Colaboradora recebendo prêmio da campanha de premiação.

Campanha de premiação: principais informações sobre o assunto!

As campanhas de premiação foram introduzidas no mercado corporativo como uma metodologia capaz de promover e estimular o que existe de melhor por parte de seus colaboradores, clientes e até mesmo das próprias organizações que são aderentes à estratégia.

Atuando como uma medida autossustentável para obter maior produtividade, motivação, realização pessoal e satisfação de colaboradores, é também, por outro lado, uma excelente maneira de avançar no mercado competitivo, principalmente quando o assunto é obter a máxima lucratividade e crescimento de mercado.

E para ajudar você, empreendedor, nós da StrategyBox preparamos esse post, com as informações mais pertinentes sobre as campanhas de premiação, ajudando a dar os primeiros passos para a implementação. Continue sua leitura.

O que são campanhas de premiação

As campanhas de premiação são estratégias utilizadas pelo marketing de incentivo, com objetivo de estimular colaboradores de uma organização a terem mais motivação, desempenho e comprometimento com as metas da organização.

Para isso ser possível, gestores e líderes investem nas campanhas de premiação, que visam estimular o sistema de recompensa do cérebro humano. Basicamente, a ideia é ofertar premiações para os colaboradores, premiando um indivíduo ou equipe, caso consigam atingir uma meta pré-definida pela organização.

Cartões de Premiação em Pronta Entrega
Cartões de premiação para campanha de incentivo, clique na imagem

O grande objetivo das campanhas de premiação é incentivar os colaboradores, mantendo o profissional motivado, engajado e realizado profissionalmente. E, como benefício, a organização obtêm o aumento de lucratividade, crescimento de marca ou atração e retenção de bons talentos para a organização.

De modo geral, a ideia é engajar sua equipe, maximizar os lucros e dar reconhecimento aos colaboradores com os melhores desempenhos, algo que fazemos com muita experiência aqui na StrategyBox.

Em geral, a premiação para o colaborador pode ser diversa, como cartões pré-pagos, vale-presentes, passeios, reconhecimento público ou qualquer outro tipo de bonificação pelo bom desempenho do colaborador.

Leia também: A campanha de premiação precisa ser financeira?

Quais os benefícios da campanha de premiação

Um dos maiores desafios de gestores de equipes é conseguir manter a sua equipe focada, comprometida e motivada com as metas da organização. E sabemos que o sucesso de crescimento em vendas, expansão de mercado e perenidade de uma organização estão diretamente ligados ao desempenho de seus colaboradores.

E, nesse sentido, as campanhas de premiação são ótimas maneiras de reavivar o empenho de colaboradores, estimulando a competitividade saudável e o senso de reconhecimento da empresa para com o seu colaborador.

EM UMA PESQUISA REALIZADA PELO GRUPO RIGHT MANAGEMENT, COM CERCA DE 30 MIL PESSOAS DE 15 PAÍSES DIFERENTES E 10 MIL DELAS RESIDENTES NO BRASIL, CONSTATOU-SE QUE PROFISSIONAIS MOTIVADOS SÃO 50% MAIS PRODUTIVOS.

Compreendemos, então, que as estratégias de incentivo são maneiras sustentáveis de engajar os colaboradores com os objetivos de uma empresa, permitindo que se crie um senso de pertencimento e reconhecimento pelo esforço coletivo e individual.

Portanto, os benefícios da estratégia de premiação são:

  • Construir um sentimento de pertencimento na organização;
  • Transformar as metas em desafios de equipe;
  • Aprimorar ou despertar o espírito de equipe;
  • Aproximar equipes comerciais e técnicas com as metas da empresa;
  • Despertar o comprometimento dos membros da sua equipe;
  • Desenvolver pensamentos analíticos e capacidade de superar desafios cotidianos com criatividade;
  • Autoconfiança nas tarefas do dia a dia;
  • Romper paradigmas corporativos e de autossabotagens.

O que a lei diz sobre as campanhas de premiação?

A lei sancionada e em vigor alterou o artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e excluiu as importâncias pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, diárias para viagens, prêmios, abonos do cálculo da remuneração já recebida pelo colaborador.

 “Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro ao empregado, ou a um grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades. ”

Diante das recentes modificações na Lei, o conjunto de normas beneficia as organizações que desejam realizar as campanhas de premiações para seus colaboradores. Com as novas diretrizes,  se conquistou maior amparo jurídico para a realização de premiações, ajudas de custo, diárias, viagens, auxílio-alimentação, abonos e bônus ao trabalhador.

Leis sobre a campanha de premiação.
As novas leis flexibilizam as campanhas de premiação para colaboradores

No passado, as realizações de tais ações de incentivo podiam resultar em encargos trabalhistas, prejudicando sua realização devido à incidência nos cálculos de rescisões e seguros trabalhistas.

Com os regimentos anteriores, também se encontrava dificuldade caso os pagamentos de prêmios fossem frequentes, pois acabam por se enquadrar em caráter salarial, o que resultava na inclusão nos cálculos de 13º salário, férias, contribuição previdenciária dentre outros encargos trabalhistas, resultando em custos altíssimos para a organização.

No entanto, após as novas modificações na lei, organizações foram encorajadas a fazer cada vez mais investimentos em premiações, podendo motivar, engajar e reconhecer seus colaboradores, sem isso ter incidência nos encargos trabalhistas.

Quer saber mais? Confira o nosso post: O que a lei diz sobre as campanhas de premiação?

Como planejar uma campanha de premiação?

O planejamento de uma campanha de premiação deve ser realizado com bastante cuidado, pois é fundamental que esse processo seja autossustentável, isto é, que a campanha se pague. Outro ponto nesse processo é ter certeza de que a empresa poderá arcar com os custos da premiação. Além disso, é muito importante definir metas realistas.

Portanto, antes de iniciar a sua campanha de incentivo, procure entender bem o contexto onde sua empresa está inserida e quais são as reais possibilidades no momento.

Definir metas irreais para sua equipe pode fazer com que os membros do seu time se desmotivem, provocando o efeito contrário ao esperado. Por outro lado, não conseguir pagar o prêmio prometido, pode minar a credibilidade da liderança perante os colaboradores.

Dito isso, confira quais são os passos para planejar uma campanha de premiação:

  1. Conheça o perfil da sua equipe.
  2. Defina objetivos claros.
  3. Defina qual será a premiação.
  4. Defina metas coletivas.
  5. Realize um planejamento.
  6. Gamifique as metas da campanha de premiação.
  7. Tenha cuidado com os encargos fiscais.
  8. Planeje bem o lançamento da campanha.
  9. Realize o acompanhamento periódico da campanha.
  10. Dê feedbacks periódicos sobre o desempenho da campanha.

Podemos perceber que, para planejar uma campanha de premiação, é necessário o planejamento de diversas etapas. Como o assunto é complexo, preparamos um post complementar, com todas as informações para você saber como realizar as etapas do planejamento da campanha de premiação. Clique aqui e confira.

Erros comuns no planejamento da campanha de premiação

Durante todo o processo de criação e até mesmo no gerenciamento de uma campanha de premiação, diversos erros podem acontecer, colocando o sucesso da campanha em risco ou gerando prejuízos difíceis de serem revertidos.

E, estar atento a esses erros comuns, principalmente durante o seu planejamento, pode ser a diferença entre conquistar as metas estabelecidas e o fracasso e prejuízo durante a ação.

Diante dessa possibilidade, separamos os principais erros cometidos por gestores ao realizar uma campanha de premiação, e eles são:

  • Não realizar um planejamento eficiente;
  • Não definir o perfil dos colaboradores que irão participar;
  • Estabelecer metas impossíveis de serem atingidas;
  • Prêmios inadequados ou pouco convidativos;
  • Prazos muito curtos ou longos de mais;
  • Não usar tecnologia ao seu favor;
  • Não se comunicar direito com a equipe durante o lançamento;
  • Falta de feedbacks ao longo da campanha;
  • Não dar o devido reconhecimento pelos esforços dos participantes;
  • Não dar atenção a desvalorização de equipes mais experientes.

Recomendamos a leitura complementar: 10 Erros que você não pode cometer na sua campanha de premiação!

Ideias de premiação para colaboradores

A premiação para colaboradores vem se mostrando uma excelente forma de motivar e  reconhecer o esforço de bons funcionários. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher quais prêmios serão ofertados, afinal, cada individuo é único e nem sempre o que motiva um, vai ser de interesse do outro.

Conhecer muito bem o perfil de quem vai receber a premiação é o passo mais importante, principalmente durante o planejamento da sua campanha.

Gestora segurando prêmio de colaborador.
A premiação do colaborador deve ser de acordo ao perfil individual

Digamos que prêmios como viagens para um destino turístico badalado, pode ser muito interessante para um colaborador jovem, mas para quem já possui filhos, talvez ganhar a viagem para um lugar mais tranquilo e incluir sua família, pode ser muito mais motivador.

Outro exemplo interessante é para pessoas em início de carreira. Talvez o investimento em aprimoramento profissional faça muito mais sentido para a pessoa, do que ganhar brindes ou viagens, por exemplo.

Ao definir o prêmio, é preciso adaptá-lo à realidade financeira da sua organização e, principalmente, saber se a meta estabelecida é autossustentável, isto é, se é possível pagar a premiação quando a meta for conquistada.

Mas para ajudar você com algumas ideias, confira algumas opções de prêmios:

  • Canecas;
  • Perfumes;
  • Relógios;
  • Semijoias ou (joias);
  • Garrafas de champanhe;
  • Eletrodomésticos (ex.: geladeira, micro-ondas, cafeteira);
  • Eletrônicos (ex.: notebooks, smartphones, tablets);
  • Viagens;
  • Aprimoramento profissional (certificações, cursos, treinamentos, balsas de estudo e coaching profissional);
  • Vale-presentes;
  • Experiências (salto de paraquedas, massagens, ingressos do cinema, dirigir um carro de luxo, passeios, tratamentos de beleza etc.)
  • Investimento no ambiente de trabalho;
  • Prêmio com eletrônicos da moda;
  • Flexibilidade no trabalho.

Os prêmios para os colaboradores possuem um apelo sentimental, uma vez que propõe o tão merecido reconhecimento profissional por parte da empresa, principalmente se esse ele for público. Portanto, escolha bem os prêmios para seus colaboradores.

Como usar o cartão pré-pago em sua campanha?

No tópico anterior, foram mencionadas diversas opções de premiações, mas talvez a opção mais flexível e adaptável a realidade da sua empresa seja o cartão-presente (ou cartão pré-pago), uma vez que você possui controle total, podendo definir exatamente o valor do prêmio individualmente, caso seja necessário.

A melhor parte de uma campanha de premiação é a possibilidade de fazer a entrega do prêmio somente quando a meta for alcançada. Assim, a premiação se paga por si só.

Durante o planejamento, você pode definir um sistema de pontos e, sempre que uma equipe ou colaborador atingir a meta, pode-se optar pela recarga do cartão, permitindo a utilização da forma que o colaborador achar melhor.

Cartões premiação StrategyBox
Cartões de premiação da StrategyBox, clique na imagem.

Essa é uma forma de gamificar a campanha de premiação, definindo objetivos menores e facilitando a motivação, sem que o colaborador pense ser difícil ou impossível atingir a meta.

Veja um exemplo real do uso de cartões presentes em uma campanha de premiação:

Realizado pela empresa (ex) Nextel, companhia comprada pela Claro, e batizado de Attitude In, um dos principais programas de incentivo da organização premiava os colaboradores que mais contribuíram para o clima de união e para as vendas da empresa com cartões de premiação e prêmios em dinheiro. 

Além disso, colaboradores que completam 5 ou 10 anos na empresa também recebiam benefícios, assim como os colaboradores de destaque de diferentes áreas.

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