Quais as vantagens de um cartão corporativo?

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Quais as vantagens de um cartão corporativo
Quais as vantagens de um cartão corporativo

Visando tornar as companhias cada vez mais saudáveis, líderes e gestores buscam estratégias e tendências que promovam a redução de gastos e controle de suas despesas. Neste sentido, uma solução fácil que vem agradando a todos é o uso de cartões corporativos.

Pelo fato desta solução ainda ser consideravelmente nova, muitas dúvidas podem surgir, sejam elas referentes ao seu uso, seus benefícios e até mesmo aos tipos de cartões disponíveis no mercado. 

Para entender melhor sobre o assunto e descobrir quais as vantagens de um cartão corporativo, a StrategyBox preparou um guia com os pontos positivos de um cartão corporativo para a sua organização.

O que é um cartão corporativo?

Um cartão corporativo é um produto desenvolvido exclusivamente para empresas. O seu uso é destinado para alguns funcionários especificamente. Em geral, este tipo de cartão funciona como débito ou crédito, podendo variar conforme a disponibilidade financeira e a necessidade da organização.

Assim como o cartão para pessoas físicas, o cartão corporativo possui restrições de gastos e saques. O valor do seu limite pode ser pré-determinado de acordo com o porte e lucro mensal de cada organização. 

Que tipo de empresa pode adquirir um cartão corporativo?

Diferenças do Cartão Corporativo e Empresarial
Cartões Corporativos

Como já dissemos acima, os cartões corporativos ou empresariais são destinados à pessoa jurídica, portanto independente do porte e faturamento mensal, qualquer empresa pode adquirir um cartão. Nossa recomendação é que você pesquise para, então, avaliar com mais precisão aquele que possa atender melhor às suas necessidades.

Então, para que não reste nenhuma dúvida, saiba que sua empresa pode sim solicitar um cartão corporativo. Conte com esta solução para organizar suas despesas e centralizar os gastos da sua organização.

Quais as principais vantagens de um cartão corporativo

As vantagens de um cartão corporativo são muitas, a começar pela facilidade de reembolsar colaboradores por despesas inerentes às atividades da empresa. Vale destacar que o produto também auxilia na gestão e acompanhamento do fluxo de caixa da empresa.

Trata-se de uma forma segura e prática de prestar contas e fazer o controle gastos da organização, permitindo uma previsibilidade orçamentária, além de justificar se os custos referentes ao cartão são ou não válidos.

Vejamos, então, mais alguns benefícios de se usar um cartão corporativo em sua empresa.

1. Transparência

Os cartões corporativos normalmente são usados para custear despesas administrativas da organização, como por exemplo, viagens de trabalho, aquisições de equipamentos, softwares ou até mesmo almoços, jantares e cafés com clientes da organização.

Transparência nos custos corporativos
Transparência nos custos corporativos

As possibilidades são inúmeras e, normalmente, são regidas de acordo com a política de uso da organização.

No entanto, fraudes podem acontecer como o uso indevido do cartão, cobrindo despesas pessoais ou custeando itens que não tem como objetivo beneficiar a empresa.

Dessa forma, o cartão corporativo torna-se um importante aliado, visto que todas as compras são registradas e demonstradas na fatura do cartão, podendo ser fiscalizadas e validadas pelos gestores e pela área financeira da organização.

2. Redução de custos

Uma das facilidades de centralizar os custos da organização no cartão corporativo é a obtenção detalhada de como a organização está distribuindo os investimentos.

Redução de custos corporativos
Redução de custos corporativos

Sendo assim, a empresa pode avaliar e validar quais gastos são essenciais e como pode reduzir custos ou remanejar estes em uma ordem de prioridade.

Outra facilidade é que estes históricos de uso permitem uma maior visibilidade para o departamento financeiro, capacitando a previsibilidade e maior domínio sobre o fluxo de caixa disponível.

3. Centralização de gastos

É bastante comum que as despesas de uma organização estejam descentralizadas, ou seja, são pagas de formas e em plataformas diferentes.

A princípio não existe problema algum, mas à altura que se faz necessário uma conciliação contábil ou o setor financeiro precisa fazer o levantamento para organizar o fluxo de caixa e desenvolver os planos orçamentários, o caos se faz presente.

Centralização de gastos
Centralização de gastos

Com a desorganização, fica difícil identificar se os custos da empresa são compatíveis com o caixa da organização.

Sendo assim, o cartão corporativo surge como uma ferramenta de centralização de custos, organizando as despesas e gerando relatórios históricos acerca de todos os gastos anexados a ele, evitando enganos e discrepâncias entre o que foi pago e o que foi registrado nos controles da empresa.

4. Facilidade em custos com viagens

Em diversas empresas, existe a necessidade da realização de viagens a trabalho, seja por parte de colaboradores ou executivos da organização.

E é comum que essas viagens gerem algumas burocracias, como a necessidade de retenção de notas fiscais e comprovantes para a prestação de contas, afim de receber o reembolso das despesas despendidas em função da viagem para a empresa.

Custos com viagens corporativas
Custos com viagens corporativas

Outro problema nestas situações é o tempo de reembolso, que em alguns casos pode levar até um mês para o ressarcimento, algo bastante incomodo para o colaborador.

Com a implementação do cartão corporativo, gastos com passagens aéreas, alimentação e transporte são cobrados diretamente na conta da empresa, retirando totalmente estes custos do colaborador.

Nestes casos, é necessário apenas que o colaborador justifique os gastos, retendo comprovantes ou solicitando aprovação prévia.

Conclusão

Os benefícios da inclusão de um cartão corporativo são diversos, incluindo um maior controle financeiro, previsibilidade e organização das operações orçamentárias.

Soma-se a estes fatores, a segurança de obter um crédito confiável e a facilidade de adaptação de acordo com as necessidade e individualidade de carda organização.

No entanto, mesmo com todas as facilidades é preciso uma implementação com cautela, pautada no estudo da organização e no apoio da área financeira.

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Luciana André atua há 25 anos como executiva de empresas. Formada em Administração, possui pós-graduação em Finanças e MBA em Varejo e Mercado de Consumo pela USP. Profissional com experiência no Brasil e no exterior, atuou por 19 anos como executiva da multinacional de varejo C&A em áreas como Compras, Produtos, Planejamento e Projetos. Na área de Projetos, foi uma das líderes da equipe que comandou a implantação do ERP Oracle no Brasil e no México. Com grande habilidade estratégica e negocial, Luciana se juntou ao time da StrategyBox com o desafio de estruturar os sistemas de controle e vendas da empresa e dirigir a área Comercial. Sua capacidade em gerar resultados consistentes vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.