Como estimular colaboradores com cartões presentes

Como estimular colaboradores com cartões presentes?

Estimular e engajar colaboradores com as metas e objetivos da organização é uma tarefa de constantes desafios. Diversos fatores podem contribuir para o desequilíbrio entre as relações das equipes e dos profissionais diretamente com a empresa.

Pensando em reverter esta situação e solucionar este problema, gestores e líderes de diferentes empresas começaram a desenvolver estratégias com o objetivo de estimular os profissionais. 

E é neste momento que os gifts cards começam a ganhar espaço nas organizações. Premiar colaboradores empenhados e que demonstram bons resultados é uma ótima maneira de dizer que o esforço dele está sendo notado e recompensado.

Esta simples maneira de valorizar uma equipe ou o trabalho de um colaborador é a peça chave para fortalecer a relação e o vínculo entre a empresa e seus funcionários, mantendo todos motivados e produtivos. 

Para saber mais a respeito deste assunto, confira a seguir como estimular colaboradores com cartões presentes.

As vantagens do cartão presente

Os benefícios de se utilizar um cartão presente são inúmeros, tanto para quem o recebe quanto para os gestores e as organizações. Abaixo você poderá conferir as três vantagens mais importantes que esta estratégia inovadora e simplificada oferece:

Uma opção econômica

Ao contrário do que muitos pensam, o cartão presente não é considerado um produto e nem um cartão de crédito, portanto não há incidência de ICMS na sua compra e nem há cobranças de IOF ou outras taxas.

Se compararmos com outros tipos de prêmios, o cartão presente também não incide em descontos na folha de pagamento dos funcionários, ou seja, o prêmio é pago integralmente para os ganhadores. Com essas vantagens financeiras e trabalhistas, ao final de cada ação, o vencedor poderá receber rapidamente o seu prêmio. 

O uso de cartões presentes para estimular colaboradores

Para que uma empresa tenha sucesso financeiro e seja reconhecida no mercado, é preciso ter em seu time uma equipe motivada e engajada com os objetivos da organização. Utilizar estratégias de incentivo e recompensar bons colaboradores é a maneira mais eficaz de atingir suas metas. 

Dentre as inúmeras recompensas que podemos oferecer, o cartão presente se encaixa na opção com o melhor custo-benefício. O cartão presente garante a autonomia e satisfação para que o colaborador contemplado possa escolher algo do seu interesse de acordo com seus desejos pessoais. 

Uso do cartão presente Como estimular colaboradores com cartões presentes?
Uso do cartão presente como estimulo

No cenário brasileiro, é possível perceber uma frequência em que grandes empresas estão adotando o uso de cartões presentes para premiar seus colaboradores. Para os próximos anos, é esperado que cada vez mais as pequenas e médias empresas também adotem este tipo de estratégia visando a melhoria na relação entre o trabalho e vida pessoal dos colaboradores. 

Praticidade 

Além de ser econômico e agradar a todos os gostos, o cartão presente também é prático. Essa praticidade se dá pelo fato de que o cartão presente pode ser emitido na versão física, para ser entregue pessoalmente, como também pode ser emitido na versão virtual, sendo uma boa opção para empresas que estão trabalhando remotamente.

Praticidade do Cartão Presente
Praticidade do Cartão Presente

Outra vantagem é o conforto que o gift card oferece, podendo ser usado nas compras em lojas físicas ou em lojas virtuais, uma alternativa que têm se tornado tendência ao se popularizar cada vez mais entre os brasileiros.

Não nos restam dúvidas, o cartão presente oferece inúmeras vantagens para a organização e para os colaboradores, mas para utilizá-lo da maneira adequada é preciso ter em mente algumas estratégias. Oferecer este tipo de recompensa em momentos apropriados garante que a equipe esteja sempre engajada com a organização.

Como usar o gift card na estratégia da gestão de benefícios?

De maneira geral, o uso de cartões presentes serve como um incentivo para estimular os colaboradores a se empenharem mais e buscarem os melhores resultados. Com os colaboradores engajados, a empresa também poderá observar alguns benefícios, como o aumento na produção, na lucratividade e até mesmo na atração e retenção de bons talentos. 

Giift cards na gestão de benefícios
Giift cards na gestão de benefícios

Mas, para que o uso dessa estratégia de benefícios seja bem sucedida, é preciso ter um planejamento e uma ação bem elaborada. A mais utilizada pelos gestores é incluir o cartão presente como recompensa nas campanhas de marketing de incentivo da empresa. 

Dessa forma, além de motivar os funcionários, o gift card entra como uma ferramenta para encorajá-los a alcançar os objetivos definidos pela empresa. 

A seguir, separamos algumas sugestões de estratégias para você se inspirar e usá-las como referência para fortalecer o vínculo entre a sua empresa e seus colaboradores. Confira:

6 Estratégias para estimular seus colaboradores com cartões presentes

A imaginação é o limite para quem busca maneiras de se utilizar o cartão presente para estimular e engajar colaboradores. As possibilidades são incontáveis, mas para te ajudar e se inspirar, confira as sugestões que preparamos para você.

1. Funcionário de destaque

Uma inspiração que vem de muitos anos é o reconhecimento do melhor funcionário do mês. Enaltecer o colaborador que mais se empenhou durante a semana ou o mês é uma estratégia clássica do endomarketing nas empresas.

Reconhecimento de colaboradores
Reconhecimento de colaboradores

E não é para menos, um profissional que tem seu esforço e empenho reconhecidos se motiva para fazer um trabalho melhor a cada dia. Essa estratégia também funciona como uma corrente, já que outros colaboradores podem perceber este reconhecimento e se motivarem para melhorar o rendimento durante o trabalho.

Além do destaque de funcionário do mês, incluir uma recompensa satisfatória como os cartões presentes é garantia de uma ação rápida e de sucesso. 

Outra dica para que este tipo de ação envolva o máximo de colaboradores é fazer uma votação entre as equipes, defina títulos como: “o melhor líder”, “o funcionário mais produtivo”, “o que teve maior empenho“, entre outras opções e deixe que as equipes escolham entre eles o colaborador que merece tal reconhecimento. 

2. Reconhecimento por tempo de trabalho

É muito comum encontrarmos profissionais que buscam uma oportunidade de trabalho que ofereça um plano de carreira com a possibilidade de crescimento junto com a organização. 

Valorização por tempo de trabalho
Valorização por tempo de trabalho

Valorizar e reconhecer estes profissionais que possuem uma jornada superior a um ano trabalhando na organização é fundamental para atrair novos talentos e reter bons profissionais.

Portanto, oferecer cartões presentes como um benefício para os funcionários que completam um ano de trabalho é uma ótima maneira de incentivar e fortalecer a lealdade entre o colaborador e a empresa.

3. Ações com metas e objetivos

Nas ações promovidas pelo marketing de incentivo, é fundamental incluir os colaboradores nas campanhas, mas porque não incluí-los também nas metas e objetivos gerais da empresa?

Reconhecimento de metas e objetivos
Reconhecimento de metas e objetivos

Toda organização tem suas metas semanais, mensais, semestrais e anuais. Uma forma de engajar os colaboradores é mostrando que eles fazem parte deste esforço.

Ao tomar ciência dos objetivos a serem cumpridos em determinado período, você poderá recompensar, com cartões presentes, os colaboradores que mais se empenharam para alcançar as metas propostas.

O interessante deste tipo de ação é que ele poderá ser feito em qualquer época do ano, com todos os setores da empresa se você preferir. 

4. Datas comemorativas

Já é um costume entre as empresas oferecerem benefícios em determinadas datas, como aniversários, festas de fim de ano, confraternização universal, entre outros. 

Se adicionar criatividade, você poderá premiar com cartões presentes os colaboradores em outras datas, como por exemplo, no dia do Vendedor. 

5. Competições entre equipes

Transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais amigável e mais harmonioso é a melhor forma de estimular os colaboradores. Pensando nisso, porque não promover competições saudáveis entre as equipes da empresa? 

Competição entre colaboradores
Competição entre colaboradores

Um exemplo para este tipo de competição é determinar uma meta para cada setor. A equipe que cumprir a sua meta no menor tempo será a vencedora e cada colaborador ganhará um cartão presente para usar como quiser. 

Esse tipo de estratégia é recomendada para unir equipes e estimular colaboradores. Os profissionais estarão empenhados para conquistar o prêmio e, sabendo que para isso é importante ter a ajuda dos seus colegas, todos irão se unir e motivar aqueles que estiverem tendo um desempenho menor. 

6. Ideias inovadoras

Você já ouviu a expressão popular que diz: “grandes ideias vêm de quem a gente menos espera”? Na prática, isso pode ser uma grande verdade. Muitas vezes, temos em nosso próprio time um colaborador que está apenas esperando uma oportunidade para compartilhar uma boa ideia inovadora ou uma sugestão de melhoria para o rendimento no trabalho. 

Ideias Inovadoras Como estimular colaboradores com cartões presentes
Ideias inovadoras

Então, que tal promover ações que incentivem este tipo de atitude? Presentear os colaboradores que apresentarem as melhores ideias ou soluções pode ser uma boa maneira de estimular e mostrar que na sua empresa cada ideia é valorizada e reconhecida.

Essas foram algumas dicas que preparamos para você inovar na hora de fortalecer a relação com a sua equipe. Saia do comum e use a criatividade para desenvolver novas estratégias. 

Considerações finais

Optar por premiar seus colaboradores com cartões presentes pode ser uma ótima maneira de motivar, engajar e estimular a melhora no rendimento do trabalho. Este tipo de recompensa além de ser extremamente vantajosa é uma forma prática de atender a todos os perfis de uma equipe. 

Independente dos desejos e gostos de cada colaborador, um gift card poderá certamente atender a todos.

Aqui na StrategyBox você pode conferir diversas soluções para a sua empresa, dentre elas os cartões presentes são um destaque. Oferecemos várias opções para você escolher a que melhor se encaixa nos seus planos.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!