10 Erros que você não deve cometer em suas campanhas de premiação

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Erros que você não deve cometer em suas campanhas de premiação
Erros que você não deve cometer em suas campanhas de premiação

Quer saber quais erros que você não deve cometer em suas campanhas de premiação? Vamos lá! Devido aos seus benefícios, as estratégias do marketing de incentivo estão se tornando cada vez mais populares entre os gestores de diversas organizações. É necessário estimular os colaboradores para que eles estejam sempre desempenhando um bom trabalho. 

E apesar de estarem se tornando populares, nem sempre a implementação das campanhas de premiação são bem sucedidas. Isso pode acontecer pela falta de conhecimento dos gestores ou um planejamento errado.

Neste artigo iremos falar sobre os 10 erros que você não deve cometer em suas campanhas de premiação. Evite cometer estes erros e você irá se livrar de qualquer problema ao planejar o programa de incentivos da sua empresa. Confira!

Erros que você não deve cometer em suas campanhas de premiação

Para evitar qualquer problema, confira os cuidados que você pode tomar na hora de planejar a campanha de premiação da sua empresa:

1. Não realizar um planejamento eficiente

Pode parecer clichê, mas o planejamento é sem dúvida alguma a etapa mais importante na elaboração de uma campanha de premiação de sucesso.

O planejamento inclui todos os processos, desde as primeiras reuniões com a equipe de gestores, até o ato final, ou seja, o evento de premiação.

Falta de Planejamento da Campanha de Incentivo
Falta de Planejamento da Campanha de Incentivo

O primeiro passo para desenvolver a sua campanha é decidir qual objetivo você pretende obter com ela, seja para impulsionar as vendas de um produto ou até mesmo motivar uma equipe que não esteja tendo bons rendimentos.

Com o objetivo em mente, ficará mais fácil determinar os próximos passos. Nesta etapa, você deverá desenvolver a ideia do tema da campanha, quais prêmios serão ofertados, que tipo de premiação será realizada, como será o evento final e também como será feita a divulgação, bem como a manutenção das regras e informações do projeto para os colaboradores que deverão participar.

Para simplificar, aqui estão algumas dicas do que você poderá se questionar:

  • Qual é o objetivo da minha campanha?
  • Qual ou quais setores irão participar da campanha de premiação?
  • Quais são as características dos meus colaboradores?
  • Que prêmios podem ser interessantes para eles?
  • Qual orçamento o setor financeiro poderá dispor para o projeto?
  • Quais canais de comunicação eu encontro os meus participantes com mais facilidade?
  • Como eu posso fazer o contato entre a campanha e esses colaboradores? Através de meios digitais ou físicos?
  • Qual o orçamento total do projeto?
  • Como eu irei fazer as atualizações e manutenções da campanha?
  • Como será realizada a entrega dos prêmios?
  • Que tipo de sistema de recompensas será utilizado? Prêmios por meta? Prêmios pelo melhor desempenho? Sorteios? Premiação mista?
  • Como será o evento de encerramento da campanha? Um jantar? Uma festa? Uma palestra?
  • Serão entregue medalhas, troféus ou certificados?

Esses são exemplos de algumas das principais dúvidas que podem e devem surgir durante o planejamento da campanha de premiação. Para evitar qualquer imprevisto tenha todas as etapas bem detalhadas e acordadas entre os gestores.

2. Não conhecer os colaboradores que irão participar da campanha

Para desenvolver uma ação externa, seja ela qual for, é necessário realizar uma pesquisa para entender quem é o seu público-alvo. O mesmo conceito vale para ações internas.

Não conhecer o perfil dos seus colaboradores é um erro que pode prejudicar tanto a sua campanha de premiação como o desenvolvimento da organização. Portanto, dedique um tempo para conhecer os seus funcionários, especialmente os escolhidos para participar do seu projeto.

Desconhecer o Perfil dos Colaboradores
Desconhecer o Perfil dos Colaboradores

Entender o que eles gostam de fazer, o que eles consomem e como se comportam irá influenciar diretamente no resultado final da campanha.

Um exemplo prático para ilustrar o que estamos dizendo é, se a maioria dos colaboradores que compõem este grupo são casados e já tem filhos, premiá-los com viagens com direito a acompanhantes pode ser um ótimo atrativo. 

Por outro lado, se a predominância for de solteiros e pessoas jovens em início de carreira, a busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional pode ser um ótimo agrado. Assim, pense em investir em bolsas de estudos, prêmios em dinheiro ou até mesmo aparelhos eletrônicos da moda.

A escolha dos prêmios deve estar diretamente conectada ao perfil dos colaboradores. É preciso despertar interesse entre os participantes para que eles se sintam engajados com o projeto. Oferecer prêmios que não sejam atrativos poderá fazer com que a sua campanha não tenha o resultado esperado.

3. Estabelecer metas impossíveis de serem atingidas

Definir quais metas deverão ser atingidas é um momento importante para o planejamento da campanha. É através dela que o gestor irá avaliar o desempenho e o esforço de cada participante.

Metas impossíveis
Metas impossíveis

Mas é preciso ter cuidado, pois estabelecer metas muito absurdas, fora do padrão da empresa, pode ser um erro. É claro que a campanha serve de incentivo para que os colaboradores saiam da zona de conforto e se empenhem ao máximo. Porém, se a meta for inalcançável, ninguém irá conseguir atingi-la e não haverá premiação. Este é o fator que poderá enfraquecer e até acabar com o efeito das próximas campanhas.

Tenha cuidado para não desmotivar os seus colaboradores. Este resultado é justamente o oposto da proposta das campanhas de premiação.

Oferecer metas reais é a maneira mais assertiva de atingir os objetivos da campanha e você poderá até se surpreender e ter um resultado acima do esperado. O intuito das metas também é reconhecer a dedicação que os colaboradores tiveram com a empresa e a valorização dos esforços desempenhados é a maneira mais eficaz de motivar os trabalhadores.

4. Premiações inadequadas e ruins

Assim como é importante definir os prêmios de acordo com o perfil dos colaboradores, é preciso escolher recompensas que estejam alinhadas com as metas estabelecidas e com o orçamento permitido.

É comum que gestores cometam o erro de oferecer prêmios que não condizem com a proposta da campanha. Pior ainda é oferecer um prêmio que a empresa não pode pagar e você ser obrigado a trocar a premiação ou até mesmo cancelar o evento.

Estes dois acontecimentos encaminham o seu projeto para o fracasso e anulam toda a credibilidade das próximas campanhas de premiações.

Para escolher o prêmio mais adequado para a campanha, use a mesma lógica da definição de metas. Por exemplo, premiar o colaborador com um uma viagem luxuosa é garantia de que todos irão se interessar e irão se esforçar ao máximo para conquistá-la, mas se a empresa não tiver um planejamento financeiro adequado, este prêmio poderá trazer inúmeros prejuízos.

Uma ótima solução é incluir os cartões de premiação, que podem dar liberdade de utilização dos recursos em compras, saques e pagamento de contas.

5. Prazos muito curtos ou muito longos

Outro erro que deve ser evitado está relacionado ao período da campanha de premiação. Se o tempo for muito curto, é possível que os participantes percam o foco e se esforcem apenas para cumprir a meta para receber o prêmio devido à carga habitual de trabalho que também deverá ser cumprida.

Prazos muito curtos  na campanha de premiação
Prazos muito curtos na campanha de premiação

Em contrapartida, prazos muito longos podem gerar o sentimento de impossibilidade, resultando em desmotivação e menos empenho. 

Para evitar que erros como este aconteçam, estipule prazos engajadores. Esteja constantemente movimentando a campanha com novas propagandas, cartazes, painéis e, nas redes sociais, crie grupos apenas para os participantes, mantenha sempre as informações atualizadas.

Feedbacks e atualização dos pontos de cada participante também são ótimas escolhas para manter a campanha ativa.

6. Não usar tecnologia ao seu favor

Não seja resistente à tecnologia. Estamos vivendo na era digital e é necessário inovar e se reinventar. Aposte em ferramentas digitais para otimizar os processos e garantir que a avaliação dos resultados seja justa, segura e honesta.

Mostrar transparência e segurança com o controle dos resultados demonstra a veracidade e aumenta a credibilidade da sua campanha, o que é um benefício para o lançamento das próximas estratégias de incentivo.

7. Falha na comunicação

Ter uma má comunicação com seus colaboradores traz uma série de resultados ruins, não só durante a campanha de premiação, mas em diversos aspectos para a organização.

Comunicação com colaboradores
Comunicação com colaboradores

Um erro que muitos gestores cometem e que pode ser facilmente corrigido é melhorar a comunicação entre a campanha e seus participantes. 

Não ter as regras elaboradas e divulgadas de maneira clara e direta, assim como a meta da campanha, a duração e o objetivo do projeto pode gerar interpretações equivocadas por parte dos colaboradores e, consequentemente, uma imagem incoerente com o propósito da ação de incentivo.

8. Falta de feedbacks

Assim como é importante manter uma comunicação clara da gestão da campanha com os colaboradores, é necessário dispor de feedbacks para a atualização do andamento da ação.

O feedback feito pelos gestores é reconhecido e valorizado pelos colaboradores. É através deles que os participantes saberão dos seus erros e acertos.

Não dar Feedback para o colaborador
Não dar Feedback para o colaborador

Em relação aos erros, utilize este momento para fazer críticas que sejam construtivas, mas lembre-se de enaltecer os pontos positivos para não desmotivar este colaborador.

Dessa forma, o trabalho será reconhecido e isso servirá de motivação para que eles se esforcem cada vez mais.

Por outro lado, o feedback do colaborador também deve ser considerado. Somente ele poderá informar se a campanha está sendo vista de maneira positiva ou se algo não está sendo satisfatório.

Ambos os feedbacks servem como aprendizado para melhorar as próximas ações de incentivo que serão desenvolvidas. 

Só não se esqueça que o feedback deve ser objetivo e simples. Faça com respeito e utilize críticas construtivas para estimular as melhorias. Jamais humilhe ou utilize palavras destrutivas.

9. Não reconhecer os esforços e o desempenho dos participantes

Acima de qualquer prêmio ou gratificação, ter seu trabalho reconhecido e elogiado é muito mais importante para alguns colaboradores. 

Falta de reconhecimento
Falta de reconhecimento

A sensação de que seu esforço foi notado é algo muito valioso e muito positivo. Mesmo que a premiação seja coletiva, separe um tempo para elogiar individualmente os melhores desempenhos da campanha. Isso incentiva a participação e estimula que outros colaboradores se esforcem mais nas próximas ações.

Convidar os líderes da organização para participar do evento de encerramento pode agregar ainda mais valor à campanha. O resultado da campanha também pode ser exposto em um local da empresa que possua grande circulação de pessoas. Com esse destaque, é impossível não ter funcionários motivados.

10. A desvalorização de equipes mais experientes

Um gestor sabe o quanto é cansativo e quanto custa recrutar e capacitar novos funcionários. Portanto, avalie a possibilidade de usar as ações de incentivo para reter os bons talentos que a organização já possui.

Falta de valorização da equipe
Falta de valorização da equipe

É interessante utilizar estas campanhas para mostrar que na sua empresa existe a possibilidade do colaborador crescer profissionalmente. Isso estimula a permanência e motiva os colaboradores.

Premiações que ofereçam promoções de cargos ou aumento salarial podem ser bastante envolventes. Da mesma forma que elaborar premiações por aniversário de anos trabalhados na empresa incentiva os colaboradores a permanecerem neste trabalho.

Conclusão

Agora que você já sabe os erros que você não deve cometer em suas campanhas de premiação, eu garanto que é quase impossível errar na elaboração da sua campanha de premiação. Então não perca tempo e coloque essas dicas em prática o mais rápido possível.

Transforme suas ações de incentivo em projetos de sucesso, mantenha seus colaboradores motivados e você irá perceber inúmeros benefícios. Conte com a StrategyBox para desenhar a melhor solução para a sua empresa.

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Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.