Como elaborar uma política de Campanha de Incentivo eficiente?

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Como elaborar uma política de Campanha de Incentivo eficiente?
Como elaborar uma política de Campanha de Incentivo eficiente?

Ter colaboradores aplicados, eficientes e produtivos é um desafio e tanto para empresas de todos os portes e setores de atuação. A verdade é que mercado de trabalho é muito volátil e encontrar trabalhadores qualificados é um desafio constante. Portanto, motivar e gratificar os que já pertencem à sua equipe é de extrema importância para minimizar a rotatividade.

As campanhas de incentivo desempenham um papel fundamental quando o assunto é motivar, engajar e contribuir para o bom desempenho do colaborador, além de reter verdadeiros talentos.

Mas elaborar um programa de incentivo pode revelar grandes desafios. Desenvolver um planejamento eficiente e justo para o colaborador e que também esteja alinhado com os objetivos da organização pode se mostrar como uma tarefa bastante complexa.

A elaboração de uma política de campanha de incentivo visa trazer, aos gestores e líderes, o estabelecimento de regras e diretrizes, que que irão guiar de forma uniforme as futuras ações, além de garantir maior tangibilidade sobre os resultados.

Com essas reflexões, a StrategyBox vai te explicar como elaborar uma política de campanha de incentivo eficiente, justa e que esteja alinhada a realidade da sua organização.

Por que criar uma política de campanha de incentivo?

Desenvolver qualquer categoria de incentivo corporativo é um processo complexo, exigindo planejamento, lançamento, avaliações de desempenho, premiações e uma boa comunicação interna. Sendo assim, todo o processo precisa seguir etapas e cumprir regras para o sucesso do incentivo.

Por que criar uma política de campanha de incentivo?
Por que criar uma política de campanha de incentivo?

E seguindo essas premissas, os aspectos com o objetivos da campanha, público-alvo, critérios de avaliação de desempenho, prêmios e meios de divulgação deverão seguir um regulamento em forma de regras. Logo, tudo deve ser muito bem pensado e comunicado aos participantes.

O investimento em uma política de incentivo, antes de tudo é uma movimentação estratégica de gestores e líderes, sendo fundamental para empresas que desejam se manter competitivas e perenes no mercado.

Além disso, empresas que investem de alguma forma em incentivos para seus funcionários, costumam ter profissionais mais produtivos, gerando mais lucros e alcançando metas.

Leia também: 10 Principais erros ao criar uma campanha de incentivo

Como elaborar uma política de Campanha de Incentivo

Desenvolver uma política de campanha de incentivo pode se tornar algo extremamente simples e intuitivo ou muito complexo. Tudo vai depender de uma série de fatores, como a clareza que a empresa tem a respeito do que precisa melhorar ou simplesmente o impacto sobre o faturamento ou caixa da organização.

Algumas dicas de como elaborar uma política de campanha de incentivo, podem ajudar a facilitar o processo e economizar tempo e dinheiro. Confira!

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Crie regras simples e claras

Os maiores exemplos de campanha de incentivo não obtiveram sucesso investindo em etapas e políticas complexas, mas sim se valendo da criatividade, simplicidade e objetividade para que qualquer pessoa pudesse compreender e logo colocar em prática.

Criar regras simples na política de incentivo
Criar regras simples

Quanto mais simples e objetivas forem as regras da sua política de incentivo, mais fácil fica a adesão de seus colaboradores. Se o seu colaborador não entender, ou pensar que será difícil demais, dificilmente se sentirá engajado e determinado a aderir à campanha.

Defina regras como:

O colaborador que atingir a meta X no tempo Y meta vai receber Z como prêmio. Quanto mais simples, melhor! Qualquer informação mais complexa pode criar confusão, dúvidas e desistências.

Igualdade nos incentivos

Durante o planejamento estratégico de uma campanha de incentivo é imprescindível que você, como gestor ou líder, ofereça prêmios que sejam de igual benefício a todos os envolvidos.

Isso não quer dizer que o prêmio deva ser o mesmo para todos, afinal as pessoas têm as suas individualidades. A menos que o prêmio seja financeiro, as metas estabelecidas para cada pessoa devem ser consideradas durante a elaboração da política de incentivo.

Igualdade nos incentivos
Igualdade nos incentivos

Mas como citamos acima, é fundamental distribuir os prêmios de forma igual ou proporcional para todos os que atingiram as metas estipuladas na campanha.

Caso contrário, sentimentos de injustiça, competição e inveja podem criar uma atmosfera negativa e corrompida. E seus colaboradores que se sentirem prejudicados, dificilmente vão aderir às novas campanhas, buscar as metas ou produzir o seu melhor.

Desenvolva a produtividade por meio das regras

Aumento de produtividade é um dos objetivos mais buscados quando se realiza uma campanha de incentivo. Definitivamente, a produtividade se transformou em um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Mas é muito comum vermos colaboradores improdutivos e insatisfeitos. Muito disso pode ser solucionado com uma política de campanha de incentivo, que vise estimular a produtividade deste colaborador.

Estimule a produtividade
Estimule a produtividade

Logo, desenvolver políticas com estímulos que envolvam a produtividade para atingir metas pode ser um excelente caminho.

Mas é preciso tomar alguns cuidados: incentivar o colaborador a ficar mais horas trabalhando pode até aumentar expressivamente a produtividade, mas nunca deixe de considerar os ônus e os bônus desses incentivos.

A dica é criar metas realistas com o perfil do colaborador.

Crie metas alinhadas à função

Uma grande dificuldade na elaboração das políticas de incentivo é que, normalmente, as metas estabelecidas são abrangentes demais, desconsiderando as funções corriqueiras do colaborador.

Crie metas alinhadas a função
Crie metas alinhadas a função

Com isso, é comum ocasionar frustrações no colaborador, uma vez que o mesmo não sabe que ações iniciar para contribuir para a conquista das metas estabelecidas. Ao invés de gerar motivação, resultados e sentimento de pertencimento, o desencantamento provoca exatamente o contrário.

Portanto, a dica é criar metas que estejam alinhadas com as funções de cada setor. Assim, mesmo que as metas difiram entre si, vão gerar bons resultados para a organização.

Promova a inovação

Ser inovador é uma tarefa difícil e buscar um olhar ampliado pode ser uma tarefa complexa para gestores, principalmente pela falta de tempo. No entanto, é comum que seus colaboradores consigam ver as falhas e problemas na organização com mais facilidade, principalmente por conviverem com elas.

Promover Inovação por parte dos colaboradores
Promover Inovação por parte dos colaboradores

Os colaboradores podem, então, auxiliar seus gestores e líderes com ideias criativas e inovadoras para melhorar questões do dia a dia.

Desenvolver políticas de campanha de incentivo, que encorajem seus colaboradores a expor suas sugestões, pode fazer com que o profissional se sinta útil e saiba que pode contribuir para o desenvolvimento da empresa e para o ambiente de trabalho.

Cumpra as promessas

As políticas de incentivo são fundamentais para reger e determinar direitos e deveres dos envolvidos, mas é fundamental ter um planejamento prévio.

Você já ouviu aquele ditado “O combinado não sai caro”? No caso da campanha de incentivo, este ditado popular faz todo sentido. Não pagar ou atrasar a premiação pode gerar problemas com descrença nos líderes da empresa e até problemas judiciais.

Cumpra o combinado
Cumpra o combinado

Antes de colocar em andamento a sua campanha, desenvolva um bom planejamento estratégico, tenha certeza dos objetivos, retornos e investimentos financeiros necessários. Vale também criar uma retaguarda caso algo saia errado, mas o mais importante é honrar com a sua palavra.

Crie uma política de feedbacks

Nos quesitos acima, nós citamos alguns cuidados muito importantes, que devem ser tomados durante a elaboração da sua política de incentivo, mas você deve ter especial atenção com o acompanhamento e feedbacks da sua estratégia de campanha de incentivo.

É muito importante criar a cultura de feedbacks durante a campanha, relatar aos seus gestores e superiores os rumos que a campanha está tomando, se está caminhando para os objetivos definidos e o primordial, se os colaboradores estão realmente engajados com a campanha de incentivo.

Crie uma política de feedbacks
Crie uma política de feedbacks

Obter o retorno dos envolvidos ajuda a encontrar possíveis problemas. Quanto mais cedo forem relatados, mais fácil fica de encontrar resoluções eficientes.

Indo um pouco além, todo esse conceito também se aplica ao fim da campanha: é preciso coletar os dados, mensurar e gerar relatórios, para então saber se o resultado final foi o esperado.

Conclusão

Criar políticas de incentivo é um passo importante para o sucesso da sua campanha, mas tomar os devidos cuidados também é essencial.

Desenvolver métodos personalizados, alinhados com a individualidade de seus colaboradores, entender os pontos que realmente motivam, engajam e geram o reconhecimento e satisfação pessoal, é o caminho para o sucesso e sustentabilidade das campanhas de incentivo e, por fim, das empresas.

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Sergio Mizusaka
Sergio Mizusaka é co-fundador da StrategyBox e COO da empresa. É formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela USP e possui certificação de Coach em PNL pela The Society of NLP. Com um histórico diferenciado e mais de 20 anos de experiência executiva na prestação de serviços, Sergio possui excelentes habilidades operacionais e de desenvolvimento de produtos, sempre focado nas necessidades dos clientes e na otimização das operações para melhoria da qualidade do serviço. Sua visão de negócio e grande capacidade de engajamento das equipes que lidera vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.