Mulher segurando cartão pré-pago e de premiação.

Cartão premiação ou cartão pré-pago? Qual escolher para minha campanha de premiação?

Cartão premiação ou cartão pré-pago? Eis a questão! Utilizar-se de estratégias do endomarketing, seja com o objetivo de potencializar suas vendas, motivar equipes ou engajar colaboradores, são excelentes formas de fortalecer a imagem da sua empresa e consolidá-la no mercado.

Mas para que isso realmente aconteça, é imprescindível que toda a ação promovida tenha um bom planejamento e execução. Tendo esses dois processos bem elaborados, os resultados serão satisfatórios.

Pensando nisso, muitas dúvidas podem surgir a respeito das campanhas de incentivo, seja em relação ao tipo de campanha que será promovida na empresa, ou até mesmo dúvidas sobre quais os melhores prêmios a serem ofertados.

E dentre as inúmeras possibilidades de premiações que podemos encontrar para recompensar bons colaboradores, os que mais agradam e são garantia de sucesso para sua campanha, são os cartões de premiação.

Sejam eles ofertados como cartões pré-pagos ou cartões de premiação, esse tipo de recompensa certamente irá motivar seus colaboradores devido à versatilidade e praticidade que este tipo de cartão oferece.

Portanto, se tratando do cartão de premiação ou cartão pré-pago, qual escolher para a minha campanha de premiação? Como escolher a melhor opção para a minha empresa?

O que é cartão de premiação e cartão pré-pago?

Se compararmos na prática, não há uma diferença clara entre o cartão de premiação e o cartão pré-pago. É importante sabermos que ambos os cartões podem ser recarregados com novos saldos pela empresa contratante a qualquer momento.

Nos dois tipos de cartões, o colaborador contemplado só poderá utilizar o saldo que estiver disponível na conta, ou seja, apenas o valor creditado pela empresa no ato da entrega do prêmio.

Quando todo o saldo do cartão for usado, o colaborador não irá conseguir realizar nenhuma nova transação até que a empresa faça uma nova recarga.

Portanto, tanto o cartão de premiação quanto o cartão pré-pago tem seu saldo controlado pela empresa. Então, para decidir sobre qual dos dois tipos é o ideal para o perfil do seu colaborador pense da seguinte forma:

O cartão de premiação pode ser usado para premiar os colaboradores de acordo com as campanhas de incentivo estabelecidas, enquanto que os cartões pré-pagos podem ser mais bem utilizados por colaboradores que terão seu uso recorrente. 

Como utilizar o cartão de premiação e o cartão pré-pago?

Falando de maneira simplificada, ambos os cartões oferecem os mesmos benefícios e possuem as mesmas vantagens, eles podem ser utilizados das seguintes formas:

  • Adquirir bens ou serviços;
  • Realizar compras em lojas físicas e on-line;
  • Efetuar compras em lojas nacionais ou em lojas internacionais;
  • Realizar saques em caixas 24 horas;
  • Efetuar transferências do saldo disponível para conta corrente pessoal;
  • Realizar recarga de celular;
  • Pagar boletos.

Algumas versões ainda podem ter seu uso um pouco mais específico, como no caso dos cartões da linha GoalBoxCard Combustível, que são para uso exclusivo de postos de combustível.

Utilizar os cartões de premiação e os cartões pré-pagos para motivar e fortalecer o vínculo com seus colaboradores é uma excelente opção, além de serem ótimos prêmios, extremamente vantajosos, é impossível apontar desvantagens em cada um deles.

Importante ressaltar que a utilização dos cartões de premiação é totalmente respaldada por lei. Mas sugerimos a busca de um parceiro idôneo e especializado, capaz de entregar todo tipo de solução com responsabilidade e transparência.

De acordo com a lei 13.467, em 2017 a CLT sofreu uma reforma trabalhista onde nos artigos 457 e 458 foi garantido o respaldo da utilização de cartões como premiação sejam elas “em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro” para “o empregado ou o grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades”.

Em outras palavras, premiações oferecidas aos funcionários que apresentam índices de produtividade acima do que é proposto normalmente não devem ser caracterizadas como parte do salário. Dessa forma, não haverá encargos trabalhistas ou previdenciários sobre os cartões de premiação ou pré-pagos.

Leis trabalhistas: Política de campanha de incentivo

Afinal, como escolher o melhor tipo de cartão para minha campanha?

São muitas opções e inúmeras formas de se utilizar os cartões de premiação e os cartões pré-pagos. É normal, dessa forma, que surjam algumas dúvidas sobre qual o melhor cartão e como encontrar a melhor opção para a sua campanha.

Ao contratar uma empresa como a StrategyBox, que é especializada em cartões de premiação, você poderá contar com uma equipe capacitada, pronta para te atender e oferecer as melhores opções de cartões, de acordo com a sua campanha.

Nossos serviços contam com todo o suporte necessário para que, no final, seu colaborador receba um produto personalizado e feito especialmente para atender às suas necessidades. 

Suporte ao clientes StrategyBox.

Desde o primeiro contato da sua empresa com o nosso time, será feito uma série de análises e estudos sobre a sua organização, qual o tipo de campanha de premiação que pretende lançar e, principalmente, qual o perfil das equipes ou dos colaboradores individuais que irão fazer parte desta ação.

Ao levantarmos esses dados, nossa equipe oferecerá as melhores soluções para sua empresa.

Nossos cartões são personalizados e desenvolvidos de acordo com as tendências do mercado. Nossas soluções são desenhadas especialmente para cada empresa, com o intuito de suprir suas demandas. Com isso, garantimos a total satisfação das equipes, que passam a usufruir de um produto que atende a todas as suas exigências.

Outras formas de presentear os colaboradores com cartões

A maneira mais comum de incluir os cartões de premiação ou cartões pré-pagos como recompensas para bons colaboradores é através das campanhas de premiação, ou como costumamos chamar, campanhas de marketing de incentivo.

Este tipo de campanha pode funcionar de diversas maneiras dentro de uma empresa, podendo ser facilmente aplicada de acordo com os objetivos que cada gestor deseja alcançar.

Cartão para campanha de incentivo
Cartão para campanha de incentivo

Os exemplos mais comuns são campanhas promovidas para aumentar o rendimento do setor de produção, potencializar as vendas de um determinado produto ou serviço oferecido pela empresa, motivar colaboradores, engajar equipes e até mesmo para fortalecer laços entre os times para promover o trabalho em equipe e a união.

Mas além da utilização dos cartões nas campanhas, existem outras formas menos usuais de aplicar este tipo de premiação e obter resultados positivos com a ação, confira:

Festas e eventos

Utilize os momentos de confraternização para presentear seus colaboradores sem ser necessário oferecer algo em troca para conseguir este prêmio.

Aproveite os momentos de descontração, em eventos promovidos pela empresa, como no caso das confraternizações no início do ano, ou nas festas de fim de ano, para realizar sorteios de brindes e premiações para os destaques do ano.

funcionários em festa da empresa com cartão premiação ou cartão pré-pago

Esta é a hora de reconhecer e agradecer a todos os seus colaboradores pelo bom desempenho durante o ano de trabalho.

Certamente, tudo se tornará ainda mais especial se a família do colaborador estiver presente, afinal comemorar ao lado das pessoas que mais amamos torna qualquer momento inesquecível.

Datas comemorativas

Além das festas e eventos de confraternização, você pode usar a criatividade para presentear seus colaboradores com cartões em algumas datas especiais, como no dia do trabalhador, comemorado em 1 de maio ou no dia do vendedor, que celebramos em 1 de outubro.

Outra opção ainda mais interessante é presentear o seu colaborador com um cartão quando o mesmo completar o primeiro ano de serviços prestados à sua empresa. 

Esta é uma forma de reconhecer o trabalho deste colaborador, fortalecer o vínculo entre funcionário e empresa e reter bons talentos promovendo a lealdade e valorização de sua equipe.

Treinamentos e convenções

Como já dissemos, existem diversas ocasiões em que podemos utilizar os cartões de premiação ou cartões pré-pagos para presentear seus colaboradores, basta ser criativo.

Em eventos organizados pela empresa, como convenções e treinamentos, é interessante que seja promovido alguns momentos de relaxamento e descontração para aliviar os participantes. Para isso, você pode utilizar os cartões como premiação para estimular o interesse no conteúdo que está sendo repassado para aquela equipe.

Treine a equipe de vendas
Treinamento em equipe

Manter seus colaboradores focados por muito tempo não é tão simples. Os treinamentos com participação obrigatória também não precisam ser evitados se você souber como incentivar seus funcionários da maneira correta.

Considerações finais

Com tudo que foi dito acima, podemos perceber que na prática não há grandes diferenças entre os cartões de premiação e os cartões pré-pagos. Ambos oferecem inúmeras possibilidades de uso e permitem que o colaborador contemplado possa utilizá-los da maneira que for mais satisfatória.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!