Prós e Contras do cartão pré-pago corporativo.

Quais os prós e contras do cartão pré-pago corporativo?

O cartão pré-pago corporativo surge como uma forma de democratizar a informação financeira em uma organização, tornando-se uma importante ferramenta no controle orçamentário e facilitador na hora de prestar contas. Você conhece quais os prós e contras dessa ferramenta? Nesse post, conheceremos os principais. Continue lendo! 

A proposta principal dos cartões pré-pagos corporativos é a de facilitar o pagamento de despesas da empresa como viagens de colaboradores, almoços com clientes, compra de equipamentos ou pagamento de benefícios, garantindo que o teto de gastos seja respeitado.

Esta modalidade de cartão corporativo vem ganhando muito espaço, especialmente para empresas que não possuem um orçamento controlado ou previsível, já que um cartão de crédito com o limite alto poderia trazer mais ônus do que bônus. O cartão pré-pago é uma modalidade perfeita para empresas que necessitam ter um controle mais exato de suas finanças ou precisam ampliar suas formas de pagamento sem assumir novas responsabilidades de crédito.

Outro ponto muito interessante do uso corporativo do cartão pré-pago refere-se a possibilidade de evitar mais encargos trabalhistas devido a reembolsos de despesas para colaboradores ou transtornos na comprovação do quanto o funcionário utilizou e no compartilhamento de informações para o setor financeiro.

E apesar de não ser um método de pagamento novo, o cartão pré-pago corporativo ainda gera muitas dúvidas a respeito de suas vantagens e desvantagens. Para ajudar você, empreendedor, nós da StrategyBox selecionamos os principais prós e contras desse método de pagamento.

O que é um cartão corporativo pré-pago?

O cartão pré-pago possui as mesmas funcionalidades de um cartão de crédito, mas a diferença é que no cartão pré-pago você não tem um limite disponível para realizar o pagamento. Neste caso, é preciso fazer recargas dos valores que pretende ter disponível para utilização, seja para viagens de funcionários, compras de equipamentos e afins.

Esta modalidade de cartão é voltada unicamente para as necessidades da empresa, normalmente para despesas previsíveis, onde se pretende manter um custo fixo evitando surpresas na conta final. Além da cobertura de despesas com deslocamentos e viagens, por exemplo, o cartão pré-pago corporativo também pode ser empregado no pagamento de fornecedores, serviços terceirizados etc. 

Cartão pré-pago GoalBox Card.

Esses cartões são amplamente empregados com objetivo de facilitar a prestação de contas, organização financeiras e previsibilidade de custos, tornando o processo menos árduo e burocrático, além de resguardar empresas e colaboradores de erros e discrepâncias de valores.

Em linhas gerais, optar por um cartão pré-pago significa ter maior previsibilidade e controle de despesas, no entanto, dependendo do tamanho e atuações da organização, pode ser necessário múltiplos benefícios anexados ao cartão.

Vale ressaltar ainda que o cartão pré-pago é uma excelente ferramenta para as campanhas de incentivo e reconhecimento, onde cada colaborador pode receber um cartão como sua premiação de acordo com as ações promovidas pela empresa.

Os principais tipos de cartões pré-pagos são:

  • Cartão Pré-pago Nacional;
  • Cartão Pré-pago Internacional;
  • Cartão Pré-pago Vale-Presente;
  • Cartão Pré-pago para Crianças (mesada);
  • Cartão Pré-pago Corporativo;
  • Cartão Pré-pago Benefícios;
  • Cartão Pré-pago Campanha de Incentivo e Premiação;

No caso dos cartões da StrategyBox, um só cartão pode conter duas ou mais funções de uso, dependendo da estratégia de cada empresa.

Mas esse tipo de cartão corporativo possui vantagens e desvantagens, confira abaixo quais são e se realmente vale a pena optar por essa modalidade.

Prós do cartão pré-pago corporativo

Como você deve imaginar, esta modalidade oferece diversas vantagens fáceis de serem percebidas.

Sua pontuação de crédito não será um impeditivo na hora de conseguir um cartão.

Caso o empreendedor brasileiro ainda não possua uma pontuação de crédito elevada, existem grandes chances de não ser qualificado para receber um cartão de crédito entre a maioria das operadoras. Ou ainda terá de arcar com a burocracia de enviar históricos de crédito e demonstrativos financeiros, podendo ainda não ser aprovado.

Pontuação de crédito.

Com o cartão pré-pago da StrategyBox esse problema não existe, pois, você não estará pedindo dinheiro emprestado ao banco, muito menos precisará comprovar nada, basta solicitar seu cartão e usufruir dos inúmeros benefícios sem burocracia.

Controle e segurança financeira

Apesar de o cartão de crédito parecer uma opção extremamente útil, principalmente nos momentos que sua empresa está com o caixa baixo, torna-se muito fácil perder o controle com gastos fora das suas possibilidades e algo que seria uma pequena despesa acaba virando uma bola de neve cheia de juros.

Controle de despesas em tempo real.

Estudos indicam que, ao utilizar o cartão de crédito, os gastos costumam ser maiores, pois não associamos a diminuição do saldo disponível, permitindo que ocorra o descontrole.

Com principal vantagem do cartão pré-pago, podemos destacar a facilidade em manter o controle financeiro, pois, ao fazer a recarga, seu colaborador ou membros da sua equipe terão disponível um valor fixo que, ao ser atingido, não poderá ser mais usado.

Controle o teto de gastos por colaborador

Com a ajuda do sistema da StrategyBox, a sua empresa pode definir um teto de gastos, garantindo que não haja surpresas no final do mês. Além disso, é possível controlar e validar as despesas realizadas por cada colaborador individualmente.

Teto de gastos com cartão pré-pago.

Confira o exemplo: um de seus colaboradores realiza viagens para visitar filiais ou clientes com frequência. Através do uso do cartão pré-pago, é possível avaliar como o dinheiro está sendo utilizado, validando as necessidades previamente acordadas.

Descomplica a prestação de contas

Para colaboradores que realizam viagens ou até mesmo compras em nome da empresa, talvez um dos maiores desafios e incômodos é guardar todos os comprovantes de forma que estes não extraviem, para posteriormente prestarem contas ou serem reembolsados por valores gastos com alimentação, hospedagens e transporte, por exemplo.

Nesse momento, um dos melhores aliados é o cartão pré-pago, pois todos os valores utilizados são registrados automaticamente, permitindo que a empresa tenha acesso online de todas as transações realizadas, podendo conferir, posteriormente, o extrato de forma prática.

Prestação de contas de despesas facilitado.

Além de facilitar a gestão dos dados, agiliza processos árduos e dispendiosos para a equipe do departamento financeiro, permitindo também o aperfeiçoamento de gastos irregulares.

Redução ou eliminação de tarifas bancárias

Outra grande vantagem, capaz de ser muito significativa no longo prazo, é a redução de custos envolvendo tarifas do cartão de crédito. Uma vez que a empresa não precisa ressarcir o colaborador diretamente, pois o mesmo custeou as despesas com o cartão pré-pago, elimina-se boa parte dos custos com tarifas como DOC e TED.

Como benefício a esse recurso, quando não se precisa fazer depósitos em contas pessoais de colaboradores, também se elimina o risco de possível encargos trabalhistas.

Contras do cartão pré-pago corporativo

Agora que você já conhece os principais benefícios do cartão pré-pago corporativo, confira algumas poucas desvantagens.

Antes de usar sempre será preciso recarregar

Certamente, um dos maiores atrativos do cartão de crédito é facilidade de poder fazer compras, mesmo não possuindo o dinheiro no momento, sem precisar arcar com taxas e afins até o próximo mês. Cabendo no seu orçamento futuro, seu crédito permite arcar com despesas emergenciais com maior facilidade.

Junto a essas facilidades, os cartões de crédito podem ajudar no fluxo de caixa em alguns casos, garantindo o giro de produtos e serviços necessários. Talvez a falta de crédito no cartão pré-pago seja uma das maiores desvantagens no curto prazo.

Contando dinheiro para recarregar cartão pré-pago.

Apesar de ajudar no controle financeiro, toda vez que precisar de algo emergencial e o caixa não tenha reservas, faltara o crédito como opção.

Pode haver taxas diferentes

Certamente um cartão pré-pago livrará você das tão incômodas taxas de juros. No entanto, isso pode não ser sinônimo de gratuidade.

No cartão pré-pago também existem taxas ou valores a serem pagos, que variam de acordo com a empresa escolhida. Estas taxas podem ser cobradas para a emissão do cartão, taxas para saque, taxas de inatividade, a cada recarga de dinheiro ou demais transações.

Ilustração tarifas bancárias.

Diante dessas taxas, vale avaliar as melhores opções e ofertas das empresas de cartões pré-pagos corporativos, optando pela que melhor atenda às suas necessidades.

Cartões pré-pagos não acumulam pontos ou benefícios por usar o cartão

Um benefício dos cartões de crédito em relação ao cartão pré-pago são os benefícios por valores utilizados, como o acúmulo de milhas aéreas, pontos para trocar por produtos entre outras coisas.

Estes benefícios de utilização funcionam como estímulo de uso, pois quando o cartão é utilizado, ele se reverte em benefícios que podem ser interessantes para a empresa, diferente do que acontece ao utilizar a maioria dos cartões pré-pagos.

Ao utilizar valores recarregados, a empresa não estará emprestando ou gerando juros para o banco. Sendo assim, nenhum ponto ou recompensa é acumulada.

Conclusão

Os cartões pré-pagos oferecem diversos benefícios em relação ao de crédito e vise-versa. No entanto, ambos podem ser utilizados na manutenção e cumprimento das necessidades individuais de cada organização.

A nossa recomendação é sempre pesquisar bastante, entender todas possibilidades, conhecer bem os termos e condições de uso de cada um e avaliar se o contrato beneficia sua empresa.

Os cartões pré-pagos da StrategyBox são ferramentas eficazes para manter o controle financeiro, prestação de contas e suprir necessidades quando a sua qualificação para um cartão de crédito não é suficiente ou necessário.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!