Como fazer uma campanha de incentivo?

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Como fazer uma campanha de incentivo
Como fazer uma campanha de incentivo

Saber como fazer uma campanha de incentivo da forma correta é fundamental para evitar prejuízos e impactar positivamente o público-alvo da campanha. Por isso, nós separamos algumas dicas fundamentais para a aprovação e o sucesso da sua ação de incentivo. Continue lendo!

A campanha de incentivo é uma ferramenta do Endomarketing, desenvolvida com o propósito de melhorar a lucratividade de uma empresa, visando a motivação, produtividade e trabalho em equipe por parte dos colaboradores.

Esse tipo de campanha tornou-se uma ferramenta de gerenciamento de pessoas muito eficiente e aplicada diariamente em empresas do mundo todo. Devido ao seu alto poder de retorno, é vista por gestores e líderes como uma ferramenta para atingir diversos objetivos da organização.

Como funciona a campanha de incentivo

As campanhas de incentivo não possuem um padrão, mas há muitas características comuns em quase todas elas.

A ideia central é definir metas a serem alcançadas por seus colaboradores, como por exemplo aumentar o número de vendas, aumentar a produção de algum produto e premiar seus colaboradores quando atingirem a meta estabelecida.

As premiações podem ser praticamente quase tudo o que você puder imaginar, como um bônus salarial no fim do mês, vale presentes, cartões pré-pagos, voucher, dias de folga, férias, bolsas de estudo ou um upgrade no ambiente de trabalho.

Porque fazer uma campanha de incentivo?

O maior ativo de uma organização são as pessoas, tanto os seus clientes como os seus bons colaboradores. Preservar e promover uma troca sadia para ambas as partes é fundamental.

O fato é que a campanha de incentivo contribui para a satisfação e a realização pessoal e profissional de um colaborador. Logo, isso influencia diretamente na produtividade, empenho e comprometimento para com a empresa.

Segundo uma pesquisa realizada em 15 países pelo instituto Right Management, empresas que investem na motivação e satisfação de seus profissionais possuem colaboradores 50% mais produtivos.

As campanhas de incentivo possuem diversos aspectos positivos e que são extremamente benéficos para a organização e para o colaborador.

Conheça outros benefícios da campanha de incentivo:

  • Construir um sentimento de pertencimento na organização;
  • Transformar as metas em desafios de equipe;
  • Aprimorar ou despertar o espírito de equipe;
  • Aproximar equipes comerciais e técnicas com as metas da empresa;
  • Despertar o comprometimento dos membros da sua equipe;
  • Desenvolver pensamentos analíticos e capacidade de superar desafios cotidianos com criatividade;
  • Autoconfiança nas tarefas do dia a dia;
  • Romper paradigmas corporativos e de autossabotagens.

Como fazer uma campanha de incentivo

Agora que você entendeu como funciona e quais os benefícios, chegou a hora de aprender como fazer uma campanha de incentivo de sucesso e, para isso, a StrategyBox separou 10 dicas fundamentais.

1. Conheça o perfil da sua equipe

Antes de começar a definir qualquer objetivo, descubra o que motiva seus colaboradores, entenda suas necessidades, suas aspirações e crie objetivos alinhados com o perfil de seus times.

Conheça o perfil da sua equipe
Conheça o perfil da sua equipe

Por exemplo: pessoas jovens e solteiras, normalmente vão adorar uma viagem para lugares badalados, um ingresso para um show, etc. Mas um colaborador mais maduro e com família vai preferir uma viagem para lugares tranquilos e com acompanhantes.

Sendo assim, conhecer quem é o alvo da campanha vai ajudar a definir premiações mais assertivas e contribuirá para que o colaborador tenha mais empenho em atingir as metas estabelecidas.

2. Defina objetivos claros

Saber qual é o objetivo ao criar e implementar uma campanha de incentivo é o segundo passo. E por mais óbvio que pareça para o gerente, para seu colaborador talvez não seja tão óbvio assim.

 Defina objetivos claros
Defina objetivos claros

Caso o objetivo da campanha não seja tão clara para o criador, imagine para o colaborador que não sabe exatamente o que ele deve fazer, qual o prazo e os resultados que deve obter.

Por isso, estabelecer uma comunicação clara, com objetivos simples e tangíveis, é fundamental para o sucesso da sua campanha.

Antes de colocar a campanha em andamento, defina as metas alinhadas com as possibilidades da sua empresa: seja atrair novos clientes, reativar clientes antigos ou aumentar a produtividade de um serviço ou produto.

3. Defina metas coletivas

Independente se a sua estratégia é dar premiações aos melhores vendedores, definir premiações pelo trabalho em equipe costuma ser extremamente benéfico. Uma vez com o esforço em grupo, as metas tornam-se mais fáceis de se alcançar.

Definir metas coletivas
Definir metas coletivas

Mas isso não quer dizer que você deva retirar as premiações individuais. Muito pelo contrário. Com ela, o colaborador terá objetivos pessoais para se empenhar, sem criar situações acirradas com seus companheiros de trabalho.

Essa estratégia cria uma maior motivação, visto que as chances de ganhar dobram e ele pode se empenhar com mais tranquilidade.

4. Transforme tudo em um jogo

Todo mundo adora uma competição saudável, portanto “gamificar” a campanha de incentivo pode ser uma excelente maneira de estimular e potencializar a busca pelo objetivo.

Gamifique a campanha de incentivo
Gamifique a campanha de incentivo

Crie um sistema de pontos no qual os times ou os colaboradores individualmente acumulem pontos por metas atingidas e possam trocar por prêmios de acordo com a sua pontuação.

Uma ideia para contextualizar o game é criar placares e deixar exposto pela empresa, propondo um ar de competição e multiplicando o empenho individual.

5. Realize um planejamento

Este talvez seja o passo mais importante de todos: definir como e quais serão as etapas até chegar aos objetivos desejados é fundamental. Quanto mais detalhado, documentado e simplificado for este planejamento melhor é para que todos entendam.

Realize um planejamento
Realize um planejamento

É no momento do planejamento que são definidas com clareza as metas, regulamentos, a premiação, as métricas de validação, as estratégias a serem seguidas, as estratégias de comunicação, definição de cronogramas e orçamento da campanha.

Conseguir um nível alto de detalhamento e manter uma comunicação clara e direta com os setores jurídicos, financeiro, marketing e diretoria são pontos imprescindíveis.

Imagine que em seu planejamento foi definido realizar uma campanha de descontos, você colocou em prática, mas depois, seu financeiro comunica que não há margem de lucro suficiente. Evite surpresas desagradáveis que possam colocar sua campanha em risco.

Dentro do seu planejamento considere:

  • Categorias de produtos a serem incentivados;
  • Época do ano vs. comportamento das personas;
  • Estratégia de divulgação;
  • Métodos para a entrega do benefício da campanha;
  • Bonificações internas para os profissionais engajados na campanha;
  • Profissionais envolvidos;
  • Regulamento para a participação na campanha (tanto para os profissionais internos, quanto para os clientes beneficiados);

E outras que sejam pertinentes para seu modelo de negócios.

6. Cuidados Fiscais

Este é um passo que também merece a sua atenção. Uma campanha bem feita, elaborada por uma agência especializada, pode evitar possíveis problemas fiscais.

Com a alteração da Reforma Trabalhista, por exemplo, as bonificações não são mais incorporadas ao salário, o que dá mais liberdade às empresas.

Dessa forma, é tranquilamente possível evitar que o prêmio concedido para seus colaboradores se enquadre como remuneração.

Se feita da maneira correta, não incidirá na campanha obrigações trabalhistas como: recolhimento de contribuição previdenciária e recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

7. Lançamento da campanha

Fazer um bom lançamento de uma campanha de incentivo é um dos pontos que irá definir o sucesso ou o insucesso da campanha. Assim, conseguir “vender” o projeto para os membros da organização e engajá-los é crucial.

Lançamento da campanha
Lançamento da campanha

É fundamental fazer com que o público-alvo da campanha saiba que a empresa investe, valoriza, aposta e reconhece o esforço individual e de grupo.

Organize uma reunião com todos os setores da empresa para apresentar o projeto, você também pode enviar por e-mail ou produzir hotsites para instigar e engajar sua equipe.

Não importa se você vai apresentar por meio de slides, vídeos, panfletos ou no mural da empresa, o importante mesmo é comunicar de forma simples, objetiva e tangível.

8. Acompanhamento da campanha de incentivo

Realizar um acompanhamento preciso das métricas de desempenho da sua campanha é fundamental. Este acompanhamento analisa e garante a manutenção da motivação dos participantes, visando o tão esperado desempenho e a lucratividade.

Acompanhamento da campanha de incentivo
Acompanhamento da campanha de incentivo

Seguir o seu planejamento inicial é fundamental mas, durante todo o processo, ajustes podem e devem acontecer para que a jornada seja saudável para o público-alvo e para a organização. Não deixe de fazer a gestão em tempo real das métricas.

Por isso, o seu planejamento e ajustes devem ser pensados no longo prazo, tendo uma visão abrangente e com foco nos seus objetivos.

O ideal é que durante este processo você defina quais são os indicadores mais importantes para o seu negócio. Uma dica que pode melhorar a assertividade neste momento é entender os conceitos de Key Performance Indicators (KPIs).

Dependendo do tipo de campanha escolhida, as métricas mudam um pouco. No entanto, vale a pena citar: 

  • Taxas de conversão conforme o objetivo da campanha;
  • Faturamento com as ações específicas da campanha;
  • Número total de produtos/contratos negociados;
  • Índices de produtividade da equipe;
  • Índices de produtividade individuais por profissional;
  • Aumento no volume de vendas.

Vale lembrar que, nesta lista, você pode acrescentar métricas que façam sentido ao seu negócio.

9. A premiação

A premiação pelo bom desempenho é a hora mais esperada, receber a recompensa por todo o esforço empregado e saber que fez um ótimo trabalho proporciona sentimentos indescritíveis.  

A premiação para campanhas de incentivo
A premiação para campanhas de incentivo

Realize uma premiação pública para agregar ainda mais valor a este momento, crie um ambiente de reconhecimento, gratidão e que faça o profissional sentir-se valorizado.

Esta premiação pode ser em vale presentes, cartões pré-pagos, cursos, experiências,  viagens, dias de folgas ou congêneres. Presentear com bônus em dinheiro e cartões de débito também é algo que agrada bastante pela liberdade de escolha dada ao premiado.

Uma situação que pode favorecer muito a adesão dos colaboradores em futuras campanhas é a possibilidade do profissional escolher o prêmio desejado.

Leia também: 10 Ideias de brindes para campanha de incentivo

10. Relatório final

O encerramento da sua campanha também é fundamental, independente se os resultados obtidos forem positivos ou negativos, dar feedbacks do desempenho pode ser motivador para futuras ações de incentivo.

Relatório Final da Campanha
Relatório Final da Campanha

Realize um evento de agradecimento ou entregue individualmente as premiações, mas permita que o profissional saiba como foi o seu desempenho e que receba as devidas parabenizações e agradecimentos pela colaboração.

Além dos feedbacks, retenha relatórios para comparações e ajustes para as futuras campanhas de incentivo.

Conclusão

Saber como criar uma campanha de incentivo não é tarefa fácil, mas se você levar em consideração estas 10 dicas e ainda contar com o apoio de uma agência especializada como a StrategyBox, certamente tudo fica mais simples.

Ao premiar alguém pelo bom desempenho, lembre-se de sempre levar o aspecto humano em consideração, entender que cada um tem a sua própria motivação e anseios vai facilitar muito.

E claro, nunca deixe de aprender com os erros, busque inspirações e entenda o que deu certo e errado em outras campanhas.

Leia também: 10 Exemplos de campanhas de incentivo

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Sergio Mizusaka é co-fundador da StrategyBox e COO da empresa. É formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela USP e possui certificação de Coach em PNL pela The Society of NLP. Com um histórico diferenciado e mais de 20 anos de experiência executiva na prestação de serviços, Sergio possui excelentes habilidades operacionais e de desenvolvimento de produtos, sempre focado nas necessidades dos clientes e na otimização das operações para melhoria da qualidade do serviço. Sua visão de negócio e grande capacidade de engajamento das equipes que lidera vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.