O que é cartão premiação?

O que é cartão de premiação, o que diz a lei e principais benefícios!

Adotar estratégias de incentivo com a utilização de cartão de premiação para manter os funcionários engajados e motivados tem se mostrado promissor para o crescimento e rendimento de uma empresa. Pensando nisso, gestores e líderes vêm buscando inúmeras formas de trabalhar estes métodos de maneira eficaz.

Dentre as diversas possibilidades disponíveis, uma das formas que mais têm agradado os colaboradores e seus gestores são as campanhas de premiação.

De maneira simplificada, a empresa lança um desafio com metas e objetivos que devem ser alcançadas em grupo ou individualmente por cada colaborador. Ao final da campanha, os vencedores recebem um prêmio pelo bom desempenho, e é neste momento que entram os cartões de premiação.

Mas afinal, o que é cartão de premiação? Podendo ser encontrado de inúmeras formas no mercado, os cartões de premiação podem ser pré-pagos, ou seja, cartões recarregáveis para ser utilizado mais de uma vez, ou podem ser para uso único, ofertado pela empresa com um valor fixo.

Para entender mais sobre este assunto e o porque desta recompensa de incentivo ter se tornado tão popular no ambiente corporativo, conheceremos um pouco mais a respeito do que é cartão de premiação.

O que é cartão de premiação

Assim como sugere o seu nome, o cartão de premiação é um recurso utilizado para premiar, de maneira positiva, uma equipe ou um funcionário que tenha atingido as metas e objetivos propostos pela empresa em uma ação de incentivo.

Não devendo ser confundido com salário, o cartão de premiação tem como principal objetivo ser um prêmio ou uma espécie de recompensa pelo desempenho acima da média daquele colaborador.

O cartão de premiação é a recompensa de incentivo mais querida e acatada pelos colaboradores, isso porque a versatilidade do cartão é o seu grande diferencial. O funcionário que recebe este prêmio e poderá utilizar o valor disponível no cartão da maneira que for mais conveniente. 

Benefícios do cartão presente para empresas.

Diferente do que muitos pensam, utilizar-se de recursos que mantenham os colaboradores de uma empresa sempre satisfeitos com o trabalho não é uma novidade: os prêmios de incentivo estão se tornando cada dia mais presentes no meio corporativo.

Um exemplo do que estamos falando é que desde 2017 a CLT passou a amparar e reconhecer por lei os prêmios de incentivo. Este reconhecimento foi de extrema importância para o respaldo jurídico das empresas, que a partir disso puderam utilizar os cartões de premiação com mais segurança.

O que diz a lei?

Recompensar o bom desempenho dos colaboradores é uma ótima maneira de mantê-los sempre engajados e motivados, mas para isso, uma das grandes preocupações dos líderes e gestores é se este método de premiação irá gerar mais despesas e gastos do que o esperado. Afinal, não é interessante que a empresa tenha prejuízos financeiros.

Leis trabalhistas: Política de campanha de incentivo
Leis trabalhistas: política de campanha de premiação

Portanto, de acordo com o artigo 457 presente na CLT, ainda que este tipo de premiação seja ofertada de maneira recorrente, ela não deve integrar o salário do funcionário, sendo assim, os prêmios não devem gerar encargos previdenciários e trabalhistas.

Ainda de acordo com a reforma trabalhista, se enquadram na modalidade de prêmios, as recompensas oferecidas a um empregado ou grupo de empregados em forma de serviços, bens ou até mesmo dinheiro.

Diferenças entre premiação e vale

Para que não haja dúvidas, precisamos entender do que se trata cada um desses tipos de pagamentos, confira:

Premiação

As diferentes premiações em dinheiro, incluindo o cartão de premiação, são categorizadas como pagamentos extraordinários, que devem ser efetuados eventualmente ou até mesmo mensalmente.

Premiação para colaborador.

Em outras palavras, os pagamentos de premiação não fazem parte do salário do funcionário, fato este que isenta as empresas de terem que pagar encargos trabalhistas e previdenciários.

Vale

Os vales compõem, na maioria das vezes, os valores pagos pela empresa para cobrir custos que o trabalhador possua no seu dia a dia em relação ao trabalho. Estes vales podem ser pagos com a finalidade de reduzir gastos com refeições, compras de alimentação, transporte, entre outros que sejam interessantes para o colaborador.

Myboxcard StrategyBox.

Quais as vantagens de premiar os colaboradores com cartões?

Se você quer premiar o seu colaborador ou uma equipe sem correr o risco de desapontá-los com uma recompensa que possa ser insatisfatória para eles, aposte no cartão premiação. A principal vantagem deste tipo de prêmio é a sua versatilidade. Confira, a seguir, alguns exemplos destas vantagens:

  • Aceitação do cartão de premiação no pagamento de compras em mais de 30 milhões de estabelecimentos do Brasil e no mundo;
  • Possibilidade de comprar em lojas físicas ou online;
  • Utilização no pagamento de contas e boletos;
  • Transferência do valor disponível no cartão para contas bancárias individuais do colaborador;
  • Saques em dinheiro em qualquer rede de caixas eletrônicos 24 horas;
  • Pode ser utilizado para recargas de celular;
  • Uso nacional e internacional, ideal para todos os perfis.

Mas, além das vantagens para os colaboradores, quais são as vantagens para a empresa em premiar seus funcionários com cartões?

É claro que, além da principal vantagem dos cartões de premiação não gerarem encargos previdenciários e trabalhistas, custos sobre a folha de pagamento e serem amparados por lei, podemos citar outros benefícios para a empresa:

  1. Cada pessoa possui suas particularidades e preferências pessoais. Dito isso, podemos entender o quanto é difícil presentear alguém sem conhecê-lo a fundo. Em um ambiente corporativo, se torna ainda mais difícil quando a recompensa deve ser dada a um grupo, afinal o que é interessante para uma pessoa, pode não agradar outra. Dessa forma, a escolha do cartão de premiação acaba sendo a melhor opção em todos os casos e a satisfação dos premiados será garantida.
  1. Devido à facilidade de aceitação e implementação dos cartões, escolhendo este tipo de recompensa, você poderá reduzir custos e poupar tempo. Você deixará de lado os prêmios mais caros, como viagens por exemplo, e não terá que se preocupar com a logística de entrega. Redirecione este tempo e investimento para outras tarefas importantes.
  1. Para a empresa, é possível fazer uma boa campanha gastando pouco, se optar pela premiação com cartão, como já sabemos, este tipo de premiação não gera custos na folha de pagamento, portanto é possível observar uma grande economia ao optar por este método de premiação.
  1. Ao adquirir um cartão de premiação de empresas especializadas neste segmento, como os nossos da StrategyBox, você garante conforto e praticidade. Além de ser fácil recarregar, os nossos cartões são pré-pagos. O funcionário premiado poderá usar o cartão imediatamente e ainda acessar suas despesas em tempo real para maior controle do quanto já foi gasto.
  1. Outra vantagem do cartão de premiação da StrategyBox é que você pode personalizá-lo com a logo da empresa ou até mesmo com a marca da campanha para fortalecer o vínculo entre empresa e funcionário.

Dentre as inúmeras vantagens que poderíamos citar, a maior de todas é o grande incentivo e motivação que as campanhas de premiação com recompensas satisfatórias geram nos colaboradores. Além do aumento no empenho dos funcionários durante as campanhas em busca da premiação, após a campanha ainda será possível observar que os colaboradores se manterão motivados e engajados com a empresa.

Tendo em seu time uma equipe motivada e disposta a produzir mais, torna-se notório o aumento do desenvolvimento da empresa, aumentando o ROI. Você também poderá recuperar rapidamente o valor investido na campanha e, assim, promover novas ações de incentivo.

Então, não perca tempo e entre em contato agora mesmo com a equipe StrategyBox para encontrar o melhor cartão premiação para a sua campanha de incentivo.

Importante saber que você poderá personalizar o seu cartão para mantê-lo nos padrões de identidade do seu negócio. Centralize tudo o que precisa ser feito em uma só agência especializada e evite problemas e aborrecimentos.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!