equipe
    Reconhecimento é uma forma eficiente de obter ganhos de produtividade
A cultura motivacional da empresa estará sempre espelhada no comportamento e nas atitudes dos profissionais que ocupam cargos de comando. Dessa forma, os líderes estarão cada vez mais aptos a formar equipes engajadas e com vontade de alcançar o sucesso.

 

 

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Sergio Mizusaka
Sergio Mizusaka é co-fundador da StrategyBox e COO da empresa. É formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela USP e possui certificação de Coach em PNL pela The Society of NLP. Com um histórico diferenciado e mais de 20 anos de experiência executiva na prestação de serviços, Sergio possui excelentes habilidades operacionais e de desenvolvimento de produtos, sempre focado nas necessidades dos clientes e na otimização das operações para melhoria da qualidade do serviço. Sua visão de negócio e grande capacidade de engajamento das equipes que lidera vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.