Como motivar o funcionário a produzir em prol da equipe?

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Como motivar o funcionário que trabalha em equipe

Diz a sabedoria popular que uma andorinha só não faz verão. E essa é uma realidade latente dentro do ambiente corporativo moderno, que busca motivar o funcionário a trabalhar em equipe para atingir um grande objetivo comum: o sucesso dos negócios.

Por criarem um ambiente harmonioso, criativo e que gera resultado, as empresas têm buscado profissionais que tenham a capacidade de trabalhar em equipe.

Motive seus funcionários a trabalharem em equipe
Motive seus funcionários a trabalharem em equipe

O motivo é simples: as empresas precisam ser ágeis e inovadoras para enfrentar a era digital e um novo ambiente competitivo. O fato é que mudanças profundas estão acontecendo na esfera empresarial com maior frequência e rapidez, indicando que é preciso desenhar novas estruturas organizacionais para que o trabalho funcione.

Um por todos e todos por um!

Contar com uma equipe colaborativa é ter foco no ganho de produtividade. Isso já é razão suficiente para motivar o funcionário a trabalhar em prol de sua equipe.

Contudo, vale ressaltar, ainda, que existe uma série de outros benefícios para as empresas que adotam essa cultura colaborativa. São eles:

  • Novas ideias – a troca de conhecimento entre pessoas diferentes estimula a criatividade. Use a abuse da diversidade!

    Use e abuse da diversidade em suas equipes
    Use e abuse da diversidade em suas equipes
  • Novas habilidades – detectar diferentes habilidades permite somar competências.
  • Novos aprendizados – compartilhar informações amplia as oportunidades de crescimento pessoal.
  • Mais motivação – quando uma equipe se forma para realizar um projeto cria-se uma nova atmosfera de motivação.

Como motivar o funcionário a trabalhar em equipe?

O ponto aqui é entender que não basta formar uma equipe para que os resultados aconteçam. É primordial motivar o funcionário para que o time se torne eficiente, a ponto de instaurar um clima organizacional positivo, envolvente e com grande potencial de engajamento.

Não é apenas o esforço conjunto que trará todos os resultados esperados, mas cada peça dessa engrenagem, ou seja, cada funcionário deverá ter sua satisfação pessoal atendida.

Comemore todos as conquistas
Comemore todos as conquistas

De acordo com o psicólogo Abraham Maslow, criador do conceito da pirâmide de Maslow, o ser humano tem cinco necessidades básicas que precisam ser supridas para que o mesmo encontre motivação para realizar seus sonhos.

Essas necessidades estão divididas de forma hierárquica. São elas: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades de amor e pertencimento, necessidades de estima e necessidades de realização pessoal.

O que os colaboradores efetivamente querem?

Nesta jornada de motivação para o trabalho em equipe, vamos te mostrar quais são os estímulos poderosos que elevam a satisfação dos colaboradores.

Reconheça

Reconheça

Premiações e bônus por atingimento de metas são algumas das estratégias baseadas em campanhas de incentivo que funcionam como uma das melhores formas para motivar o funcionário. Os cartões de premiação, por exemplo, são verdadeiros objetos de desejo. Para realizar esse tipo de reconhecimento, vale a pena aprender mais sobre a diferença entre cartão de premiação e cartão pré-pago.

Prefira a transparência

Mantenha uma postura de honestidade com seus colaboradores. Seja verdadeiro para evitar a disseminação de boatos. Um desentendimento pode minar a motivação de uma equipe, portanto, use a honestidade a seu favor.

Elogie com sinceridade

O filósofo Mario Sergio Cortella ensina: Elogie em público e corrija em particular.

Um sábio orienta sem ofender e ensina sem humilhar. Reconhecer um trabalho bem executado é essencial à motivação.

Deixe a porta aberta

Um bom líder sempre está disponível para seus subordinados. Estamos na era da colaboração, lembre-se! E tenha empatia.

Incentive a iniciativa e a personalidade

Um por todos e todos por um!
Um por todos e todos por um!

Seus funcionários precisam agir com autonomia, imprimindo sua marca pessoal e crenças nos projetos da empresa. Esse estímulo inibe o medo de errar.

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Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.