Como implementar uma campanha de premiação no orçamento?

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Como Implementar uma Campanha de Premiação no Orçamento?
Como Implementar uma Campanha de Premiação no Orçamento?

Motivar os colaboradores através de recompensas satisfatórias é uma prática que vem ganhando espaço entre as empresas e organizações. Com essa nova modalidade, algumas dúvidas podem surgir, por exemplo, como implementar uma campanha de premiação sem extrapolar o orçamento.

Esta é uma preocupação comum e que precisa ser avaliada com atenção. As campanhas de premiação devem ter estratégias benéficas para a organização e, se ao invés de vantagens ela gerar problemas, é um sinal de que algo está errado e que é preciso reavaliar todos os processos.

Para evitar complicações com os gastos da campanha e não comprometer o orçamento da empresa, a principal dica e o primeiro passo é fazer um balanço com os possíveis ganhos e perdas da ação. A partir deste estudo, os gestores poderão direcionar um investimento específico para o budget de Marketing e, assim, definir novas metas e estratégias.

E como fazer isso de maneira eficaz? Para aprender a montar um orçamento de Marketing e ainda conseguir reservar uma parcela para as campanhas de premiação, confira a seguir as dicas que nós da StrategyBox preparamos para você.

O que é budget de Marketing?

Também conhecido como orçamento de marketing, o budget de marketing é uma estratégia orçamentária destinada especialmente para suprir os gastos com campanhas, publicidade, propaganda, endomarketing, etc.

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O que é budget de marketing?

Definir uma categoria específica para estes gastos garante que o gestor tenha controle do dinheiro que será investido. Sendo assim, será possível evitar gastos desnecessários e direcionar os investimentos de maneira efetiva.

Em outras palavras, é dentro do budget de Marketing que você deverá estruturar a campanha de premiação da sua empresa. Com este orçamento definido, a organização do projeto acontecerá de maneira correta e sem prejuízos.

Como definir o budget de Marketing para campanhas de incentivo?

Ter o budget de Marketing definido é essencial para implementar uma campanha de premiação de sucesso, sem extrapolar o orçamento geral da empresa.

E para que ele possa ser definido de maneira satisfatória, separamos algumas dicas para que você saiba como implementar uma campanha de premiação sem extrapolar o orçamento.

Ajuste-se ao tamanho e à realidade da sua empresa

Uma pesquisa publicada pela Revista Entrepreuner aponta que a “Matemática do Marketing” deve ser definida da seguinte maneira: empresas com até cinco anos de mercado devem direcionar uma média de 12 a 20% da sua receita total para o Marketing. 

As empresas que atuam há mais tempo no mercado, que já possuem estabilidade e um posicionamento de marca bem definido, devem manter um investimento de 6 a 12% para o marketing.

A diferença de investimentos acontece porque empresas que estão começando no mercado possuem, geralmente, mais custos para alavancar suas estratégias, enquanto que as empresas maiores e com mais tempo de mercado já possuem uma estabilidade. Portanto, lembre-se que cada empresa terá gastos diferentes em relação à sua realidade.

Defina as metas

Defina objetivos realistas, trabalhe com metas possíveis de serem alcançadas. Ao definir quais resultados você pretende obter com a equipe, explore as possibilidades que seu budget de Marketing permite oferecer como recompensa.

Lembre-se que as metas devem ser compatíveis com a realidade da sua empresa, não estipule metas fora do padrão da sua organização. Evite desestimular seus colaboradores, uma vez que o efeito de uma campanha mal planejada poderá ser negativo.

Respeite a questão financeira do projeto

O ponto mais importante para ter uma campanha de premiação de sucesso é respeitar o orçamento investido no projeto.

Considere o momento em que sua empresa se encontra financeiramente para definir seu budget de Marketing. Investimentos altos podem ser arriscados e saiba que é possível obter bons resultados também em situações financeiras mais limitadas. 

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Foto por Kelly Sikkema em Unsplash

Por outro lado, subestimar o orçamento também pode ser prejudicial, já que o resultado final poderá ser inferior ao esperado. 

Para obter resultados satisfatórios, mantenha um padrão entre os objetivos propostos para a equipe e as recompensas que serão oferecidas.

Considere todos os valores

O budget de Marketing não é apenas um orçamento para campanhas de premiação, ele é composto pelo orçamento total de um setor, portanto não se esqueça de considerar todos os valores que incluem um projeto de Marketing.

Calcule os seus gastos com precisão, liste todos os custos que você tiver com novas campanhas e novos projetos.

Avalie o mercado e as tendências

Para elaborar um budget de sucesso, é preciso olhar além do interior da sua empresa. Analise também como está o cenário externo. 

Esteja atualizado sobre as tendências do setor. Estudar como o mercado está se comportando é extremamente importante para saber como você deverá direcionar suas campanhas de Marketing, assim como quais incentivos serão atraentes para seus colaboradores e quais metas você poderá definir para serem trabalhadas pela sua empresa.

Observar quais estratégias seus concorrentes estão utilizando também pode ser uma vantagem, dessa forma você poderá investir com mais assertividade em campanhas que já tiveram resultados satisfatórios para outras empresas

É através de uma avaliação detalhada que você conseguirá reduzir custos e evitar prejuízos.

Invista em treinamentos

Colaboradores capacitados e conectados com a empresa geram resultados satisfatórios. Invista em treinamentos para manter seus funcionários motivados e preparados para os novos desafios.

Este é um custo essencial e que deve compor o seu budget de Marketing. Evite imprevistos no seu orçamento ao incluir este tipo de atividade.

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Foto por Leon em Unsplash

Manter os colaboradores engajados é a maneira mais eficiente de obter sucesso com sua campanha de premiação e evitar prejuízos.

Escolha os meios de comunicação

O gestor responsável por elaborar o budget de Marketing deve se atentar aos gastos gerados pela publicidade, pelo marketing e pela propaganda. O orçamento deve ser compatível com a estratégia adotada, assim como o canal escolhido para a divulgação de novos projetos.

Por exemplo, divulgações com panfletos e cartazes exigem a elaboração da arte e a impressão gráfica do material, para divulgações em redes sociais, existe o custo com anúncios patrocinados, e ainda existem as estratégias de marketing digital que estão presentes na elaboração das campanhas mais atuais.

Busque ajuda especializada

Trabalhar com orçamento requer muito cuidado e atenção. Um simples descuido ou desorganização podem gerar consequências bastante insatisfatórias e até prejuízos para a empresa.

Para evitar problemas, inclusive financeiros, uma boa alternativa é contar com o apoio de um profissional especializado. Orçamentos de campanhas de premiação podem ser discutidos com a agência, como a StrategyBox, que tem experiência no desenho das estratégias da campanhas, nos tipos de premiação e no desenvolvimento de soluções especiais e personalizadas.

A terceirização deste trabalho pode trazer inúmeros benefícios, inclusive a redução do investimento em Marketing. Uma agência especializada pode auxiliar o gestor a definir orçamentos mais elaborados e com grande chance de sucesso nas campanhas.

Conclusão

Com esse passo a passo, temos certeza que suas campanhas de premiação serão um sucesso, pois a base para um projeto bem-sucedido é ter um bom planejamento orçamentário. Agora que você já sabe como elaborar seu budget de Marketing da forma correta, já conhece os caminhos para trabalhar dentro do orçamento.

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Sergio Mizusaka é co-fundador da StrategyBox e COO da empresa. É formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela USP e possui certificação de Coach em PNL pela The Society of NLP. Com um histórico diferenciado e mais de 20 anos de experiência executiva na prestação de serviços, Sergio possui excelentes habilidades operacionais e de desenvolvimento de produtos, sempre focado nas necessidades dos clientes e na otimização das operações para melhoria da qualidade do serviço. Sua visão de negócio e grande capacidade de engajamento das equipes que lidera vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.