o que é cartão premiação

O que é Cartão Premiação: Como utilizá-lo em sua empresa e com seus funcionários?

As buscas pelo que é cartão premiação têm ganhado muito espaço no ambiente corporativo. Esse tipo de prática já é comum, em especial para programas de incentivo de vendas. Ainda assim, pode ser utilizada de acordo com diversas outras necessidades da empresa, seja para o pagamento de vales combustível, refeição ou transporte. E a melhor parte é que traz inúmeros benefícios à companhia e seus funcionários.

Atualmente, as plataformas que oferecem esse cartão são bem mais modernas e tecnológicas. Na prática, isso significa eficiência e rapidez para atualizar o saldo e, se necessário, controlar os gastos dos colaboradores. Mas, com tantas opções disponíveis no mercado, ainda é difícil entender bem o conceito, sua aplicabilidade no dia a dia da organização e o melhor fornecedor para escolher.

Para isso, abaixo você entenderá melhor o que é cartão premiação, como ele funciona e como você pode utilizá-lo. Mais do que isso, poderá visualizar suas principais vantagens e descobrir o parceiro ideal para esse tipo de tática.

O que é cartão premiação?

Antes de mais nada, se faz preciso explicar detalhadamente o que é cartão premiação para então se falar sobre seus benefícios. Assim, uma boa forma de esclarecer suas funcionalidades é compará-lo a um cartão comum de um banco. Trata-se de uma ferramenta que as companhias utilizam para substituir o dinheiro físico.

cartão preto para campanha de incentivo de vendas
Foto por Unsplash

Para isso, as empresas disponibilizam um determinado valor na conta do colaborador, o qual poderá ser utilizado em milhares de estabelecimentos e das mais diferentes maneiras. Todo o processo é feito digitalmente, facilitando a rotina do departamento financeiro. O saldo pode ser visualizado pelo portador – se precisar, pela empresa -, tornando-se simples manter o controle, evitando qualquer gasto desnecessário.

Para que utilizar um cartão premiação?

Como é de se esperar, cada organização se utiliza de uma estratégia para oferecer essa versátil ferramenta. Em geral, as empresas que sabem o que é cartão premiação já realizam programas de incentivo. Nesse caso, o portador do cartão poderá gastar o saldo da forma como quiser, consumindo em estabelecimentos físicos, e-commerce ou realizando saques. Outras companhias, porém, já se utilizam dessa tática para outros fins igualmente interessantes.

o que é cartão premiação e como utilizá-lo em campanhas de incentivo de vendas
Foto por Unsplash

Empresas com equipes externas — como a de vendas — podem controlar os gastos por meio da ferramenta. Também é possível incluir os vales transporte, alimentação e combustível. Assim, é simples compreender que esta é uma solução que se adapta qualquer necessidades, cabendo uma análise para verificar a melhor funcionalidade dentro de sua rotina corporativa.

Quais as vantagens do cartão premiação?

Dito isso, está na hora de focar não mais em o que é cartão premiação, mas sim em suas vantagens. De fato, há diversos benefícios em adotar essa ferramenta, o que explica o grande volume de empresas aderindo à solução. Dessa forma, a seguir, você poderá encontrar as principais delas, que se revelam muito atrativas aos gestores, principalmente pelos frutos que geram.

Diversas aplicações

compra com cartão premiação de campanha de incentivo corporativa
Foto por Unsplash

Como já explicado ao longo deste texto, o cartão premiação possui as mais diversas aplicações. Sendo assim, esta é uma ferramenta que se apresenta como solução para diferentes situações que sua companhia pode se deparar, indo de campanhas de incentivo a vales combustível, de vale refeição à alimentação de sua equipe de vendas. Na prática, o que se vê é uma ferramenta versátil e extremamente adaptável, que se molda às necessidades da organização de modo a solucionar qualquer dificuldade ou adversidade. 

Funcionalidade múltipla

carteira com vários cartões de campanha de vendas
Foto por Unsplash

Além das aplicações citadas no tópico anterior, é bom também destacar a múltipla utilização dessa ferramenta. Isso fica ainda mais claro após compreender o que é cartão premiação e suas inúmeras funções. Empresas que ainda estão se adequando à ferramenta podem optar por um cartão pré-pago, com saldo definido e apenas função débito. Corporações mais bem organizadas podem apostar na função crédito sem o menor problema. Em ambos os casos, seus contratempos são resolvidos com pouco ou nenhum esforço.

Saldo recarregável

mão cheia de dinheiro do prêmio de uma campanha de incentivo
Foto por Unsplash

Outra vantagem extremamente útil do cartão premiação é, justamente, a de ele ser recarregável. Isso, é claro, é válido apenas para os modelos pré-pagos, mas se mostra como um grande diferencial. Para entender melhor esse conceito, basta pensar em um vendedor que se encontra sem dinheiro para terminar suas visitas. Seria necessário pedir para ele gastar o seu próprio ou transferir uma quantia para sua conta pessoal e fazê-lo sacar o montante. Com o cartão, porém, basta acessar o sistema, adicionar um novo valor e pronto. Tudo resolvido facilmente e sem nenhuma confusão.

Personalização com sua marca

marca de roupas supreme personalizada em cartão premiação
Foto por Unsplash

Não há dúvida alguma que, quanto mais personalizada for uma solução, mais fácil as pessoas se adaptam a ela. Com isso em mente, fica simples compreender que essa ferramenta também tenha que oferecer essa flexibilidade. E oferece.

Você pode escolher o design entre modelos pré-selecionados ou criar o seu próprio. O diferencial é tamanho que, muitas vezes, as pessoas se perguntam o que é aquele cartão premiação. Além disso, esse acaba sendo mais um canal de comunicação de sua marca com o mercado, estando estampado no cartão o seu apoio à equipe.

Descontos em parceiros

desconto de 60% em roupas graças a parceiros de uma campanha de incentivo
Foto por Unsplash

A grande maioria dos fornecedores de cartão premiação apresenta uma única bandeira à disposição. A StrategyBox, porém, oferece as principais bandeiras do mercado ao seus consumidores, como a gigante americana Mastercard. Dessa forma, é possível se valer também dos programas de fidelidade dessas empresas, bem como encontrar descontos em diversas lojas parceiras. Com isso, muito mais do que uma solução de pagamentos, essa acaba sendo também uma excelente forma de economia.

Segurança para empresa e portador

segurança do cartão premiação demonstrada em um celular iphone
Foto por Unsplash

Companhias que ainda trabalham com dinheiro físico ou transações para contas pessoais sabem dos problemas que esses processos trazem. No primeiro caso, é comum o colaborador perder o dinheiro ou ainda ser roubado enquanto trabalha.

No segundo, por sua vez, há a dificuldade de justificar todas essas movimentações e o risco de multas e taxas. Logo, por que não mudar para uma alternativa muito mais segura e eficaz? Os modelos de cartões disponíveis contam com chip e exigem senha, além da função bloqueio em caso de perda ou extravio.

Controle e gestão

homem realizando a gestão de uma campanha de incentivo no computador
Foto por Unsplash

Seguindo a mesma lógica do item anterior, é preciso destacar o trabalho extra e manual que é controlar despesas em dinheiro físico. O mesmo pode se dizer sobre o acompanhamento das transferências e seu estorno junto ao departamento financeiro.

Dito isso, entender o que é cartão premiação e investir nessa solução com gestão digital é tarefa simples. Com uma interface amigável e fácil de se trabalhar, a gestão é descomplicada e feita em tempo real. Além de, se preciso, poder conferir onde foi gasta a quantia e controlar o saldo disponível.

Economia para a companhia

pote de vidro com moedas que representam a economia que um cartão premiação pode trazer a uma empresa
Foto por Unsplash

Para finalizar as vantagens do cartão premiação de forma ainda mais convincente, nada melhor do que focar na economia. Isso se dá, principalmente, pela redução dos mais variados custos operacionais, que ocorrem junto a esse processo.

Em todos os casos de sua aplicação, colaboradores precisam parar o que estão fazendo para solucionar problemas que, com essa ferramenta, podem ser automatizados. No caso do incentivo, a situação fica ainda mais clara, não sendo preciso alguém se deslocar, comprar o prêmio e tratar da logística e entrega deste.

Como recarregar o cartão premiação?

Passada a etapa de entender o que é cartão premiação e quais suas funcionalidades, chega o momento de aplicá-lo na realidade da empresa. A empresa ou agência que distribui o cartão e realiza as campanhas de premiação é a mesma que fará a distribuição dos recursos nos cartões de cada colaborador, de acordo com as regras e aprovações.

mulher fazendo compra com cartão de campanha de incentivo de vendas
Foto por Unsplash

Assim que o processo for concluído digitalmente, o valor estará disponível para a utilização de seu portador. O próximo passo, então, é realizar o controle do saldo, caso necessário, e averiguar sua correta utilização. Em caso deste saldo se esgotar, basta repetir o processo e recarregá-lo com um novo montante.

O que é cartão premiação e como investir nessa solução?

Como você pôde perceber, ao entender o que é cartão premiação, sua empresa abre um novo mundo de possibilidades. A solução consegue auxiliar das mais diversas maneiras, tornando sua rotina manual em algo do passado. A partir de agora, o foco é automação, simplicidade e eficiência. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros que possam trazer todas essas vantagens a você.

A StrategyBox é uma empresa sinônimo de soluções inteligentes e personalizadas, com atendimento e suporte de qualidade. Com anos de tradição no mercado, possibilita uma correta análise e entendimento de seu negócio, formatando uma proposta que supre qualquer tipo de demanda. Tudo isso trabalhando com meios de pagamento, cartões pré-pagos e crédito direto.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua necessidade. Ficaremos felizes em poder te ajudar!

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!