Equipe motivada com cartão premiação.

Como motivar a equipe com cartão de premiação? Entenda as possibilidades!

Uma temática que está em alta neste momento pós-pandemia entre líderes e gestores é o marketing de incentivo. O desafio atual é encontrar a melhor estratégia para reter talentos, formular a melhor campanha e, acima de tudo, motivar a equipe com cartão de premiação.

Sabendo que colaboradores motivados podem produzir até 30% a mais que o usual, apostar em alternativas para manter as equipes sempre engajadas com a empresa é uma decisão acertada.

Optar por adotar estratégias do endomarketing, como por exemplo, o uso de cartões de premiação em campanhas de incentivo, é uma excelente maneira de alcançar este objetivo.

Então, para que possamos utilizar essas estratégias da maneira mais proveitosa para sua empresa, vamos entender como motivar a equipe com cartão de premiação.

Como funciona o cartão de premiação?

O primeiro ponto a ser analisado é que os cartões de premiação podem ser bandeirados, como no caso dos cartões da StrategyBox. Esse recurso possibilita que o usuário utilize seu cartão facilmente em qualquer lugar: são mais de 30 milhões de estabelecimentos comerciais que aceitam este tipo de cartão como forma de pagamento. 

Seu uso é permitido tanto em lojas físicas quanto em lojas online. Alguns cartões ainda possuem a opção de uso internacional, como no caso do nosso modelo GoalBoxCard, que é uma excelente escolha para premiar colaboradores que gostam de viajar.

Já os cartões da série MyBoxCard apresentam outras funcionalidades de grande atratividade para empresas que visam a valorização dos seus funcionários.

Os cartões desta categoria podem ser personalizáveis, ou seja, a empresa fortalece seu vínculo com o colaborador, presenteando-o com um cartão que carrega a identidade visual da companhia. O cartão permite a impressão do logo da sua empresa ou da campanha promovida pela organização.

Outras vantagens do cartão de premiação MyBoxCard, é que o colaborador premiado pode: 

  • Realizar saques em qualquer caixa eletrônico 24 horas;
  • Realizar transferências do saldo disponível para sua conta corrente pessoal; 
  • Efetuar o pagamento das compras por aproximação; 
  • Pagar boletos e
  • Fazer recarga de celular.

Além disso, o usuário que for contemplado com o cartão poderá acompanhar a sua fatura em tempo real, sendo possível controlar os gastos e saber o quanto ainda resta de saldo disponível para ser utilizado.

A empresa contratante também possui a vantagem de poder realizar novos depósitos e recargas no cartão premiado diretamente pela plataforma, uma solução simplificada e ágil para otimizar tempo e reduzir trabalho com esse tipo de tarefa. 

Cartão de premiação e seus benefícios

Utilizar cartões de premiação para reconhecer equipes ou colaboradores individuais que tenham apresentado bons resultados para a empresa é extremamente vantajoso, além de ser uma premiação facilmente aceita entre todos, uma vez que o cartão é o prêmio mais versátil que podemos encontrar.

O cartão presente é prático
O cartão premiação como premiação é prático

Isso se dá pelas diversas formas que o cartão pode ser utilizado, seja para adquirir um bem ou serviço que o colaborador deseja, como também pagar uma conta que esteja tirando o sono deste funcionário.

E as vantagens do cartão de premiação não param por aí. Confira a seguir os principais benefícios de utilizar este tipo de recompensa para motivar a sua equipe.

Isenção de taxas e encargos trabalhistas

Promover uma campanha de incentivo é uma tarefa complexa e, se não planejada corretamente, pode até ser dispendiosa. São diversos custos e gastos que envolvem este tipo de ação, mas acima de tudo isso é de extrema importância que a campanha não gere prejuízos com acréscimos de taxas ou cause problemas com a lei.

Portanto, você gestor, pode ficar tranquilo, desde novembro de 2017, a CLT sofreu uma Reforma Trabalhista em que a lei 13.467 (artigos 457 e 458) passou a garantir respaldo às empresas que utilizam estes meios de premiação para seus funcionários, sem serem taxados com encargos trabalhistas e previdenciários.

No Artigo 457, § 2º da CLT é descrito que “as importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário”.

Leis trabalhistas: Política de campanha de incentivo
Leis trabalhistas: políticas de campanhas de premiação

Ainda no artigo 457, § 4º da CLT, “consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades”. 

Então para que não haja dúvidas, os prêmios passaram a ser caracterizados como de natureza indenizatória, sendo oferecido de maneira espontânea pela empresa para seus colaboradores. O pagamento deste tipo de recompensa o torna livre de qualquer vínculo obrigatório, como acontece no caso do salário.

Vale lembrar que, assim como o cartão de premiação é oferecido de maneira espontânea pela empresa aos seus colaboradores, a participação dos mesmos nas campanhas que promovam este tipo de recompensa deve ser livre e de espontânea vontade. Sendo assim, a empresa não pode obrigar nenhum colaborador a participar de uma ação sem que ele realmente queira.

Não possui vínculos bancários

Uma das grandes vantagens de premiar os colaboradores com estes cartões é que eles não possuem nenhum tipo de vínculo com bancos. Dessa forma, os cartões se tornam livres de cobrança de taxas de manutenção de conta, além de incluir os desbancarizados no mercado de consumo.

Praticidade e versatilidade

Encontrar uma premiação que agrade a todos não é uma tarefa fácil, ainda mais se pensarmos em grandes equipes ou na individualidade de cada colaborador que irá participar da sua campanha de incentivo.

Cada perfil possui suas preferências e gostos pessoais e, então, as chances de errar no prêmio e recompensar seus colaboradores com algo que não os agrade são muito altas. Justamente pensando em acabar com este tipo de problema, recomendamos o uso de cartões de premiação.

Cartão pré-pago GoalBox Card.

A ideia aqui é motivar as equipes e colaboradores com um prêmio que seja realmente satisfatório, e não causar o efeito contrário, frustrando-os com um prêmio que não seja compatível com seu estilo de vida e preferências pessoais.

Os cartões de premiação são excelentes opções de prêmio justamente pela diversidade em sua forma de uso, permitindo que o colaborador utilize o saldo disponível em seu presente da maneira que for mais proveitosa e desejada.

Para a empresa

Com os colaboradores motivados e satisfeitos, a empresa também garante alguns pontos positivos, como o aumento da produtividade, aumento das vendas, lucros e, como consequência de todo este empenho, podemos observar a prosperidade da empresa. 

Outro benefício que devemos observar é o fortalecimento da imagem da empresa que valoriza seus times, reverberando para fora entre possíveis candidatos a funcionários e os clientes, novos ou não. Sabemos que não há cliente satisfeito quando os funcionários não o são.

Com tudo isso, é possível reter bons talentos e encontrar novos perfis de colaboradores que possam agregar valor e fortalecer ainda mais o seu negócio.

5 Maneiras de como motivar equipes e colaboradores com cartão de premiação

Ter um bom planejamento e estratégias para implementar ações que envolvam premiação é de extrema importância para que os objetivos da campanha de incentivo sejam alcançados.

A forma mais comum – e também a mais utilizada – é promovendo campanhas de marketing de incentivo tendo o cartão de premiação como recompensa. Essa é a estratégia mais prática para engajar os colaboradores com os objetivos propostos pela empresa.

Se você deseja sair do comum e apostar em estratégias interessantes, confira a seguir 5 maneiras de como motivar as equipes e seus colaboradores com os cartões de premiação.

1. Destaques do mês

Você com certeza já viu em algum lugar ou em alguma empresa os famosos quadros de “Funcionário do Mês”. Enaltecer os destaques do mês é uma estratégia clássica do endomarketing e talvez uma das mais utilizadas também.

Enaltecer e reconhecer o esforço de uma equipe ou de um colaborador que tanto se empenhou no trabalho é extremamente gratificante. Isso o motiva a melhorar cada vez mais dentro da empresa.

Para valorizar ainda mais este tipo de estratégia, que tal incluir uma recompensa satisfatória? Presenteie o funcionário do mês com um cartão de premiação.

Premiação para colaborador produtivo.

Esta é uma estratégia simples, mas que gera grandes resultados, afinal, além do próprio colaborador se sentir motivado, outros funcionários irão valorizar essa ação e procurar formas de melhorar o seu trabalho para que no próximo mês possam receber esta gratificação também.

Outra dica para agregar ainda mais valor a essas ações é incluir a opinião dos demais colaboradores. No final de cada mês, faça uma votação interna entre as equipes de cada setor para que eles mesmos possam definir os melhores títulos, como por exemplo: o melhor líder, o funcionário que mais produziu, o funcionário que mais se empenhou nas tarefas diárias, dentre outras opções.

Envolver toda a equipe neste processo de premiação e escolha dos melhores destaques é uma excelente maneira de fortalecer os laços entre os colaboradores e motivá-los, mesmo que apenas um deles receba a recompensa naquele momento.

2. Valorização por tempo de trabalho

Encontrar bons funcionários e reter estes talentos em sua empresa não é tarefa das mais simples. Muitas pessoas buscam além da estabilidade financeira, um local de trabalho que ofereça um plano de carreira em que ele possa crescer junto da corporação, além de um ótimo ambiente.

Oferecer cartões de premiação para os colaboradores que completam um ano de serviços prestados é uma excelente maneira de fortalecer o vínculo entre ele e a empresa.

Bonificação com cartão premiação.

Esse tipo de recompensa gera o sentimento de lealdade e reconhecimento pelo trabalho prestado, motivando este colaborador a continuar oferecendo um bom trabalho para a organização.

3. Datas comemorativas

É muito comum que as empresas presenteiem seus funcionários em algumas datas especiais, como em aniversários, natal, ano novo ou até mesmo no primeiro dia do ano, quando é comemorado o dia da confraternização universal.

Mas além destas datas, que tal inovar e começar a presentear seus colaboradores em outros momentos, como por exemplo, no dia 1 de outubro que é comemorado o dia do vendedor ou no dia 1 de maio que é comemorado o dia do trabalhador.

Você pode utilizar as mesmas dicas dos Destaques do Mês para promover a interação entre as equipes e presentear com cartões de premiação os colaboradores mais votados.

4. Trabalho em equipe

Em grandes corporações, quando trabalhamos com vários times e diversos colaboradores é comum que em algum momento seja notado desavenças e desunião entre os colegas de trabalho.

Este é um fato comum e que foge do controle dos gestores por estarmos lidando com diferentes personalidades.

Colaborador trabalhando em equipe.

Para amenizar este tipo de situação e melhorar o convívio entre as equipes, que tal promover ações que incentivem a união e o trabalho em conjunto? 

Uma sugestão é promover competições saudáveis com metas estipuladas, como: a equipe que atingir o objetivo proposto no menor tempo será a vencedora e, como recompensa, todos recebem um cartão de premiação.

Utilizar este tipo de estratégia é uma ótima maneira para fortalecer os laços entre os times, uma vez que os colaboradores passam a entender a importância do trabalho em equipe.

Além disso, outro ponto importante que podemos analisar neste tipo de ação é que mesmo que naquela equipe tenha um funcionário desmotivado, todos os outros irão buscar maneiras de incentivar e melhorar o desempenho deste colega.

5. Busque novas ideias

Quem conhece melhor a nossa empresa do que os próprios funcionários? Pensando nisso, uma alternativa para motivar seus colaboradores é promover ações que os incentivem a sugerir novas ideias e soluções para a melhoria do ambiente de trabalho.

Ideias Inovadoras Como estimular colaboradores com cartões presentes
Ideias inovadoras pensadas pelos próprios colaboradores

Dê a todos a oportunidade de compartilhar suas ideias e sugestões. Aquele que apresentar a melhor solução será contemplado com um cartão de premiação.

Além de estar motivando seus colaboradores com um prêmio satisfatório, você estará mostrando que todas as ideias são valorizadas e reconhecidas em sua empresa.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!