Como escolher o melhor funcionário do mês?

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Saiba escolher o melhor funcionário do mês

Ter um critério sério para eleger o melhor funcionário do mês em sua empresa pode ser uma ferramenta muito poderosa para aumentar a moral, motivar os funcionários e promover uma cultura de elogios, prêmios e reconhecimento. Esta é uma ação que deve ser bem feita.

Neste artigo você vai entender por que você deve implantar o programa, as maneiras de premiar e a melhor maneira de reconhecer funcionários.

Se você ainda tem dúvidas do que se trata o programa Funcionário do Mês, recomendamos que você leia também esse post que fizemos sobre a introdução desse assunto na empresa.

Por que ter um programa do melhor funcionário do mês?

A implementação de um programa mensal de reconhecimento de funcionários pode ter um efeito poderoso em sua equipe. Mas não se esqueça de ter objetivos claros e passíveis de atingimento. Caso seus funcionários não se sintam confortáveis, existe o risco de você consumir muito tempo e dinheiro em um programa que alcançará poucos resultados e, o que é pior, poderá desencadear um efeito contrário que desmotive alguns dos membros de sua equipe.

Define os critérios do programa em grupo
Define os critérios do programa com seu time

Passo a passo para o seu programa

Para selecionar o melhor funcionário do mês, fizemos esse guia para te nortear do começo ao fim.

1. Determine o principal objetivo da campanha

O programa funcionário do mês é ótimo para aumentar o envolvimento dos funcionários e a felicidade no local de trabalho. Mas, para ter sucesso, é preciso construí-lo a partir de um objetivo que pode estar relacionado a uma ou mais áreas da empresa, como Recursos Humanos, Marketing, Financeiro, Produção, TI e Logística, dentre outros.

Esse objetivo pode ser, por exemplo, retenção de funcionários, aumento de engajamento, aumento de produtividade, redução de custos. Há ainda outros objetivos que podem ser considerados, como melhorias no atendimento ao cliente, maior qualidade em produtos ou serviços, maior giro do estoque, tempo de resposta mais rápido, redução de erros ou reclamação dos clientes.

Vamos considerar que, neste momento, o objetivo mais importante para sua empresa seja a retenção de funcionários. Dessa forma, é importante formatar o programa como uma atividade de apoio para atingir esse objetivo específico.

Se o programa não estiver correlacionado com seus objetivos de negócios, será uma iniciativa dispendiosa que, provavelmente, não trará resultados visíveis. Você sentirá que desperdiçou seu tempo e dinheiro em algumas pesquisas e prêmios desnecessários.

Se você planeja implementar um programa para escolher o funcionário do mês, também precisará de alguém encarregado para coordenar o programa, reunir votos, compilar e apresentar as informações.

2. Crie o sistema de votação

Responda a estas perguntas principais:

  • Quem pode votar?
  • Com que frequência as pessoas votam?
  • Quais são os critérios de votação?
  • As votações terão pesos iguais?

Definir os critérios é um elemento muito importante e, se o seu ambiente de trabalho é colaborativo, convide todos os envolvidos para discutir e decidir sobre isso.

Um caminho é propor que os valores da sua empresa – credibilidade, respeito, colaboração, identidade, igualdade, comprometimento e performance pessoal – sejam os principais critérios de votação. Contudo, vale verificar se existem outros comportamentos relevantes para incentivar, com foco sempre no seu objetivo.

Voltando ao nosso exemplo, se você deseja aumentar a retenção de funcionários, seus critérios podem incluir: envolvimento no trabalho, ser um membro confiável da equipe, demonstrar os valores da empresa, apoiar a inovação, trabalhar para o time, entre outros. Se seu objetivo é desempenho, seus critérios terão como alvo volume de vendas, receita, margem de contribuição, lucratividade, produtividade, dentre outros.

3. Defina as recompensas para o melhor funcionário do mês

cartões de premiação
Cartões de premiação aumentam a aderência ao programa de Funcionário do Mês

A parte final do sistema é o mecanismo de recompensa. Um programa de funcionário do mês pode atuar como um grande fator de engajamento para sua equipe, direcionando o foco para as realizações das pessoas, seu crescimento e incentivando um senso de comunidade através do reconhecimento dos colegas.

Você pode oferecer recompensas financeiras ou não financeiras, ou até mesmo as duas, para o melhor funcionário do mês. As melhores recompensas são aquelas realmente desejadas pela sua equipe.

Por isso, os cartões de premiação são excelentes porque ampliam o leque da recompensa. Dar a liberdade de escolha de um prêmio é um fator de grande atratividade para que os funcionários tenham maior aderência ao programa. Trata-se de estratégias inovadoras, capazes de realizar os sonhos dos envolvidos.

Ouça seus funcionários, descubra como eles se sentem e obtenha recompensas que trarão valor ao seu programa. Pessoas diferentes têm necessidades diferentes.

4. Feedback

Você configurou seu sistema. Agora você precisa ter certeza de que está cumprindo seu objetivo e mantendo seus funcionários engajados.

Obtenha feedback dos funcionários sobre como o sistema está funcionando, possíveis melhorias e seu impacto. Avalie seu ROI (Retorno sobre o Investimento) acompanhando e medindo resultados ao longo do tempo e revisitando, a cada dois meses, os objetivos que você definiu.

estratégias de premiação
Utilize estratégias de incentivo e premiação para o sucesso do seu programa

Se vale a pena?

Na maioria das vezes, sim. Comece decidindo se este é um programa que pode funcionar para a sua empresa. Se você acha que atende às suas necessidades, siga as etapas acima e crie um programa para escolher o melhor funcionários do mês.

Mas vale entender também porque não se deve implantar o programa de funcionário do mês. Confira os 3 principais erros que poderão levar seu programa ao fracasso:

  1. Critério de seleção ruim

Se ninguém souber claramente quais são os critérios, visto que muitos deles podem ser intangíveis, o funcionário do mês poderá não saber porque foi escolhido e homenageado.

  1. Achar que todos devam vencer

Algumas empresas acreditam que todos devam vencer. Se um funcionário de um determinado departamento nunca recebeu o prêmio, a empresa comete o erro de buscar formas para garantir que ele receba no próximo período porque um outro colaborador já recebeu três vezes.

  1. Entregar recompensas que não são desejadas pelos funcionários

Aqui você tem que fazer brilhar os olhos dos seus funcionários. Não são todos que se contentam com um troféu, um diploma ou um almoço com o CEO. Dê a liberdade de escolha para cada funcionário. A premiação deve fazer muito sentido para o funcionário.

Esses três motivos representam a má implementação do programa. Mas você não precisa cancelar por não saber executá-lo. O programa funcionário do mês faz parte de uma estratégia maior. Essa é apenas uma das maneiras pelas quais você reconhece e recompensa seu talento, comemorando publicamente o trabalho e as conquistas deles.

Sinta-se livre para ser criativo e envolver sua equipe na criação deste programa. Conte com a gente para apoiá-lo na escolha da premiação mais atraente para seus funcionários.

 

 

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Ana Famá
Ana Famá é empresária e CEO, que atua e dirige uma das empresas mais bem-sucedidas de Incentivos, Reconhecimento e Programas de Fidelização no Brasil - a StrategyBox. Atuando na área há mais de 20 anos, já desenvolveu programas e campanhas para todos os segmentos e tamanho de organizações. Ana se formou em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, Brasil), com especialização na Eastern Illinois University (Charleston, IL). Em 2004, conquistou seu Mestrado em Administração de Empresas pela USP - Universidade de São Paulo, e é também conselheira formada pela FDC.