Campanha de premiação: principais informações sobre o assunto!
As campanhas de premiação foram introduzidas no mercado corporativo como uma metodologia capaz de promover e estimular o que existe de melhor por parte de seus colaboradores, clientes e até mesmo das próprias organizações que são aderentes à estratégia.
Atuando como uma medida autossustentável para obter maior produtividade, motivação, realização pessoal e satisfação de colaboradores, é também, por outro lado, uma excelente maneira de avançar no mercado competitivo, principalmente quando o assunto é obter a máxima lucratividade e crescimento de mercado.
E para ajudar você, empreendedor, nós da StrategyBox preparamos esse post, com as informações mais pertinentes sobre as campanhas de premiação, ajudando a dar os primeiros passos para a implementação. Continue sua leitura.
O que são campanhas de premiação
As campanhas de premiação são estratégias utilizadas pelo marketing de incentivo, com objetivo de estimular colaboradores de uma organização a terem mais motivação, desempenho e comprometimento com as metas da organização.
Para isso ser possível, gestores e líderes investem nas campanhas de premiação, que visam estimular o sistema de recompensa do cérebro humano. Basicamente, a ideia é ofertar premiações para os colaboradores, premiando um indivíduo ou equipe, caso consigam atingir uma meta pré-definida pela organização.
O grande objetivo das campanhas de premiação é incentivar os colaboradores, mantendo o profissional motivado, engajado e realizado profissionalmente. E, como benefício, a organização obtêm o aumento de lucratividade, crescimento de marca ou atração e retenção de bons talentos para a organização.
De modo geral, a ideia é engajar sua equipe, maximizar os lucros e dar reconhecimento aos colaboradores com os melhores desempenhos, algo que fazemos com muita experiência aqui na StrategyBox.
Em geral, a premiação para o colaborador pode ser diversa, como cartões pré-pagos, vale-presentes, passeios, reconhecimento público ou qualquer outro tipo de bonificação pelo bom desempenho do colaborador.
Leia também: A campanha de premiação precisa ser financeira?
Quais os benefícios da campanha de premiação
Um dos maiores desafios de gestores de equipes é conseguir manter a sua equipe focada, comprometida e motivada com as metas da organização. E sabemos que o sucesso de crescimento em vendas, expansão de mercado e perenidade de uma organização estão diretamente ligados ao desempenho de seus colaboradores.
E, nesse sentido, as campanhas de premiação são ótimas maneiras de reavivar o empenho de colaboradores, estimulando a competitividade saudável e o senso de reconhecimento da empresa para com o seu colaborador.
EM UMA PESQUISA REALIZADA PELO GRUPO RIGHT MANAGEMENT, COM CERCA DE 30 MIL PESSOAS DE 15 PAÍSES DIFERENTES E 10 MIL DELAS RESIDENTES NO BRASIL, CONSTATOU-SE QUE PROFISSIONAIS MOTIVADOS SÃO 50% MAIS PRODUTIVOS.
Compreendemos, então, que as estratégias de incentivo são maneiras sustentáveis de engajar os colaboradores com os objetivos de uma empresa, permitindo que se crie um senso de pertencimento e reconhecimento pelo esforço coletivo e individual.
Portanto, os benefícios da estratégia de premiação são:
- Construir um sentimento de pertencimento na organização;
- Transformar as metas em desafios de equipe;
- Aprimorar ou despertar o espírito de equipe;
- Aproximar equipes comerciais e técnicas com as metas da empresa;
- Despertar o comprometimento dos membros da sua equipe;
- Desenvolver pensamentos analíticos e capacidade de superar desafios cotidianos com criatividade;
- Autoconfiança nas tarefas do dia a dia;
- Romper paradigmas corporativos e de autossabotagens.
O que a lei diz sobre as campanhas de premiação?
A lei sancionada e em vigor alterou o artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e excluiu as importâncias pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, diárias para viagens, prêmios, abonos do cálculo da remuneração já recebida pelo colaborador.
“Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro ao empregado, ou a um grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades. ”
Diante das recentes modificações na Lei, o conjunto de normas beneficia as organizações que desejam realizar as campanhas de premiações para seus colaboradores. Com as novas diretrizes, se conquistou maior amparo jurídico para a realização de premiações, ajudas de custo, diárias, viagens, auxílio-alimentação, abonos e bônus ao trabalhador.
No passado, as realizações de tais ações de incentivo podiam resultar em encargos trabalhistas, prejudicando sua realização devido à incidência nos cálculos de rescisões e seguros trabalhistas.
Com os regimentos anteriores, também se encontrava dificuldade caso os pagamentos de prêmios fossem frequentes, pois acabam por se enquadrar em caráter salarial, o que resultava na inclusão nos cálculos de 13º salário, férias, contribuição previdenciária dentre outros encargos trabalhistas, resultando em custos altíssimos para a organização.
No entanto, após as novas modificações na lei, organizações foram encorajadas a fazer cada vez mais investimentos em premiações, podendo motivar, engajar e reconhecer seus colaboradores, sem isso ter incidência nos encargos trabalhistas.
Quer saber mais? Confira o nosso post: O que a lei diz sobre as campanhas de premiação?
Como planejar uma campanha de premiação?
O planejamento de uma campanha de premiação deve ser realizado com bastante cuidado, pois é fundamental que esse processo seja autossustentável, isto é, que a campanha se pague. Outro ponto nesse processo é ter certeza de que a empresa poderá arcar com os custos da premiação. Além disso, é muito importante definir metas realistas.
Portanto, antes de iniciar a sua campanha de incentivo, procure entender bem o contexto onde sua empresa está inserida e quais são as reais possibilidades no momento.
Definir metas irreais para sua equipe pode fazer com que os membros do seu time se desmotivem, provocando o efeito contrário ao esperado. Por outro lado, não conseguir pagar o prêmio prometido, pode minar a credibilidade da liderança perante os colaboradores.
Dito isso, confira quais são os passos para planejar uma campanha de premiação:
- Conheça o perfil da sua equipe.
- Defina objetivos claros.
- Defina qual será a premiação.
- Defina metas coletivas.
- Realize um planejamento.
- Gamifique as metas da campanha de premiação.
- Tenha cuidado com os encargos fiscais.
- Planeje bem o lançamento da campanha.
- Realize o acompanhamento periódico da campanha.
- Dê feedbacks periódicos sobre o desempenho da campanha.
Podemos perceber que, para planejar uma campanha de premiação, é necessário o planejamento de diversas etapas. Como o assunto é complexo, preparamos um post complementar, com todas as informações para você saber como realizar as etapas do planejamento da campanha de premiação. Clique aqui e confira.
Erros comuns no planejamento da campanha de premiação
Durante todo o processo de criação e até mesmo no gerenciamento de uma campanha de premiação, diversos erros podem acontecer, colocando o sucesso da campanha em risco ou gerando prejuízos difíceis de serem revertidos.
E, estar atento a esses erros comuns, principalmente durante o seu planejamento, pode ser a diferença entre conquistar as metas estabelecidas e o fracasso e prejuízo durante a ação.
Diante dessa possibilidade, separamos os principais erros cometidos por gestores ao realizar uma campanha de premiação, e eles são:
- Não realizar um planejamento eficiente;
- Não definir o perfil dos colaboradores que irão participar;
- Estabelecer metas impossíveis de serem atingidas;
- Prêmios inadequados ou pouco convidativos;
- Prazos muito curtos ou longos de mais;
- Não usar tecnologia ao seu favor;
- Não se comunicar direito com a equipe durante o lançamento;
- Falta de feedbacks ao longo da campanha;
- Não dar o devido reconhecimento pelos esforços dos participantes;
- Não dar atenção a desvalorização de equipes mais experientes.
Recomendamos a leitura complementar: 10 Erros que você não pode cometer na sua campanha de premiação!
Ideias de premiação para colaboradores
A premiação para colaboradores vem se mostrando uma excelente forma de motivar e reconhecer o esforço de bons funcionários. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher quais prêmios serão ofertados, afinal, cada individuo é único e nem sempre o que motiva um, vai ser de interesse do outro.
Conhecer muito bem o perfil de quem vai receber a premiação é o passo mais importante, principalmente durante o planejamento da sua campanha.
Digamos que prêmios como viagens para um destino turístico badalado, pode ser muito interessante para um colaborador jovem, mas para quem já possui filhos, talvez ganhar a viagem para um lugar mais tranquilo e incluir sua família, pode ser muito mais motivador.
Outro exemplo interessante é para pessoas em início de carreira. Talvez o investimento em aprimoramento profissional faça muito mais sentido para a pessoa, do que ganhar brindes ou viagens, por exemplo.
Ao definir o prêmio, é preciso adaptá-lo à realidade financeira da sua organização e, principalmente, saber se a meta estabelecida é autossustentável, isto é, se é possível pagar a premiação quando a meta for conquistada.
Mas para ajudar você com algumas ideias, confira algumas opções de prêmios:
- Canecas;
- Perfumes;
- Relógios;
- Semijoias ou (joias);
- Garrafas de champanhe;
- Eletrodomésticos (ex.: geladeira, micro-ondas, cafeteira);
- Eletrônicos (ex.: notebooks, smartphones, tablets);
- Viagens;
- Aprimoramento profissional (certificações, cursos, treinamentos, balsas de estudo e coaching profissional);
- Vale-presentes;
- Experiências (salto de paraquedas, massagens, ingressos do cinema, dirigir um carro de luxo, passeios, tratamentos de beleza etc.)
- Investimento no ambiente de trabalho;
- Prêmio com eletrônicos da moda;
- Flexibilidade no trabalho.
Os prêmios para os colaboradores possuem um apelo sentimental, uma vez que propõe o tão merecido reconhecimento profissional por parte da empresa, principalmente se esse ele for público. Portanto, escolha bem os prêmios para seus colaboradores.
Como usar o cartão pré-pago em sua campanha?
No tópico anterior, foram mencionadas diversas opções de premiações, mas talvez a opção mais flexível e adaptável a realidade da sua empresa seja o cartão-presente (ou cartão pré-pago), uma vez que você possui controle total, podendo definir exatamente o valor do prêmio individualmente, caso seja necessário.
A melhor parte de uma campanha de premiação é a possibilidade de fazer a entrega do prêmio somente quando a meta for alcançada. Assim, a premiação se paga por si só.
Durante o planejamento, você pode definir um sistema de pontos e, sempre que uma equipe ou colaborador atingir a meta, pode-se optar pela recarga do cartão, permitindo a utilização da forma que o colaborador achar melhor.
Essa é uma forma de gamificar a campanha de premiação, definindo objetivos menores e facilitando a motivação, sem que o colaborador pense ser difícil ou impossível atingir a meta.
Veja um exemplo real do uso de cartões presentes em uma campanha de premiação:
Realizado pela empresa (ex) Nextel, companhia comprada pela Claro, e batizado de Attitude In, um dos principais programas de incentivo da organização premiava os colaboradores que mais contribuíram para o clima de união e para as vendas da empresa com cartões de premiação e prêmios em dinheiro.
Além disso, colaboradores que completam 5 ou 10 anos na empresa também recebiam benefícios, assim como os colaboradores de destaque de diferentes áreas.
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